in

Ana Carolina lança “Ainda Já – Vol. 1”, EP com músicas inéditas

As novas canções se juntam aos grandes sucessos dos 25 anos de carreira da cantora no repertório da turnê “25 Anas”, dirigida por Jorge Farjalla e produzida pela Global Music. A estreia nacional acontece no dia 12/07, no Rio de Janeiro, com apresentações já confirmadas e esgotadas em diversas cidades do Brasil

Créditos: Pedro Dimitrow

Seis anos se passaram desde a última vez em que a cantora Ana Carolina entregou ao público novas músicas. Ao longo desse período, a artista viajou pelo Brasil e mundo com turnês celebradas e apresentações lotadas. Mas a vida, mesmo em movimento, se remodela e apresenta novas cores. Acaba, enfim, a espera. Ana Carolina lança hoje seu mais novo e aguardado EP “Ainda Já – Vol. 1” (Sony Music), composto por cinco músicas inéditas e autorais, parte fundamental da comemoração de seus 25 anos de carreira.

Em “Ainda Já – Vol. 1”, Ana Carolina celebra sua trajetória que ganhou notoriedade a partir de novembro de 1999, porém com a diversidade musical que somente o tempo pode aprimorar. Observadora voraz dos sentimentos e com uma capacidade única de traduzi-los em palavras e melodia, o fio condutor do romantismo que a acompanhou durante sua carreira perpassa em todo o projeto. Ao longo das 5 canções de “Ainda Já – Vol 1”, a artista passeia com maestria em diversas facetas da MPB, misturando ritmos como baladas pop, marcha rancho, pop rock e até sonoridades que flertam com a delicadeza da bossa nova.

O título “Ainda Já” traduz com precisão o espírito desse novo projeto: uma celebração dos 25 anos de trajetória de Ana Carolina que, ao mesmo tempo, aponta para os caminhos sonoros que ela começa a desbravar. Com faixas autorais, o EP resgata a força criativa que marcou o álbum N9ve — o último em que coassinou todas as músicas com seus parceiros. Neste novo momento, ela se conecta a uma geração de compositores contemporâneos, como Umberto TavaresJefferson JúniorAriel DonatoCarol MarcílioPedro BrederTiê Castro e Juliano Valle. Sem deixar de lado os encontros que ajudaram a construir sua identidade musical, Ana Carolina também retoma parcerias já consagradas com nomes como Bruno CalimanAntonio Villeroy e Edu Krieger. A produção do EP é assinada pela própria Ana Carolina — que também responde pela direção artística — em parceria com Iuri Rio Branco.

Esse EP nasce do desejo de pensar caminhos novos, mas com os pés firmes nas minhas raízes. É fruto de um processo autoral em que me abro para o inesperado — experimentando com artistas com quem nunca havia dividido notas, descobrindo novas paisagens sonoras e formas de dizer. Ao mesmo tempo, celebro os encontros que marcaram minha trajetória nesses 25 anos e que me presentearam com músicas que carregam pedaços da minha história. Esse trabalho representa uma travessia — uma ponte entre quem eu fui até aqui e a artista que escolho me tornar daqui pra frente”, compartilha Ana Carolina.

Confira um faixa a faixa do EP “Ainda Já – Vol. 1”:

Quem Dera Eu Seu Zé (Ana Carolina/Bruno Caliman)

Não por acaso, essa canção foi escolhida como a faixa de trabalho do novo projeto. Com sensibilidade, leveza e uma boa dose de bom humor, narra a história de alguém mergulhado na dor de um amor não correspondido. Em uma balada romântica de forte apelo popular, Ana Carolina constrói um retrato vívido da entrega apaixonada, tocando o ouvinte tanto pela emoção quanto pela leveza cômica das situações, enquanto desabafa com o vigia do prédio, Seu Zé.

A letra, envolvente e espirituosa, equilibra emoção e comicidade, traçando um retrato sincero da entrega amorosa, com todas as suas fragilidades e exageros. Ao trazer esse olhar bem-humorado para uma situação tão universal, Ana Carolina toca o coração do público ao mesmo tempo em que arranca sorrisos. Porque, no fim das contas, quem nunca sofreu por amor? E quem nunca confiou suas dores a um Seu Zé da vida?

Compasso da Contradição (Ana Carolina/Antonio Villeroy)

A dupla de compositores que produziu “Garganta”, um dos maiores hits da trajetória de Ana Carolina, volta à cena com uma faixa que segue o estilo das marchas rancho, de pegada mais lenta e cadenciada. Aqui, a cantora reflete sobre as belezas e desafios do viver, dialogando intimamente com o violão, outro protagonista de sua carreira.  

Crime Perfeito (Ana Carolina/Umberto Tavares/Jefferson Júnior)

Influenciada pela atmosfera rock de seu último trabalho — o elogiado “Ana Canta Cássia” — Ana Carolina estreia sua parceria com Umberto Tavares e Jefferson Júnior em uma faixa marcada por uma melodia conduzida por uma guitarra poderosa, que a torna única dentro do repertório do EP. Com uma sonoridade intensa e envolvente, a música fala sobre um romance proibido, em que a pessoa amada é retratada como cúmplice em uma paixão que desafia limites.

