in

Leiturinha lança “Labareda”, um mergulho na ambientação do Maracatu rural para crianças de todo o Brasil

Livro de Gabriela Romeu, autora vencedora do Jabuti, e Bruna Lubambo oferece uma janela para o Brasil profundo, despertando o fascínio pela diversidade cultural do país

Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, anuncia o lançamento de Labareda, novo título do selo Originais Leiturinha. Escrito por Gabriela Romeu e ilustrado por Bruna Lubambo, o livro convida os jovens leitores a conhecer uma manifestação cultural vibrante e encantadora: o Maracatu rural, expressão tradicional da zona da mata de Pernambuco. A história aborda temas como identidade, pertencimento e a busca por um lugar no mundo.

Narrado com lirismo, poesia e mistério, o livro conta a história de uma menina que, todos os anos, aguarda a chegada do caboclo de lança, figura emblemática do folguedo popular. Entre tambores, cores e mistérios, o livro conduz a criança por uma jornada de identidade, pertencimento e descoberta. Ao fim, a menina se transforma em Faísca, símbolo da força que arde dentro de quem encontra seu lugar no mundo.

Para a autora, se uma palavra pode definir as relações das crianças da zona da mata de Pernambuco com este folguedo, ela é “encantamento”. “Rodando há mais de 20 anos o país de norte a sul, eu pesquiso a relação das crianças brasileiras com o seu lugar, território, como se relacionam com os saberes locais e manifestações culturais do lugar em que vivem. Esse livro nasce da minha observação das crianças da zona da mata pernambucana, ao perceber o fascínio pelo Maracatu”, explica Gabriela Romeu.

O conto de Labareda se abre a uma paisagem e a uma manifestação cultural ainda pouco conhecidas por crianças que habitam outras regiões do país. “As crianças vão poder ter acesso a uma realidade brasileira muito diferente e distante da sua, como uma janela que se abre no horizonte, levando a história do caboclo de lança”, comenta Gabriela.

A história traz a força da cultura popular brasileira e acontece pelos quintais e terreiros de muitas comunidades Brasil afora. A autora ressalta a preocupação em guardar um certo mistério no ar, em não desnudar essa figura tão encantadora de forma superficial. “Acontecem algumas revelações na história. Como a obra fala do fascínio e encantamento dessa criança que cresce em um contexto forte do folguedo, eu quis que o público pudesse acompanhar o mistério e a beleza de algo que ele não sabe o que é exatamente. Assim, o leitor vai se perguntando, ao longo da história, ‘O que é isso? O que exatamente está guardado naqueles sons que vêm do caboclo de lança?’”.

A obra tem linguagem narrativa poética e sensorial: explora sons, cores e movimentos para construir e transportar a atmosfera festiva do Maracatu para as crianças. A riqueza, aprofundamento e detalhamento da linguagem contribui para o desenvolvimento de uma fluidez, sensibilidade artística e apreciação literária.

Maracatu é uma manifestação cultural tradicional de Pernambuco. Ele mistura música, dança, teatro e religiosidade. É uma expressão forte da cultura afro-brasileira e tem presença marcante no Carnaval do Recife e de Olinda. O maracatu rural, ambientado na história de Labareda, é mais ligado à zona da mata de Pernambuco, com influência do catolicismo popular e caboclinhos, usando fantasias coloridas e uma batida mais leve.

Gabriela Romeu é escritora, jornalista e documentarista. Especializada em produção cultural para infância com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e desenvolvidos em diferentes plataformas, como livros, documentários, sites e exposições. Ganhou o Prêmio Jabuti em 2017 com o livro Terra de cabinha.

Bruna Lubambo é ilustradora e escritora. Seu trabalho já foi reconhecido em diferentes prêmios e seleções. Foi finalista do prêmio Jabuti três vezes (2020, 2021, 2022). Ilustrou livros considerados como os melhores do ano (2021) pela Revista Crescer. Em 2021, 2022 e 2023, Bruna teve oito obras premiadas pelo Selo Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

Sobre a Leiturinha: Sobre Leiturinha by PlayKids: Editora e maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, conta, em 2025, com mais de 280 mil assinantes em todo país. Ao lado da PlayKids desde 2016, reafirma o compromisso de produtos e conteúdos seguros, criativos e cuidadosamente pensados por uma curadoria de especialistas em desenvolvimento infantil.. Essa união proporciona experiências divertidas de aprendizado que geram um impacto positivo no desenvolvimento das crianças. Leiturinha e PlayKids fazem parte da Sandbox Group, rede de empresas de aprendizagem com foco em criar conteúdos educacionais e divertidos para cada etapa do desenvolvimento. Presente em mais 7 países, Leiturinha vem expandindo sua atuação na Europa e EUA. Para mais informações acesse os sites: Brasil ou exterior.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Gabriel Nascimento

Jornalista, editor-chefe do Nation POP, empreendedor, especialista em Marketing, Registro de Marcas & Creator Economy.

Música é seu segundo oxigênio, não vive sem! Vocês podem se conectar através das redes sociais abaixo

Turnê “JONAS 20” dos Jonas Brothers estreia com exclusividade no Samsung TV Plus

Paraná alcança menor índice de homicídios da série histórica