Se 2024 foi o ano em que os viajantes escaparam da burocracia para viagens sem visto para a Europa, 2025 será o ano em que as mudanças vem à tona. Agora, brasileiros e viajantes de 48 países podem solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), válida para o Reino Unido, a partir desta quarta-feira (8).
A Autorização Eletrônica de Viagem é um novo esquema digital de registro para viajantes que não precisam de visto para entrar no Reino Unido.
Antes, esses visitantes podiam embarcar em um voo e se apresentar no controle de passaportes ao chegar, mas agora, será necessário obter uma autorização prévia para viajar para o Reino Unido.
Veja o que você precisa saber sobre as novas regras:
Quem precisa do ETA?
Quem não precisa de visto para viajar para o Reino Unido precisará, agora, do ETA. Uma “autorização eletrônica de viagem” que libera sua entrada no país antes da viagem. É o equivalente britânico do ESTA dos Estados Unidos — uma autorização obrigatória, paga e com verificação de segurança realizada antecipadamente.
O esquema foi lançado para cidadãos do Conselho de Cooperação do Golfo em 2024, sendo que a próxima fase será expandi-lo para outros viajantes não europeus — incluindo os seis milhões de turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que visitam o Reino Unido anualmente. A lista completa dos 48 países que precisam do ETA pode ser consultada no site oficial do governo britânico.
Viajantes desses países precisarão do ETA para entrar no Reino Unido a partir de 8 de janeiro. A única exceção são os cidadãos da União Europeia, que precisarão de ETA para entrar a partir de 2 de abril de 2025.
Cidadãos desses países que já residem no Reino Unido não precisam de ETA.
O esquema é para “visitas curtas” ao Reino Unido, de até seis meses, para turismo e negócios. Existem outras categorias de ETA, incluindo para estudos de curto prazo e trabalhos permitidos. Estas estão listadas no site oficial do governo do Reino Unido.
O ETA é um visto?
Embora algumas pessoas estejam se referindo a isso como um visto, na verdade, o ETA é uma isenção de visto. Viajantes de países que ainda precisam de visto para entrar no Reino Unido continuarão a precisar solicitar o visto. Eles, no entanto, não precisarão solicitar o ETA.
Os países adotam a reciprocidade em questões de imigração. Quando os Estados Unidos introduziram o ESTA em 2009, era inevitável que países sujeitos a esse sistema criassem seus próprios esquemas semelhantes.
Como obter o ETA?
O custo é de £ 10 (cerca de R$ 76 na cotação atual), e você pode solicitar pelo aplicativo oficial listado no site do governo do Reino Unido ou diretamente online.
Os aplicativos, para iPhone e Android, são mais rápidos, com tempos de processamento de cerca de 10 minutos. Certifique-se de solicitar através dos canais oficiais, em vez de sites de terceiros, que podem cobrar taxas extras e são menos seguros no manuseio dos seus dados.
Você precisará fazer upload de uma foto do seu passaporte, tirar uma selfie enquanto faz a solicitação, fazer o upload da foto e responder a várias perguntas sobre seus planos. O processo online leva cerca de 20 minutos e deve ser feito de uma vez, não há opção de salvar e continuar depois.
Normalmente, a decisão é dada em até três dias — embora o governo avise que isso pode levar mais tempo. Você pode viajar para o Reino Unido enquanto aguarda a decisão, caso precise visitar urgentemente; no entanto, deve ter feito a solicitação antes da viagem.
Vale lembrar que ter um ETA não garante entrada no Reino Unido. Você ainda precisará passar pelo controle de passaportes, e os oficiais da Border Force têm a palavra final sobre sua entrada no país.
Por quanto tempo o ETA será válido?
A validade do ETA é de dois anos, com entradas múltiplas, ou seja, você pode visitar o Reino Unido quantas vezes desejar dentro desse período. No entanto, ele estará vinculado digitalmente ao seu passaporte. Portanto, se você renovar o passaporte durante esse período, o ETA não será mais válido e será necessário solicitar um novo.
Famílias podem obter um ETA conjunto?
Cada pessoa que entrar no Reino Unido precisa de seu próprio ETA, incluindo crianças e até bebês. Porém, você pode fazer a solicitação em nome de outra pessoa.
Isso significa que posso ficar o tempo que eu quiser?
O ETA é válido apenas para estadias curtas, de até seis meses.
E se eu estiver apenas em trânsito pelo Reino Unido? Ainda preciso do ETA?
Qualquer pessoa que entrar em solo britânico, mesmo que seja apenas para uma conexão rápida, precisará de um ETA. Isso é o mesmo para viajantes em trânsito pelos EUA, que também precisam do ESTA. Você não é autorizado a passar pelo controle de passaportes para a área de trânsito sem o ETA.
Isso cobre também minha entrada na Europa?
Para entrar na Europa, é necessário o ETIAS — a isenção de viagem da UE, que também muito adiada, mas está prevista para começar em 2025. Fique atento para mais detalhes conforme a contagem regressiva se aproxima.