5 Cuidados ao andar de bike para evitar dores na coluna

Em um mundo que não para de mudar, o uso da bicicleta como meio de transporte aumenta cada vez mais.  Além de ser um meio de transporte barato e sustentável, a bicicleta também é ferramenta para quem quer apenas se exercitar. E seu uso, não importa para qual objetivo, só faz bem à saúde! Mas se for praticada de forma errada, pode trazer graves danos para a coluna.

“Um dos meus mantras mais sagrados quando converso com meus pacientes que são praticantes de ciclismo ou pessoas que gostam de andar de bicicleta no final de semana, é mostrar o quanto é importante ficar atento à postura, uso do equipamento e fortalecimento dos músculos para evitar problemas na coluna. ”, comenta o fisioterapeuta Bernardo Sampaio.

Andar de bike, pode causar lesões no corpo, assim como qualquer outro exercício físico realizado de maneira errada. Segundo o fisioterapeuta, embora seja uma prática super popular e simples, o relato de queixas de dores lombares é muito grande. Outros problemas também podem ser frequentes na vida de quem costuma pedalar, afetando a coluna dorsal, torácica e cervical. Independente da região, a maioria dos danos na coluna costumam ser provocada pelo estresse mecânico local, ou seja, causadas pelo esforço contínuo e contratura muscular, principalmente do músculo quadrado lombar.

Por conta dessa situação, abaixo o fisioterapeuta Bernardo Sampaio traz algumas recomendações bem interessantes que devem ser seguidas para evitar que a prática da atividade tenha um efeito oposto ao desejado.

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– Exercícios de fortalecimento: “Na preparação para andar de bicicleta, o maior cuidado deve ser dado para o fortalecimento da musculatura da coxa, panturrilha e principalmente do abdômen e musculatura do tronco em geral. ”, comenta Sampaio.

– Postura: “A postura é uma das partes mais importantes nessa atividade, o praticante deve se atentar a diversos detalhes com relação à postura. ”, explica o fisioterapeuta.

– Alongamento: “O alongamento também deve ser realizado antes de andar de bicicleta, uma atividade leve para relaxar a musculatura é bem viável, mas não substitui um aquecimento. E um alongamento após a atividade é muito recomendado também. ”, comenta Bernardo Sampaio.  

– Equipamentos adequados: “A única maneira de evitar efeitos negativos é utilizar de forma adequado os equipamentos, sejam indicados por um profissional de acordo com o perfil e necessidade de cada indivíduo. Entre as recomendações mais universais, encontra-se o uso de capacete e joelheira, além da escolha de um bom tênis para esta finalidade. ”, explica o especialista.

– Buscar um especialista: “Buscar a orientação de um médico ou fisioterapeuta é essencial antes de dar início a qualquer atividade física. Levando em consideração as características individuais do paciente, o especialista poderá guiá-lo no trabalho dos músculos e na recomendação de intensidade dos exercícios, além de trabalhar de uma forma preventiva. ”, conclui o fisioterapeuta.

Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor em cursos de pós-graduação em fisioterapia traumato-ortopédica, também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da santa casa de são Paulo. Saiba mais em: www.institutotrata.com.br e www.itcvertebral.com.br 

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