Ex (Ana Carolina/Umberto Tavares/Jefferson Júnior)

Além de cantora e compositora, Ana Carolina é também uma reconhecida poeta. Na faixa “Ex”, dá espaço à sua veia literária e entrega uma verdadeira poesia concreta, rica em aliterações e construída como um jogo de palavras que cresce em ritmo e intensidade, quase como um fôlego que se esgota. A melodia é delicada e ressalta a potência vocal de Ana Carolina, que, acompanhada por instrumentos de cordas, traduz com emoção e profundidade as nuances de um fim de relacionamento.

Mãe (Ana Carolina)

“Mãe” é a única faixa do EP composta exclusivamente por Ana Carolina e talvez por isso seja também a mais pessoal e comovente do repertório. Em uma verdadeira carta musical, a artista transforma suas memórias e sentimentos em melodia, criando uma homenagem emocionante à sua mãe, Aparecida de Souza, que faleceu em 2023. A canção transborda afeto, e revela uma Ana Carolina de coração aberto, cantando a presença eterna de quem foi uma das figuras mais importantes de sua vida. “Mãe” é um registro íntimo, quase confessional, que convida o ouvinte a compartilhar um pedaço profundo da história da artista.

Turnê “25 Anas”

Celebrando 25 anos de uma das trajetórias mais marcantes da Música Popular Brasileira, a multiartista, que dá voz a sucessos que atravessam gerações, estreia sua turnê inédita, “25 Anas”, com direção de Jorge Farjalla, no dia 12 de julho, no Rio de Janeiro. O projeto, que está prestes a chegar aos aos palcos, já conquistou o público, e devido àalta demanda ganhou shows extras em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de outras nove novas datas em todo o Brasil. Confira todas as datas anunciadas até o momento:

  • 12 de julho de 2025 – Rio de Janeiro/RJ  – Qualistage –ESGOTADO
  • 19 de julho de 2025 – Garanhuns/PE –  Festival de Inverno – NOVA DATA
  • 01 de agosto de 2025 – São João de Meriti/RJ – Via Music Hall – NOVA DATA
  • 02 de agosto de 2025 – Guapimirim/RJ – Praça Paulo Terra (Festival de Inverno)  – NOVA DATA
  • 14 de agosto de 2025 – Remígio/PB – Praça Pública (Caminhos do Frio) – NOVA DATA
  • 16 de agosto de 2025 – São Luís/ MA – Arena Dux
  • 22 de agosto de 2025 – Porto Alegre/ RS – Auditório Araújo Vianna
  • 23 de agosto de 2025 – São Paulo/ SP – Espaço Unimed – ESGOTADO
  • 31 de agosto de 2025 – São Paulo/ SP – Espaço Unimed – DATA EXTRA
  • 12 de setembro de 2025 – Pirenópolis/GO – Sesc Goiás – NOVA DATA
  • ⁠13 de setembro de 2025 – Curitiba/ PR – Teatro Guaíra
  • 19 de setembro de 2025 – Rio de Janeiro/RJ  – Qualistage – DATA EXTRA
  • 20 de setembro de 2025 – Tiradentes/MG – Santíssimo Resort – NOVA DATA
  • 03 de outubro de 2025 – Vitória/ES – Espaço Patrick Ribeiro – NOVA DATA
  • 18 de outubro de 2025 – Cuiabá/MT – Allure Music Hall – NOVA DATA
  • 15 de novembro de 2025 – Belo Horizonte – BeFly Hall

A proposta do espetáculo ganha forma na fusão simbólica de versos de dois de seus clássicos: “O tempo faz tudo valer a pena e nem o erro é desperdício”, de “O Avesso dos Ponteiros”, e “Se precisar de alguma coisa / vá lá no meu armazém / Tem de tudo, quase tudo tem”, de “Armazém”. Juntas, essas frases ecoam a essência da nova produção — uma celebração da carreira plural e multifacetada da artista. No show, assim como em toda sua trajetória, cabem harmoniosamente 25 (ou talvez mais) Anas, seja aquela dos grandes sucessos, das mais variadas sonoridades e, claro, do olhar atento sobre seu tempo e seu futuro.

Dividido teatralmente em cinco atos não cronológicos — “A História”, “A Paixão”, “A Memória”, “O Reencontro” e “A Celebração”, o show é permeado por grandes sucessos, elementos cênicos e projeções em LED que ajudam a contar, de forma quase cinematográfica, as eras vividas pela cantora. É também nesse “armazém” simbólico que o público terá acesso, em primeira mão, às faixas inéditas do projeto Ainda Já, que serão apresentadas ao vivo pela primeira vez.

O tempo é a razão disso tudo. Revisitar meus 25 anos de carreira é essencial neste show, mas quero também que o público viaje comigo para o agora e para o que ainda está por vir. Essas novas canções refletem meu presente e antecipam os caminhos que pretendo trilhar nos próximos anos”, explica Ana Carolina.

Todas as informações sobre venda de ingressos para os shows anunciados, novas datas adicionadas e os lançamentos podem ser encontradas no site oficial de Ana Carolina e suas redes sociais.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Gabriel Nascimento

Jornalista, editor-chefe do Nation POP, empreendedor, especialista em Marketing, Registro de Marcas & Creator Economy.

Música é seu segundo oxigênio, não vive sem! Vocês podem se conectar através das redes sociais abaixo

Gilberto Gil é destaque no The New York Times com a sua última turnê, TEMPO REI

CenterVale Shopping sedia Festival Vinhos de Bicicleta com vinhos artesanais e rótulos raros