Um terremoto de magnitude 3,7 sacudiu nesta segunda-feira (17) o estado americano de Utah, sem deixar feridos e causando danos materiais.
Este tremor, o mais forte na região desde 2020, onde ocorreu em meio à luta no país contra a pandemia do coronavírus. Na época, o terremoto foi de 5,9 graus, causando desastres materiais no país.
O evento que não acontecia há 4 anos, tem três dias consecutivos de terremotos somente em Salt Lake City.
O epicentro do terremoto foi localizado a 4 quilômetros da cidade de Salt Lake City, informou a agência geofísica USGS.
O Salt Lake Tribune informou que não houve relatos de danos a residências e empresas.
O terremoto foi seguido por mais de 25 tremores secundários, o mais forte de magnitude de 2,5, informou o USGS.
Utah é conhecido por sua grande diversidade geológica e seus parques nacionais, com desfiladeiros espetaculares.
Salt Lake City não tinha indícios de terremotos desde 2020
O sismo de Salt Lake City de 2020 ocorreu aproximadamente às 07:09 , na manhã de 18 de março de 2020. atingindo uma magnitude de 5,7. O abalo teve o epicentro a 6 km (3.7 mi) a norte-nordeste de Magna, Utah.
Foi o sismo mais forte do estado desde 1992 e causou quedas de energia perto do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, e a interrupção das atividades no aeroporto. A torre de controle foi evacuada e os passageiros nos terminais e saguões foram transferidos para os ônibus.
Os carros do sistema ferroviário leve TRAXeram mantidos nas estações mais próximas. Aproximadamente 55.000 pessoas ficaram sem energia elétrica em todo o Vale de Salt Lake Mais de 77 tremores secundários foram registrados dentro de duas horas após o tremor principal, o maior deles 4,4 sismo de magnitude que ocorreu 53 minutos após o choque primário.
Tremores intensos foram sentidos no centro de Salt Lake City, e o sismo foi sentido em Wyoming. Os itens foram arrancados das paredes e prateleiras de residências e empresas, e os tijolos das fachadas. O Distrito Escolar de Weber cancelou suas aulas para avaliar os danos causados pelo abalo. Sismo de magnitude semelhante afetam Utah aproximadamente uma vez a cada década.
Até no sul de Idaho se relataram pequenos tremores do abalo.