in

Intrínseca indica quinze livros para pais que estão sempre prontos para descobrir novas histórias

girl in yellow jacket reading a book
Photo by cottonbro studio on Pexels.com
Para o pai que aprecia gastronomia:
O que eu comi em um anoStanley Tucci 
A comida sempre foi parte fundamental da vida Stanley Tucci. Cada refeição carrega um punhado de memórias: a sopa stracciatella de um restaurante à sombra do Panteão, em Roma; o molho marinara que preparava entre ensaios e ajustes de figurino do filme Conclave; e a pizza caseira partilhada com os filhos antes de dormir. Como forma de registrar essa relação sensível entre o paladar e o cotidiano, Tucci escreveu um diário de dar água na boca: por doze meses, anotou impressões sobre refeições em casa e no exterior, com amigos, com a família, com desconhecidos e, ocasionalmente, sozinho.
O resultado é uma obra engraçada, repleta de descrições sensoriais e reflexões embaladas pelo prazer de estar à mesa de diferentes formas — além de nos presentear com menções a nomes muito conhecidos de Hollywood.
Stanley Tucci é ator, escritor, diretor e produtor. Ele dirigiu cinco filmes e atuou em mais de setenta obras cinematográficas, inúmeras séries de televisão e dezenas de peças dentro e fora da Broadway. Já foi indicado a um Oscar, um Tony e um Grammy e premiado com dois Globos de Ouro e seis Emmys, entre outros. Um apaixonado por tudo o que envolve gastronomia, Stanley escreveu e dirigiu A Grande Noite, filme de grande sucesso sobre dois irmãos que administram um restaurante à beira da falência, estrelou Julie & Julia e apresenta a série Searching for Italy, três vezes vencedora do Emmy. É autor de Sabor: Minha vida através da comida e de dois livros de culinária, The Tucci Table e The Tucci Cookbook.
Volta ao Mundo: Um Guia IrreverenteAnthony Bourdain e Laurie Woolever
Considerado o Indiana Jones da gastronomia, Anthony Bourdain desbravou o mundo como ninguém. Com um conhecimento indiscutível da culinária de diversos lugares em que esteve, o chef e autor best-seller conquistou uma legião de leitores e admiradores ávidos por viagens e curiosidades gastronômicas. Volta ao mundo é um guia de viagens prático e divertido, com dicas preciosas de lugares onde comer e se hospedar, além de passagens do autor que, apesar de pontuais, fazem toda a diferença na experiência de leitura.
Anthony Bourdain era chef e autor de best-sellers sobre o mundo da gastronomia. Colaborou com grandes veículos internacionais, como o jornal The New York Times e as revistas New Yorker Food Arts Magazine. Como apresentador de séries, foi aclamado por Fazendo escalaSem reservas Lugares desconhecidos. Faleceu em 2018.
Laurie Woolever é escritora e editora, e passou quase uma década trabalhando ao lado de Bourdain. Foi responsável por diversos títulos publicados pelo selo Anthony Bourdain Books e também escreveu sobre viagens e gastronomia para veículos como The New York TimesGQFood & Wine, entre outros.
O guia essencial do vinho: Wine FollyMadeline Puckette e Justin Hammack
Os motivos para aprender sobre vinhos são diversos: pode ser para impressionar um chefe, seus sogros ou um novo flerte, pode ser porque você deseja guardar rótulos valiosos e deliciosos, ou apenas porque quer consultar com mais segurança a carta da bebida em um restaurante, não importa. Madeline Puckette e Justin Hammack, criadores do site referência winefolly.com, organizaram o livro ideal para os entusiastas deste assunto. O guia essencial do vinho: Wine Folly derruba os tabus em torno da enologia e surge como um manual simples, enxuto e esteticamente atrativo tanto para os curiosos quanto para os que já apreciam esta bebida milenar, que surgiu antes mesmo da escrita.
