A iniciativa internacional do Santander chamada #loudertogether selecionou cinco músicos pelo TikTok para formar uma banda internacional. Batizada de LoudT, o grupo gravou sua primeira música e videoclipe que será lançada nesta semana no TikTok do Santander, seguido por um documentário que contará sobre a experiência dos integrantes durante a gravação os conteúdos, obstáculos que tiveram que superar para criar sua primeira canção, e sonhos e ambições que os fizeram participar do projeto.
A banda é composta pelos músicos Mora, da Argentina, Onofre, do Brasil, Jesús Tejada, da Espanha, Yozi, do México, e Guadi, do Uruguai. O Louder Together levou os participantes para uma viagem a Barcelona, onde os cinco jovens se reuniram para, em menos de uma semana, compor uma música juntos e gravar um videoclipe. Para ajudá-los a aproveitar ao máximo essa experiência, o Santander forneceu toda a infraestrutura necessária e a oportunidade de trabalharem com a produtora White Horse, lar de artistas como Duki, Peso Pluma, Nathy Peluso, Bizzarap.
Os participantes se reuniram pela primeira vez no Angel Sound, onde Rosalía gravou “El mal querer” e parte de “Motomami”. Em Madri, puderam trabalhar nos clássicos estúdios Metropol, onde artistas como C. Tangana, Sebastián Yatra e Aitana produziram seus álbuns. Lá, os membros da banda tiveram a oportunidade de se encontrar com o artista espanhol e estrela do TikTok Omar Montes e vários produtores e receber conselhos importantes para suas futuras carreiras musicais.
Conheça Onofre, o brasileiro escolhido para formar a banda LoudT
Eduardo Onofre Duarte foi um dos escolhidos para compor a banda internacional do Santander. Nascido em Juazeiro, o baiano de 24 anos impressionou o júri com sua música “Seu Batom”, que tem referências de R&B, Jazz e RAP, escolhida entre os mais de 3.500 vídeos recebidos pelo Banco. Eduardo conta que, na época em que gravou o som, ele precisou fazer uma vaquinha entre seus amigos para financiar seu primeiro clipe.
“Para realizar a gravação, peguei um ônibus de Juazeiro até o município de Luís Eduardo Magalhães. Foram 16 horas de viagem para encontrar um amigo que me ajudou a produzir o clipe para meu vídeo no TikTok. Depois de um mês que eu postei a música, quando pensei que já tinham escolhido outra pessoa para a banda, recebi um e-mail do Banco, avisando que eu estava entre os ganhadores da Louder Together”, conta.
O artista foi surpreendido ao ser anunciado como o ganhador brasileiro da ação. Pela primeira vez em sua vida, ele viajou para São Paulo, onde se encontrou com a equipe do Santander para seguir direto para a Espanha, conhecer os outros integrantes, compor arranjos e participar de um videoclipe da primeira banda formada dentro de uma rede social.
“Nunca tinha ido sequer para São Paulo. E quando dei por mim, estava em Madri, com outros músicos que me apresentaram outras referências culturais. Enquanto eu falava de forró, samba e baião, os outros músicos me mostraram ritmos como lambada e salsa. Foi uma oportunidade incrível de entender a música de uma forma globalizada”, diz o músico.
“A ação reflete o desejo do banco de se conectar com a Geração Z, valorizando sua natureza criativa e colaborativa, e incentivando-os a dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos. O contato entre a marca e o grupo foi genuíno e enriquecedor. Para ser autêntico, esse projeto precisava ser 100% deles. Demos total liberdade para que trabalhassem e compusessem da forma como estão acostumados nas redes sociais, com flexibilidade e autonomia. Esse é o propósito do Santander: apoiar e incentivar nossos clientes a alcançarem seus sonhos”, afirma Juliana Cury, CMO do Santander.
A banda segue com uma proposta de que cada membro cante uma parte da música inspirada na cultura de seu país. Onofre entra na faixa cantando em ritmo de funk melódico, inspirado no rapper Xamã, que foi o embaixador da ação no Brasil. A ação contou com uma personalidade para cada país participante, sendo o DJ Tommy Muñoz na Argentina; o cantor Augusto Schuster no Chile; Dulce María, do grupo RBD, no México; o compositor Pedro Gonçalves em Portugal; e o cantor e compositor Facundo Balta no Uruguai. Eles ajudaram a selecionar os melhores talentos de cada país, entre as milhares de propostas de qualidade que foram recebidas.
A música é uma das alavancas que o Santander utiliza para comunicar e relacionar-se com os seus clientes e não clientes em todos os países em que opera. O banco lançou neste ano um canal de transmissão exclusivo no Instagram @santanderbrasil dedicado aos amantes da música. O projeto, batizado de SMUSIC, é uma plataforma global da instituição que integra todo o ecossistema musical e faz parte da oferta de valor não financeira do banco. Conteúdos exclusivos como entrevistas, sessões de música, playlists e calendário de eventos podem ser encontrados no canal.
Os seguidores terão acesso antecipado a links de pré-venda e eventos, e poderão desfrutar de músicas que não foram tocadas nos shows, ficando por dentro de todas as informações necessárias para aproveitar as experiências ao máximo, como horários e informações sobre os palcos.
“O SMUSIC representa uma estratégia inovadora para o Santander de potencializar uma plataforma que parte da nossa estratégia de consolidação de uma grande marca global. O projeto se une com a música como um ponto de conexão que aproxima e engaja de maneira espontânea. São essas ações que traduzem nosso compromisso em criar experiências únicas, estabelecendo um vínculo emocional com nossos clientes,” conclui a executiva.