Em 2019, a Casa Guilherme de Almeida completa 40 anos e o falecimento de seu patrono faz 50. Sendo assim, o museu não poderia deixar de homenagear o renomado poeta que inspirou o nascimento da Casa. “Guilherme de Almeida em Cena: 40 anos da Casa Guilherme de Almeida” será no dia 13 de julho, entre 11h e 18h. Desta vez, o evento anual contemplará três das diversas vertentes artísticas exploradas por ele: o teatro, o cinema e a poesia. Para participar basta se inscrever pelo site do museu, que é integrante da Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
Abrindo as homenagens, às 11h, o grupo de estudos coordenado pela atriz e jornalista Fernanda Assef apresentará a leitura dramática do texto teatral O homem só escrito por Guilherme em 1949. Já às 14h, o museu exibirá o filme Tico-tico no fubá (1952), que narra a vida do compositor Zequinha de Abreu, cujos diálogos foram escritos pelo poeta. Logo após, haverá uma conversa com o crítico Luciano Ramos a respeito da história da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, produtora da obra.
E fechando a programação, às 17h, será lançado o livro Caleidoscópio, antologia poética organizada pelos alunos do Grupo de Pesquisa e Análise da Obra Poética de Guilherme de Almeida, sob coordenação de Marcelo Tápia, diretor dos Museus-Casas Literários, e Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa.
Serviço: |
---|
“Guilherme de Almeida em Cena: 40 anos da Casa Guilherme de Almeida” Sábado, 13/7 – entre 11h e 18h 11h: Leitura dramática de texto teatral escrito por Guilherme de Almeida 14h: Exibição do filme Tico-tico no fubá (1952) 17h: Lançamento do livro Caleidoscópio Casa Guilherme de Almeida Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391 Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h |
www.casaguilhermedealmeida.org.br |