Madeline Puckette é sommelière, certificada pela Court of Master Sommeliers. Sua experiência em design inspirou o conteúdo do site Wine Folly e seu trabalho vem sendo usado em organizações como Wines of FranceCourt of Master Sommeliers e Guild of Sommeliers. Em 2013, foi considerada a Blogueira de Vinhos do Ano pela International Wine & Spirit Competition.
Justin Hammack é cofundador do Wine Folly e responsável pela estratégia de negócios, pelas tecnologias de internet e pela modelagem de dados do site.
Para o pai que curte terror:
Manual das donas de casa caçadoras de vampirosGrady Hendrix
Em sua mais nova obra de horror, Grady Hendrix se inspira na vizinhança em que cresceu para construir uma narrativa sangrenta. Patricia Campbell leva uma vida solitária e atarefada,  cujo único respiro é o clube de leitura com encontros mensais voltado para donas de casa fãs de histórias de crimes reais. Quando ela conhece o culto e viajado James Harris, o novo vizinho que aos poucos ganha a confiança do bairro, Patricia recebe a atenção de que sentia falta. Enquanto James se infiltra em sua vida, ela começa a suspeitar da ligação dele com mortes bizarras de crianças em uma parte mais afastada da cidade.
Por isso, decide investigar a situação usando todo o seu conhecimento de crimes reais, mas o que Patricia não imaginava era que ele fosse outro tipo de monstro.
Grady Hendrix é um premiado escritor e roteirista, autor de obras de terror como O exorcismo da minha melhor amiga — sua primeira obra publicada no Brasil, que ganhou adaptação para as telas com distribuição do Amazon Studios —, Como vender uma casa assombrada, Horrorstör, We Sold Our Souls e The Final Girl Support Group. Por Paperbacks from Hell, em que narra a explosão das brochuras de terror nos anos 1970 e 1980, foi agraciado com o Bram Stoker de não ficção, o principal prêmio para obras de terror em língua inglesa.
Casas estranhasUketsu
Fenômeno da literatura de horror japonesa, o misterioso autor e youtuber japonês Uketsu conquistou os leitores brasileiros ao revelar os segredos macabros escondidos em residências aparentemente comuns de Tóquio. À procura de um novo lar, um casal encontra aquela que parece a casa perfeita para a família. No entanto, ao descobrirem um cômodo secreto no imóvel, eles pedem a ajuda de um conhecido fascinado por ocultismo para investigar o que poderia ser o espaço. Aliado a um especialista em arquitetura, ele se debruçará sobre as plantas baixas e criará diversas teorias sobre o que pode ter ocorrido na casa. 
Mas, quando a vizinhança do imóvel se torna a cena de um crime perturbador, os dois vão perceber que a verdade pode ser ainda mais aterrorizante do que imaginavam.
Uketsu é um autor e youtuber conhecido por suas histórias de mistério e terror e por seus vídeos enigmáticos, em que aparece sempre de máscara branca e roupas pretas e usa um efeito para distorcer a voz. Um dos maiores nomes da literatura de horror do Japão, mantém em segredo sua verdadeira identidade.
O massacre da família HopeRiley Sager
Décadas depois de um crime brutal ter assolado o estado do Maine, a cuidadora de idosos Kit McDeere é escalada para trabalhar na mansão em que tudo aconteceu e ser a responsável por Lenora Hope,  única integrante da família que sobreviveu e a principal suspeita dos assassinatos. No entanto, por falta de provas, a investigação foi obrigada a considerá-la inocente. Aos setenta anos, incapaz de falar e presa a uma cadeira de rodas, Lenora utiliza uma máquina de escrever para contar sua versão da história. À medida que Kit descobre mais informações sobre o caso, começa a desconfiar de que sua paciente é mais perigosa do que parece.
Riley Sager é autor de sete romances que figuraram na lista de best-sellers do The New York Times, como As sobreviventes e A casa do outro lado do lago. Nascido na Pensilvânia, mora atualmente em Princeton, Nova Jersey.
