Você já percebeu que as etiquetas das camisetas estão diferentes? Se já reparou, percebeu que as tag das roupas estão com uma textura diferente e também um tamanho maior.
Por mais que em um primeiro momento esta alteração parece desconfortável, ela está ligada ao nosso dia-a-dia e tem uma grande relevância.
Algumas etiquetas têm formatos discretos, já outras chegam a medir mais de 10cm.
Pensando nisso, trouxemos o motivo para o aumento das etiquetas em nossa rotina.
Para quê servem as etiquetas das roupas?
Muitos brasileiros têm o habito de cortar a etiqueta da roupa ao chegar em casa, afinal, a etiqueta só serve para nos mostrar o tamanho da roupa, certo?
Errado! O motivo da existência destas tag estão ligadas à questões de controle e também de ética.
De acordo com a norma NM ISO 3758:2013, todo produto têxtil deve acompanhar consigo uma etiqueta que dispões das seguintes informações:
- Origem de produto
- Composição
- Cuidados
Desta forma, garantimos que ao comprar um produto têxtil, podemos confiar que sua procedência veio de um país que aborda rigidamente as exigências de combate à trabalhos análogos à escravidão.
Por este motivo, as lojas recusam efetuar a troca das roupas que tiveram sua etiqueta removida.
E por que o aumento no tamanho dessas tag?
Essa é uma pergunta muito interessante é está ligada à dois fatores: Globalização e Tecnologia
Do lado da globalização, é mais simples de compreender, afinal, muitos países possuem filiais em outros países. Um grande exemplo disso, são multinacionais que operam no Brasil.
Essas empresas por exemplo, podem ter tag voltada para vários países, idiomas ou regiões. Assim, as mesmas informações prestadas em português, vão ser repetidas, porém, em outros idiomas.
Qual é a relação da tecnologia neste caso?
Já a tecnologia, está presente nas etiquetas para um ganho de eficiência logística e também de registro da compra.
Se você pegar uma destas novas etiquetas e olhar contra a luz, será possível identificar um pequeno circuito eletrônico.
Este circuito pertence a tecnologia RFID.
O que é a tecnologia RFID?
A sigla RFID vem do inglês Radio frequency Identification que significa Identificação por radiofrequência. É uma uma tecnologia que permite a transmissão de dados entre duas fontes através de uma pequena aproximação.
É essa tecnologia que permite, por exemplo, um pagamento por aproximação na maquinha do mercado, a abertura de uma cancela no pedágio ou pagamento da passagem de ônibus.
No varejo, este tipo de etiqueta ganhou força, pois permite algumas inovações e uso de algumas ferramentas.
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Com o RFID, é possível por exemplo contar dezenas, centenas ou até mesmo milhares de produtos em questão de minutos.
O ganho disso é uma eficiência no fiabilidade do estoque das lojas. Afinal, uma possível ruptura no estoque é identificada muito mais cedo.
Outra vantagem que vêm ganhando popularidade é o famoso caixa de autoatendimento.
Porém, desta vez não será necessário mostrar o código de barras para que o caixa faça o registro de sua compra, basta simplesmente, colocar sua sacola de compras no leitor RFID.
Assim, sua compra inteira será registrada quase instantâneamente.
O resultado desta tecnologia é uma eficiência de tempo, diminuição de gestos e por fim, uma maior disposição de produtos nas lojas.