in , , ,

6 séries e livros que falam sobre sexo de maneira natural

Sexo ainda é um tabu dos grandes no Brasil. Segundo estudo realizado pela pesquisadora e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mary Neide, publicado na Revista Semina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a taxa de escolas públicas com projetos amplos de educação sexual não chega a 20% no Brasil.

O resultado revela que a maioria das crianças e adolescentes brasileiros não é devidamente informada sobre sexualidade, chegando a maturidade sexual desamparadas. Esse pode ser um dos motivos que explica o seguinte número levantado pela Fiocruz: 18% das gestações no país são de adolescentes e, dentre elas, 65% são frutos de gravidezes não planejadas.

Seja para falar sobre métodos contraceptivos, da importância do consentimento ou até mesmo de descobertas do próprio corpo com produtos de sex shop, é essencial abordar o sexo de maneira mais natural, a fim de desfazer preconceitos e limitações, impostas pela sociedade. 

Uma forma de tratar o assunto é por meio de séries e livros, que trazem para o público tópicos antes considerados privados, informando e educando pessoas de todas as idades. 

3 Séries que abordam Sexo de maneira natural

Ao passo que existem muitas produções audiovisuais com representações infiéis e problemáticas do sexo, há também diversas séries com roteiros bem feitos, que abordam a temática de maneira didática e sem tabus. 

Sex Education

A produção da Netflix é ambientada em uma escola do ensino médio e mostra o personagem Otis, filho de uma terapeuta sexual, que decide fazer sessões pagas com os colegas de classe. Nesse ensejo, o menino descobre que ninguém está livre de traumas e limitações e que, lá no fundo, todos precisam de ajuda para se libertar. Da descoberta da homossexualidade ao tratamento de vaginismo com vibrador, a série tem um pouco de tudo.

Sex & The City

É difícil quem nunca tenha ouvido falar sobre a série Sex & The City. A produção foi pioneira ao colocar quatro mulheres independentes que falam abertamente sobre sexo na televisão. Pautas como orgasmo, masturbação e pênis de borracha foram frequentes no roteiro. A história foi responsável por trazer ao público assuntos que antes eram reservados ao meio privado e masculino e, até hoje, tem sua importância. A série está disponível na HBO Go e em plataformas vinculadas aos serviços de TV por assinatura.

Explained: Sex

A série “Explained”, produzida pela Vox e distribuída pela Netflix, tem o propósito de se aprofundar em assuntos polêmicos, no âmbito científico, social e político. O sucesso foi tanto que o grupo decidiu lançar uma temporada focada somente no sexo. Com cinco episódios, a produção fala sobre fantasias, desejo sexual, chegando a temas mais específicos como parto, maternidade e paternidade. 

3 Livros que abordam Sexo de forma natural

A literatura pode também ensinar muito sobre o sexo. Livros eróticos ou obras que falam a partir de uma perspectiva mais científica podem ajudar no amadurecimento sexual, ao incentivar uma visão mais ampla sobre o tema. 

O Livro Vermelho do Sexo sem Vergonha (Editora Novo Século)

O assunto do livro fica claro pelo título direto e curioso. De Rose Villela, publicado em 2019, o trabalho é um compilado de diversas dúvidas e medos que qualquer pessoa pode ter sobre o sexo, independente de gênero, idade, religião ou orientação sexual. O objetivo é acrescentar ao debate, sem pudor ou vergonha. 

A Casa dos Budas Ditosos (Editora Objetiva)

Escrito por João Ubaldo em 1999, o livro conta a história de uma mulher de 68 anos que relembra todas as suas aventurais sexuais. Parte de uma série sobre os pecados capitais, a obra representa a luxúria e não poupa detalhes ao narrar cenas explícitas e totalmente despidas de tabus. 

O Que te Pertence (Editora Todavia)

A obra de Garth Greenwell, lançada em 2016, fala sobre um jovem que cobra para ter relações sexuais com o professor. Ambientado nos Estados Unidos, nos anos de 1990, o livro tem cenas eróticas bem narradas e fala um pouco sobre as dificuldades de ser homossexual há mais de três décadas.

Report

Written by Gabriel Nascimento

Since 1997, jornalista e idealizador do Nation POP, Owner da @gngrowth

Comments

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings

Kiss adia vinda ao Brasil para Outubro de 2021

KISS virá ao Brasil só em Outubro de 2021

Veio aí! Apple lança novo iPhone sem carregador e fones, porém com 5G