Para o pai que busca o autoconhecimento:
O pai estoicoRyan Holiday
Palestrante, estrategista de relações públicas, autor best-seller e pai de dois filhos, Ryan Holiday é um dos mais influentes divulgadores do estoicismo no mundo. Neste livro, o autor norte-americano oferece importantes reflexões sobre questões comuns a todos os pais: o que significa ser um bom pai? Como é possível educar crianças gentis e resilientes até que se tornem adultos bem-sucedidos? Como equilibrar as inúmeras obrigações da vida familiar, que tanto competem por nosso tempo e energia? E como cuidamos de nós mesmos em meio a tudo isso?
Ryan Holiday é um filósofo moderno. Seus livros, entre os quais O obstáculo é o caminhoO ego é seu inimigoDiário estoico e A quietude é a chave, são best-sellers mundiais – este último foi traduzido para mais de 40 idiomas e atingiu a marca de 6 milhões de exemplares. Holiday mora nas proximidades de Austin com a esposa, os dois filhos… e um pequeno rebanho de vacas, burros e cabras. É dono da livraria The Painted Porch, localizada na histórica Main Street de Bastrop, Texas.
Os cinco tipos de riquezaSahil Bloom
Sahil Bloom, o popular criador de conteúdo inspiracional e autor da newsletter The Curiosity Chronicle, apresenta um manual que destaca cinco formas de riqueza: de tempo, social, mental, física e financeira. Por meio de sua poderosa capacidade de contar histórias e de insights práticos, dicas, exercícios e questionários, Bloom argumenta que a verdadeira realização vem com a integração dessas cinco riquezas ao longo de cada fase da vida, e não somente de recursos financeiros, como somos ensinados. 
O livro é um guia revolucionário para quem deseja encontrar uma filosofia de vida e adquirir valores além dos bens materiais, ensinando os leitores a otimizar suas rotinas e torná-las mais satisfatórias para que possam alcançar seus objetivos.
Sahil Bloom é escritor e criador de conteúdo inspiracional, cativando milhões de pessoas todos os dias por meio de seus insights e sua newsletter The Curiosity Chronicle. Empreendedor de sucesso, é proprietário da SRB Holdings e sócio-gerente da SRB Ventures, um fundo de investimento focado em startups. Bloom se formou em economia e sociologia na Universidade de Stanford, com mestrado em políticas públicas. Também foi membro do time de baseball de Stanford durante os anos em que frequentou a faculdade.
Discuta menos, dialogue maisJefferson Fisher
Com mais de 10 milhões de seguidores em suas redes sociais, o advogado Jefferson Fisher possui vasta experiência em conversas difíceis. Neste livro, ele apresenta ao leitor as melhores técnicas para utilizar a comunicação a seu favor. A partir de três eixos principais, Fale com controle, Fale com confiança e Fale para se conectar, o autor ensina  de forma consolidada como conduzir diálogos complicados, seja no ambiente profissional ou na esfera pessoal. A obra é um guia indispensável para quem busca se expressar com objetividade em todos os âmbitos da vida.
Jefferson Fisher é advogado, escritor e palestrante. Com seus vídeos práticos e presença marcante, conquistou milhões de seguidores em todo o mundo e os ajudou a se comunicarem melhor. Um dos palestrantes sobre comunicação mais procurados segundo a Fortune 500, com milhares de assinantes em sua newsletter e em seu podcast, é fundador da Fisher Firm, instituição que auxilia pessoas  a se conectarem a serviços jurídicos confiáveis nos Estados Unidos. Advogado especializado em danos morais certificado pelo conselho do Texas, Fisher mora com a esposa e os dois filhos perto de Beaumont, Texas.
