UX pode parecer uma sigla estranha a primeira vista, mas, você já preencheu um formulário em um site e no final, ao clicar em enviar recebeu a mensagem “Informação inválida” e depois disso precisou preencher tudo de novo?
Se sim, parabéns, você pegou um site com a UX ruim!
A User Experience ou UX para os mais íntimos, é muito conhecida na programação, pois é a área que desenha da jornada do cliente.
Apesar de parecer um assunto simples, a User Experience é uma assunto que guarda muitos segredos e recompensas aos olhares mais curiosos.
User Experience na prática
Para que possamos ter uma ideia mais palpável de como a UX funciona na prática, vamos imaginar praça. Mas não uma praça qualquer, uma grande praça.
Aos arredores desta praça há diversos pontos de interesse para os moradores, como mercado, lanchonetes, restaurantes e outros prestadores de serviços.
Quem precisa atravessar a praça para chegar ao outro lado, sempre vai trilhar o caminho mais curto, geralmente em linha reta.
É aqui que a User Experience entra.
A pessoa responsável pelo projeto da praça pode prever estes caminhos e assim, desenhar trilhas que levam os moradores até os prontos de interesse.
UX em sites
Trazendo nossa alegoria da praça a um site ou aplicação por exemplo, os pontos de interesse da praça, aqui são links para os locais mais visitados do site.
Home page, minhas compras, favoritos e por aí vai.
Muitos usuários avaliam sua experiência como positiva se eles têm a percepção de que estão no controle e sabem onde ir se precisar de algo.
E este é o primeiro segredo a UX.
Vantagens da User Experience
Lidar com a experiência do usuário é um desafio entanto. Afinal, a preferência do usuário pode variar com o tempo e seus gostos podem mudar.
Voltando a alegoria da praça, vamos imaginar o seguinte cenário: Quem projetou a praça, propôs a criação de alguns jardins dentro da praça e trilhas que levam a estes jardins além de trilhas que dão acesso à calçada. Apenas isso.
Porém, havia algo que não tinha como ser previsto: Uma loja de uma grande franquia é inaugurada ao arredores da praça.
É natural imaginar que as pessoas vão usar as trilhas para chegarem à loja. Porém, o que acontece na prática, são trilhas informais por cima do gramado.
Este novo caminho informal é conhecido como “caminho do desejo”. E pode nos trazer informações preciosas.
Experiência do Usuário no dia-a-dia
Saindo a alegoria da praça novamente e trazendo para contextos do dia-a-dia, o caminho do desejo pode ser interpretado como novas funções para seu produto ou serviço.
A UX vai muito além de desenhar o caminho que o cliente traça, pois vai se trata da satisfação do cliente com seu serviço prestado.
Como dito no livro “Nos bastidores da Disney” de Tom Connellan:
“A qualidade do seu produto é um reflexo da sua paixão pelos seus clientes”
[Kindle] Livro nos bastidores da Disney
Os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo
Por mais que empresas diferentes apresentam produtos diferentes, é inevitável que os usuários comparem os serviços prestados.
O serviço prestado por um mecânico, por um recepcionista ou assistente de serviço é comparado com os serviços prestados pela Amazon, Netflix, Spotify por exemplo.
Isso ocorre, pois os usuários comparam a emoção que sentiram durante a entrega do serviço e até mesmo com seus cuidados prestados.
Conclusão
Desde modo, a UX é extremamente importante ao nosso dia-a-dia, pois lida não só com a jordana do cliente, mas sim com sua satisfação. Afinal, como diria Philip Kotler:
“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”