A Primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São José dos Campos acontecerá no mês de junho de 2020. A proposta é que o evento ocorra no dia 7 domingo na região central do munícipio. A iniciativa está sendo organizada por uma comissão organizadora formada por movimentos, ativistas, artistas e casas noturnas. A expectativa da organização é que o evento conte com a participação de 20 mil pessoas.
A Parada LGBTQIA+ é um evento em caráter de protesto e festa, que acontece em diversos países, organizado por movimentos organizados da população LGBTQIA+, que busca dar visibilidade à realidade da nossa população ainda marcada pelo preconceito, violência e ausência de direitos. O Brasil é o país com o maior índice de violência contra homossexuais e transexuais no mundo, mas também possui a maior Parada do mundo na cidade de São Paulo.
O tema da primeira edição da Parada LGBTQIA+ em São José dos Campos será “Diversidade na Democracia – Lutando pelos Direitos Humanos e Cidadania”, com o intuito de promover a diversidade, a defesa dos Direitos Humanos, a cidadania e os direitos da população LGBTQIA+.
Em São José dos Campos e em todo o Vale do Paraíba, a população LGBTQIA+ é enorme. No entanto, a violência e a falta de direitos são uma realidade cotidiana. Por isso, o objetivo do evento é incentivar a união das pessoas, principalmente a comunidade LGBTQIA+.
A organização do evento está em diálogo com o Poder Público do munícipio, para obter autorização e acertar todos os detalhes que envolvam infraestrutura e segurança dos participantes. Além disso, também foi aberto um diálogo com a iniciativa privada que tenha interesse em apoiar a iniciativa.
A Parada do Orgulho de SJCampos contará com um grande evento no dia 08.02.2020 para inauguração e contagem regressiva da 1° Parada do Orgulho na cidade. O evento acontece a partir das 23h no Bariloche Bar e Eventos.
“É preciso celebrar essa grande conquista na cidade, há anos a comunidade LGBTQIA+ espera por esse momento e é inegável que em tempos sombrios seja na questão politica e na retirada de diretos, amar e celebrar as nossas vidas através de uma manifestação grandiosa como essa é extremamente importante e lindo”
diz João Vitor Souza, membro da Comissão Organizadora da Parada.