Para o pai que adora histórias inspiradoras:
EinsteinWalter Isaacson
Como a mente de Einstein funcionava? O que fazia dele um gênio? O ilustre biógrafo Walter Isaacson revela a história fascinante do cientista visionário como um testemunho da conexão entre criatividade e liberdade. Um homem simples e afável, Einstein era avesso a dogmas, desprezava a guerra e se divertia com a aura de celebridade. Considerado um aluno insolente e indisciplinado, na vida íntima mantinha relacionamentos conturbados, casos extraconjugais e muitas vezes foi um pai ausente. Nesta biografia definitiva, Isaacson investiga profundamente a natureza rebelde que possibilitou a completa mudança de paradigma da física vigente e a elaboração da teoria da relatividade.
Walter Isaacson é um dos mais importantes biógrafos do nosso tempo. Iniciou a carreira no jornalismo, foi editor da revista Time, presidente do conselho de administração e CEO da CNN. Atualmente é professor de história na Universidade de Tulane. É autor dos best-sellers Elon Musk, Steve Jobs, Leonardo da Vinci, A decodificadora, Os inovadores, entre outros.
O contador de históriasDave Grohl 
A autobiografia de uma das figuras mais queridas e respeitadas da música mundial oferece um retrato íntimo e sincero de uma vida extraordinária, feita de momentos comuns e de outros nem tanto assim. Da infância ao enorme sucesso no Foo Fighters — incluindo a passagem pela banda punk Scream e os estrondosos anos no Nirvana —, Dave Grohl tem uma trajetória marcada por dores inimagináveis, contratempos descomunais e conquistas ainda maiores. Além de relatar encontros com ídolos como Sir Paul McCartney e Little Richard, Grohl conta sobre sua carreira e as encruzilhadas da vida, sempre com muita honestidade, emoção e humor.
Dave Grohl é cantor, multi-instrumentista e diretor. Foi baterista do Nirvana e fundou o Foo Fighters, banda da qual é vocalista, guitarrista e principal compositor.
Gilberto Braga, o Balzac da GloboArtur Xexéo e Mauricio Stycer
Ao contar não apenas a história de um dos maiores escritores de novela do país, mas também da própria teledramaturgia brasileira, Artur Xexéo e Mauricio Stycer mostram como Gilberto Braga revolucionou os folhetins explorando temas importantes e tratados de forma inédita muitas vezes. Fruto de extensa pesquisa dos autores, o livro narra toda a trajetória de vida de Gilberto: desde sua infância no Rio de Janeiro, o início como crítico de teatro e o convite de Daniel Filho para começar a carreira na TV, até suas relações familiares, amorosas e as escalações de atores e atrizes em suas obras, além de analisar como as tramas das novelas se relacionam com a história do próprio Gilberto. 
Uma biografia riquíssima, que mostra por que o novelista merece estar entre os nomes que mudaram o rumo da teledramaturgia no Brasil.
Mauricio Stycer nasceu no Rio de Janeiro em 1961. É jornalista especializado em televisão e atualmente é colunista da Folha de S.Paulo. Publicou os livros História do Lance! (Alameda, 2009), Adeus, controle remoto (Arquipélago, 2016), Topa tudo por dinheiro (Todavia, 2018) e O Homem do Sapato Branco (Todavia, 2023).
O jornalista Artur Xexéo passou pelas redações de VejaIstoÉJornal do Brasil e O Globo. Escreveu as biografias de Janete Clair, Hebe Camargo e sua autobiografia sobre as coberturas das Copas do Mundo das quais participou. Foi comentarista de cultura da GloboNews no programa Estúdio i e da rádio CBN no programa Liberdade de expressão. Faleceu em 2021, aos 69 anos.
Para o pai que curte fantasia:
As Crônicas de ÂmbarRoger Zelazny
As Crônicas de Âmbar é considerada uma das obras de fantasia mais originais da história ao combinar profundas questões filosóficas, referências literárias e uma mitologia singular. Em edição inédita no Brasil, o primeiro tomo da série traz o ciclo de Corwin, que reúne os cinco primeiros volumes deste clássico moderno: Os nove príncipes de ÂmbarAs armas de AvalonO sinal do unicórnioA mão de Oberon e As Cortes do Caos. Nestas aventuras, Corwin vive uma trama repleta de intrigas, magia e reviravoltas e descobre que a lealdade pode ser um valor muito frágil. 
