Vencedor de vários GRAMMY® e de um Oscar®, Jon Batiste anunciou hoje seu novo álbum, “BIG MONEY”, que será lançado em 22 de agosto via Verve/Interscope. Junto ao anúncio, Batiste lançou a faixa-título do álbum e o videoclipe oficial, já disponíveis.
Descrito pelo The Guardian como “um gênio musical certificado”, Batiste continua desafiando categorizações com “BIG MONEY” – uma declaração ousada, guiada pelo groove, sobre humanidade, capitalismo e a essência americana. Reduzindo tudo aos elementos mais essenciais, o álbum entrega um som ricamente texturizado, carregado de espírito, ironia, alegria e profundidade. Escrito e gravado majoritariamente ao vivo, em takes únicos, ao longo de apenas duas semanas, “BIG MONEY” captura a imediatidade crua da expressão criativa. O foco na energia coletiva e espontaneidade se inspira nas raízes da música americana como força comunitária – e oferece um antídoto contra a desconexão moderna.
No centro do álbum está sua faixa-título – um hino percussivo e cheio de ganchos, inspirado por um momento após a apresentação de Batiste no Ryman Auditorium, em 2024. Ele escreveu a canção no violão antes mesmo de saber que faria um novo álbum. À primeira vista, é um chamado contagiante à ambição. Por baixo do ritmo, é uma meditação complexa sobre capitalismo, sobrevivência e o que escolhemos valorizar.
“Este é o circo do amor. Sob nossa tenda há renascimento e alegria”, diz Batiste. “Você não perde sua alma – você a ganha. Quando a mamãe diz: ‘Não seja bobo, todo mundo está correndo atrás do ‘BIG MONEY’, ela está te empurrando e, ao mesmo tempo, te alertando. É uma faca de dois gumes.”
A faixa, ancorada pela guitarra de Batiste e pelo revivalista soul retrô Nick Waterhouse, ganha vida com os vocais poderosos das The Womack Sisters – um trio em ascensão e netas da lenda do soul Sam Cooke — que ecoam o refrão: “Might as well live for something you can feel… something that’s real.” (“É melhor viver por algo que você possa sentir… algo que seja real.”)
Batiste coproduziu o álbum com seu colaborador de longa data Dion “No ID” Wilson. Outros colaboradores incluem Andra Day, Randy Newman e um grupo coeso de músicos, compositores e engenheiros. Em vez de buscar polimento excessivo, as sessões priorizaram o feeling e a presença – capturando as performances em tempo real e preservando as imperfeições como parte do DNA espiritual do disco.
Ancorado por lirismo, coração e pelo poder da colaboração, “BIG MONEY” reformula e reinventa o conceito de Americana para uma nova geração — inspirado nas raízes de Batiste, em New Orleans, em sua herança gospel e de música de protesto, e em seu amor pela expressão crua e imediata. A paleta sonora abrange blues, soul, reggae e baladas minimalistas, ousando classificar tudo como parte de um novo e evolutivo gênero: New Americana.
A Variety descreveu Batiste como “um pianista proteano e uma personalidade magnética” – uma definição incorporada aqui, à medida que ele transita entre estilos e filosofias sem perder a coesão. Cada faixa se conecta à anterior para criar uma visão unificada da música como resistência e libertação.
“Independentemente de como você interpreta as canções,” diz Batiste, “não tem como não as sentir. Não tem como não aceitar o convite para a tenda. Venha e divirta-se… uma diversão profundamente séria.”
No início deste ano, Batiste foi destaque ao apresentar uma performance poderosa do Hino Nacional no Super Bowl 2025, levando sua arte singular a um dos palcos mais assistidos dos EUA. Ele também conquistou dois GRAMMY® – Melhor Filme Musical pelo documentário da Netflix “American Symphony” e Melhor Canção Escrita para Mídia Visual por “It Never Went Away”, faixa indicada ao Oscar que coescreveu com Dan Wilson para o filme.
“BIG MONEY” sucede “Beethoven Blues”, lançado em 15 de novembro via Verve/Interscope. O álbum marcou a maior semana de vendas da carreira de Batiste, estreando em 1º lugar na parada Billboard Classical Albums e em 9º na Top Album Sales. Também entrou na Billboard 200 em 64º lugar — sua maior estreia no chart e seu quinto álbum a entrar na lista. “Beethoven Blues” ficou nove semanas consecutivas no topo da Billboard Classical Crossover Albums e liderou a Billboard Classical Albums por cinco semanas. Explorando as obras mais icônicas de Beethoven através de uma lente expansiva e inovadora, o álbum expande os limites da música clássica ao infundi-la com espontaneidade, alma e inclusão.
Batiste vai divulgar “BIG MONEY” com uma turnê nacional como headliner, “The BIG MONEY Tour: Jon Batiste Plays America”, que começa em 27 de agosto, em Kansas City, MO. A turnê passará por mais de 30 locais nos EUA, incluindo o Red Rocks Amphitheatre, o Grand Ole Opry, e uma data co-headliner com Diana Ross no The Muny, em St. Louis, MO.