×
Starliner volta à Terra vazia: entenda por que a Nasa deixou dois astronautas presos no espaço!

Starliner volta à Terra vazia: entenda por que a NASA deixou dois astronautas presos no espaço!

A espaçonave Starliner da NASA finalmente fez o seu retorno à Terra neste último sábado (07) de setembro, mas sem os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams a bordo! A agência decidiu manter os dois fora da cápsula por motivos de segurança. O que será que rolou?

Perrengue chique no espaço! Espaçonave Starliner teve vazamento e equipamentos com falhas

 Segundo foi divulgado por várias mídias. A nave Starliner passou por vários perrengues: logo no início, a nave teve vazamento de hélio e os propulsores simplesmente pararam de funcionar em um momento do primeiro voo. 

Por causa desses problemas, a NASA decidiu não arriscar a vida dos astronautas e optou por mantê-los em segurança na Estação Espacial Internacional (ISS). Butch Wilmore e Suni Williams, que já estavam prontos para voltar à Terra, tiveram que adiar o retorno e permanecer a bordo da estação. Mas calma, gente, não precisa se desesperar! A solução já está a caminho: a dupla será resgatada somente em fevereiro do próximo ano por uma cápsula Crew Dragon da SpaceX. Até lá, os dois astronautas vão continuar seus trabalhos na ISS, enquanto todos nós ficamos na expectativa por esse resgate.

O que é a ISS?

A ISS, sigla para Estação Espacial Internacional (em inglês, International Space Station), pra ser o mais simplório possível, é como se fosse um “puxadinho” de luxo no espaço onde astronautas de vários países vivem e trabalham, girando em torno da Terra a mais de 400 km de altitude! A estação é resultado de uma parceria entre várias agências espaciais, como a NASA dos EUA e a Roscosmos da Rússia.

Lá os os astronautas vem e vão, podendo passar dias ou meses dentro da estação até ter um retorno de volta pra terra. Resumindo, é praticamente um “Big Brother” do espaço, só que com cientistas, e eles vivem na chepa, porque a comida só existe lá em sua forma desidratada.