Roger Zelazny (1937–1995) é um dos escritores mais aclamados de fantasia e ficção científica do século XX. Ficou conhecido por sua habilidade única de combinar mitologia e filosofia em enredos intrigantes. Mestre em teatro elisabetano e jacobino e vencedor de múltiplos prêmios Hugo, Nebula e Locus, escreveu mais de cinquenta livros ao longo de sua carreira e inspirou uma geração de autores de fantasia, incluindo George R. R. Martin, seu amigo de longa data.
Babel ou a necessidade de violênciaR. F. Kuang
Vencedor dos prêmios Nebula e Locus, Babel ou a necessidade da violência é uma trama avassaladora sobre o uso das palavras como instrumento de poder. Na década de 1830, um menino chinês é levado a Londres para ingressar em um prestigiado instituto de tradução após perder a família para o cólera. Além de discutir temas como racismo, machismo e xenofobia, a trama reflete sobre amizade e pertencimento ao retratar o encontro de quatro estudantes. Com origens e passados diferentes, os amigos veem na união um porto seguro, mas algumas divergências podem ser irreconciliáveis.
R. F. Kuang é escritora, tradutora de mandarim e bolsista da Marshall Scholarship. Mestra em Filosofia na área de Estudos Chineses por Cambridge e em Estudos Chineses Contemporâneos por Oxford, atualmente cursa o doutorado em Literatura e Línguas do Leste da Ásia em Yale. Vencedora dos prêmios Nebula e Locus por Babel ou a necessidade de violência, Kuang também é autora da trilogia best-seller A Guerra da Papoula — que foi indicada a diversos prêmios, incluindo o Hugo — e por dois anos consecutivos recebeu o British Book Awards, por Babel e Impostora: Yellowface.
Sopro dos deusesFábio Kabral
Nesta fantasia épica, Fábio Kabral se inspira na mitologia afro-brasileira dos orixás para escrever uma história repleta de axé, que dança entre luz e escuridão, vida e morte, criação e destruição, amor e guerra. Kayin é um garoto solitário de Irubim, um reino de caçadores regido por Oxóssi. Ainá é uma princesa rebelde de Ijexá, reino governado por feiticeiras filhas de Oxum. Quando espíritos malignos ameaçam suas comunidades, os dois jovens guerreiros são forçados a despertar e se unem para salvar as Terras Encantadas do Aiê de uma noite sem fim. Com a força de seus ancestrais, eles partem em uma batalha que mudará suas vidas para sempre.
Fábio Kabral é iniciado no candomblé e um filho engraçadinho de Oxóssi, como a maior parte de sua família. Já publicou diversos livros de ficção especulativa afrocentrada, entre eles Ritos de passagemO caçador cibernético da rua 13A cientista guerreira do facão furioso e O blogueiro bruxo das redes sobrenaturais. Primeira obra do autor publicada pela Intrínseca, Sopro dos deuses é um épico de fantasia centrado na mitologia afro-brasileira dos orixás. Já adulto, Kabral descobriu ser autista e desde então se joga com tudo no hiperfoco, principalmente em pesquisas sobre os orixás, livros de RPG, gibis de X-Men e colecionando bonequinhas de certo gacha game.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Gabriel Nascimento

Jornalista, editor-chefe do Nation POP, empreendedor, especialista em Marketing, Registro de Marcas & Creator Economy.

Música é seu segundo oxigênio, não vive sem! Vocês podem se conectar através das redes sociais abaixo

https://nationpop.com.br/renato-albani-esgota-espaco-unimed-pela-terceira-vez-em-2025-e-anuncia-nova-data/

Renato Albani esgota Espaço Unimed pela terceira vez em 2025 e anuncia nova data

A força do McDia Feliz no impacto gerado pelo Instituto Ayrton Senna