in

HBO divulga trailer oficial de ‘Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinicius’

Documentário estreia em 24 de junho e retoma as raízes afro-brasileiras que moldaram um dos discos mais influentes da música popular

A HBO revela o trailer oficial de OS AFRO-SAMBAS: O BRASIL DE BADEN E VINICIUS, documentário que estreia no dia 24 de junho na plataforma de streaming Max, que em breve se tornará HBO Max, e no canal HBO. A prévia revela imagens inéditas dos bastidores e dos depoimentos que compõem a produção, além de elementos que evidenciam a força e relevância cultural do álbum, lançado em 1966. O documentário é uma coprodução com a Rinoceronte Entretenimento e tem direção e roteiro assinados por Emílio Domingos.

O trailer oferece um panorama da trajetória de Baden Powell e Vinicius de Moraes, destacando seus processos criativos e a forte conexão entre o samba, o candomblé e a ancestralidade — elementos que enriqueceram o repertório e inspiraram a criação do álbum. Além disso, apresenta trechos de entrevistas com nomes como Cynara Faria, fundadora do Quarteto em Cy, Maria Bethânia, Nelson Motta, Jards Macalé, Dori Caymmi e Russo Passapusso, que contribuem com diferentes perspectivas ao documentário.

Considerada um dos maiores símbolos da música brasileira, “Canto de Ossanha” dá início ao disco e traduz a essência estética e espiritual da obra. Assim como outras faixas marcantes, como “Tempo de Amor”, “Canto de Iemanjá” e “Canto de Xangô”, a música reflete a união entre a força da conexão ancestral, da espiritualidade, das tradições afro-brasileiras e a busca por liberdade criativa que molda todo o disco.

A produção, gravada em locações no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, traz imagens de arquivo raras, entrevistas inéditas e reconstruções emocionantes, além de registros de uma viagem pela história, pelos sons e pelo contexto social que moldaram a obra, componentes que a tornaram símbolo da música popular brasileira.

Antes da estreia oficial, o documentário, que já passou pelo Festival do Rio, foi também exibido no Festival Brasileiro de Cinema de Paris, evento que há mais de duas décadas celebra a produção cinematográfica nacional na capital francesa. O documentário também fará parte da competição do 17º In-Edit (Festival Internacional do Documentário Musical), de 11 a 22 de junho, em São Paulo.

OS AFRO-SAMBAS: O BRASIL DE BADEN E VINICIUS é uma coprodução da Warner Bros. Discovery com a Rinoceronte Entretenimento. O documentário tem direção e roteiro assinados por Emílio Domingos, com produção de Renata Leite e Diogo Pires Gonçalves e com supervisão de Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Marina Pedral por parte da Warner Bros.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Gabriel Nascimento

Jornalista, editor-chefe do Nation POP, empreendedor, especialista em Marketing, Registro de Marcas & Creator Economy.

Música é seu segundo oxigênio, não vive sem! Vocês podem se conectar através das redes sociais abaixo

Carlo’s Bakery lança edição limitada com Catupiry® e Paçoquita®

“Ivete Clareou”: Ivete Sangalo lança turnê inédita para celebrar o samba