Japan House São Paulo exibe exposição inédita no Brasil

A mostra Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, reconhecida como patrimônio imaterial do Japão se encontra em exibição gratuita na Japan House São Paulo e entrega deslumbres de conhecimento e reflexão.

A Exposição Kumihimo explora a história e a evolução da confecção de cordões de seda e é apresentada pela Domyo, empresa familiar de Tóquio que produz cordões de seda artesanalmente desde 1652.

Em japonês, kumihimo significa “cordas trançadas”. O termo é utilizado para se referir à amarrações de três ou mais feixes de fios de seda, formando cordões a partir da sobreposição diagonal desses fios de maneira regular e uniforme.

Entre 24 de maio e 28 de agosto, a Japan House São Paulo apresenta de forma gratuita e inédita no Brasil, a exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo. A empresa familiar tradicional sediada em Tóquio, que há mais de dez gerações produz artesanalmente cordões de seda, feitos à mão por artesãos que trabalham exclusivamente para a companhia.

Continua depois da publicidade

Conferimos de perto a exposição e conhecemos a evolução histórica do kumihimo no Japão acompanhados de uma guia, além de explicar sobre a construção dos trançados e explorar possibilidades futuras para seu uso, observamos tudo isso a partir de três grandes instalações, mais de 30 reproduções de peças de kumihimo históricos, ferramentas utilizadas pelos artesãos e vídeos que contam com recursos de acessibilidade.

“Para nós é muito importante poder colocar o público brasileiro em contato com esse bem cultural tão significativo do Japão e apresentar a experiência e os conhecimentos adquiridos pela empresa Domyo desde 1652. Exposições como esta reforçam a missão da Japan House São Paulo de apresentar o Japão de hoje com práticas que podem se perpetuar por séculos. E reiteram nossa aproximação com base também em trançados simbólicos”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição Kumihimo ainda conta com recursos de audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis. A exposição faz parte do projeto de itinerância global da Japan House, com passagem por Los Angeles, agora em São Paulo e, na sequência, Londres.

Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º andar) – São Paulo, SP
Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reserva antecipada opcional.

Curtiu o conteúdo? Segue a gente no Instagram também!

Glória Santos
Glória Santos
Jornalista início de carreira apaixonada pela vida, pela escrita e comunicação :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
@portalnationpop

FrexxquinhasNews

Em alta

Shows & Festivais

Frexxxquinhas News