Imagina o bafo: o Enem 2024 soltou uma questão citando Game of Thrones, e claro, o famigerado final polêmico da oitava temporada. A questão tocava naquele nervo ainda sensível dos fãs, lembrando que as sete primeiras temporadas foram aclamadas, mas a oitava… um verdadeiro desastre na opinião geral, principalmente por conta do desfecho da Daenerys Targaryen.
Enem 2024 – Questão 23: Game of Thrones
“As reações à sétima temporada foram o ápice do último estágio em Game of Thrones. De forma alguma, este que vos fala seria capaz de argumentar que a série é perfeita, mas os defeitos que existem aqui sempre existiram, de uma forma ou de outra, durante os sete anos em que ela esteve no ar. Os dois roteiristas foram brilhantes em traduzir os personagens intrincados e conflituosos da obra de George
R. R. Martin, mas nunca souberam exatamente como fazer jus a eles (e especialmente a elas, as mulheres da trama).
A verdade é que, com tudo isso e mais Ramin Djawadi evocando sentimentos e ambientes improváveis com sua trilha sonora magistral, a série não conseguiria ser ruim nem se tentasse, mas continua sendo uma pena que, ao buscar o seu final com tanta sede e tanta celeridade, Benioff e Weiss tenham tirado sua qualidade mais preciosa: o fôlego, a paciência e o detalhismo que faziam suas palavras se levantarem do papel e ganharem vida.”
Disponível em: https://observatoriodocinema.uol.com.br.
Acesso em: 29 nov. 2017 (adaptado).