A Nokia anunciou hoje a inauguração de seu novo campus de P&D e manufatura de última geração em Oulu, na Finlândia, que será responsável por projetar, testar e entregar redes da próxima geração preparadas para a inteligência artificial.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da República da Finlândia, Alexander Stubb, além de autoridades do governo finlandês, clientes, parceiros e colaboradores. O evento também incluiu um painel moderado com a participação do presidente Stubb e do presidente e CEO da Nokia, Justin Hotard, que debateram o impacto da tecnologia no futuro da Europa.
Alexander Stubb, Presidente da República da Finlândia diz: “Este investimento é uma ótima notícia e uma prova de que vale a pena investir na Finlândia. Também demonstra que a infraestrutura de rede é fundamental – quando trabalhamos em 5G ou 6G, estamos criando a rede neural de tudo o que fazemos em inteligência artificial, robotização ou Internet das Coisas.”
Justin Hotard, presidente e CEO da Nokia avalia: “Nossas equipes em Oulu estão moldando o futuro do 5G e do 6G, desenvolvendo nossas redes de rádio mais avançadas. Oulu tem um ecossistema único que integra P&D e manufatura inteligente da Nokia com uma rede de parceiros – incluindo universidades, startups e o centro de testes da OTAN, DIANA. Oulu representa nossa cultura de inovação, e o novo campus será essencial para o avanço da conectividade necessária para impulsionar o superciclo da IA.”
O campus “Home of Radio”
Cobrindo todo o ciclo de desenvolvimento de produtos, o novo campus da Nokia em Oulu abriga cerca de 3.000 especialistas e conta com alguns dos laboratórios e tecnologias de manufatura de redes de rádio mais avançados do mundo. A estrutura permitirá tanto testes simulados quanto em campo para acelerar a evolução das redes, garantindo que as soluções seguras de 5G e 6G sejam projetadas, testadas e produzidas na Europa.
O foco inicial do campus será o 5G, incluindo padronização, sistemas em chip (SoC), hardware e software de rádio, além de patentes. A fábrica de Oulu, parte do novo complexo, será dedicada à introdução de novos produtos para os rádios e produtos de banda base 5G da Nokia. O projeto fortalece Oulu como um ecossistema global de testes para redes resilientes e seguras, com aplicações tanto civis quanto de defesa.
Em Oulu, a pesquisa e inovação da Nokia sustentam produtos de alta qualidade, testados e prontos para clientes em todo o mundo. Os especialistas da empresa continuarão a fomentar a inovação, desde rádios Massive MIMO, como Osprey e Habrok, até soluções de 6G de próxima geração, criando conectividade segura, de alto desempenho e preparada para o futuro.
Compromisso com sustentabilidade
A sustentabilidade é parte essencial do novo campus. O local utiliza exclusivamente energia renovável, e a energia excedente é usada para aquecer 20 mil residências em Oulu. A usina de energia instalada no local é uma das maiores do mundo baseada em CO2 para aquecimento e resfriamento distrital.
Fatos sobre o campus Nokia Oulu
- Cerca de 3.000 colaboradores de 40 nacionalidades atuando no campus.
- Cobertura de todo o ciclo de vida dos produtos, desde P&D até manufatura e testes.
- Área total de 55.000 m², incluindo fábrica, laboratórios de P&D e escritórios.
- Campus verde: toda energia utilizada é renovável e o excedente é reinserido no sistema de aquecimento distrital, beneficiando 20 mil lares locais.
- Taxa de aproveitamento de resíduos de 100% e redução de 99% nas emissões de CO2.
- Construção iniciada no segundo semestre de 2022, com os primeiros funcionários ocupando as instalações no primeiro semestre deste ano.
- A construção foi realizada pela YIT e o projeto arquitetônico ficou a cargo do escritório Arkkitehtitoimisto ALA.
🤩 Gostou do conteúdo? Acompanhe o Nation POP em todos os canais e não perca nenhuma novidade!
Facebook | Instagram | TikTok | YouTube
📲 Acompanhe também nosso canal exclusivo no Instagram e siga o Nation POP no Google News.