A 27ª edição do Cultura Inglesa Festival traz uma diversidade de linguagens que incluem música, teatro, cinema, slam, arte digital, e um fórum de educação, cultura e sociedade. Guiado pela palavra AÇÃO, o festival reúne artistas nacionais e internacionais, apresentando uma rica programação de 26 de setembro a 13 de outubro.
O público poderá conferir as atrações no Centro Brasileiro Britânico, Casa Natura Musical, Sala São Paulo, Sesc Consolação, Cinemateca Brasileira, Tendal da Lapa, CEU Paraisópolis e unidades da Cultura Inglesa (Morumbi, Granja Viana, Santo André, Vila Mariana, Pinheiros, Paraisópolis, Campinas e Osasco). A programação digital vai trazer pluralidade com atrações on demand na plataforma www.culturainglesafestival.com.br, durante todo o período do festival.
Em música, a programação tem o CIF in Concert, um show musical no dia 28 de setembro, sábado, às 19h30, na Casa Natura Musical, com as artistas Xenia França, Funmilayo Afrobeat Orquestra e DJ Evelyn Cristina. A apresentação tem entrada gratuita. A Orquestra Jovem do Estado realiza o concertona Sala São Paulo no dia 6 de outubro, domingo, às 16h. A programação CIF Soundsystem acontecerá no Tendal da Lapa no encerramento do festival, dia 13 de outubro, com o artista britânico Mr Williamz e line-up nacional.
Em teatro, a companhia Action Hero, do Reino Unido, encena o espetáculo The Talent nos dias 4 e 5 de outubro, sexta e sábado, às 20h, no Sesc Consolação. A performance é da atriz Gemma Paintin com direção de Deborah Pearson e James Stenhouse. O trio de artistas foi responsável pela criação da dramaturgia. A cia ainda vai ministrar a oficina Texto, voz e teatro: Novos caminhos para a performance (2 de outubro) na Unidade.
Com reggae e dub, a primeira edição do CIF Soundsystem conta com o time da África Mãe do Leão, uma das principais equipes em atuação com o reggae sistema de som no Brasil, e terá como atração internacional Mr Williamz (Reino Unido), além das artistas nacionais como Peroli, Lys Ventura,, Junior Dread, Mis Ivy, Aisha & Yaminah, Emcee Lê.
Em parceria com a Cinemateca Brasileira, o 27CIF apresenta ao ar livre três filmes icônicos: Back to Black (2024), O Iluminado (1980) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), respectivamente nos dias 4, 5 e 6 de outubro, sexta e sábado, às 20h, domingo, às 18h.
A 27ª edição do Cultura Inglesa Festival também realiza a série de conversas CIF Talks: Fórum Cultura, Educação e Sociedade no dia 2 de outubro, quinta-feira, no Centro Brasileiro Britânico, e que reflete sobre temas como Mediação Cultural; Cultura DEF; Arte e meio ambiente; Colaboração Internacional.
Criadas em parceria com o Playwrights’ Studio, da Escócia, o Drama For Change, chega à sua segunda edição promovendo reflexão sobre o tema da Justiça Climática, com a apresentação de duas peças curtas inéditas, no dia 5 de outubro, às 19h, no Centro Brasileiro Britânico.
No dia 9 de outubro, quarta-feira, às 17h30, será lançada a publicação The Book of Paraisópolis, um livro-guia bilíngue, iniciativa de arte educação dos ingleses Andy Field e Beckie Darlington, a partir do olhar de crianças do território.
O CIF Paraisópolis acontece no CEU Paraisópolis no feriado de Dia das Crianças, dia 12 de outubro, sábado, com várias atrações como oficinas, música, teatro, dança e batalha de Slam coordenada por Roberta Estrela D’Alva. Já o CIF DAY ocorre em várias unidades da Cultura Inglesa com uma programação multifacetada de oficinas e apresentações participativas.
A programação digital do 27º Cultura Inglesa Festival inicia com conteúdos exclusivos on demand já a partir do dia 26 de setembro. Quem acessar a plataforma do 27º Cultura Inglesa Festival poderá curtir animações da Comfy Studio; conteúdo da 64 Million Artists; o Curta CIF, uma mostra de filmes de 90 segundos. Outro destaque será a 1ª Artes Digitais Cultura DEF com projetos artísticos inéditos criados e protagonizados por pessoas com deficiência. As apresentações do CIF in Concert, da peça britânica The Talent, e o Campeonato de Slam (versão Português e Inglês)serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma.
“O festival é um convite ao agir, individual e coletivamente, para assim celebrar, compartilhar momentos, dialogar e responder aos desafios e conquistas do nosso tempo. Ação está contida na palavra CelebrAção, no ano em que a Cultura Inglesa comemora 90 anos de existência. Tendo como eixo central a língua inglesa e a cultura britânica e do Commonwealth, o festival continua revelando as mais recentes tendências criativas do Reino Unido, os artistas que agitam a cena artística do Brasil e as formas em que a Arte e a produção de conhecimento respondem aos desafios do nosso tempo. Dedicamos atenção à questão da crise climática, desafio que requer uma ação urgente por parte da sociedade. Ao mesmo tempo, como evento cultural e de entretenimento e lazer, estes temas são um convite à reflexão mas também ao encontro, à troca e à celebração”, conta Liliane Rebelo, diretora de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa, conta Liliane Rebelo, diretora de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa”.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
MÚSICA
CIF in Concert com Xênia França, Funmilayo Afrobeat Orquestra e DJ Evelyn Cristina
28 de setembro, sábado, às 19h30. Grátis
Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo, 2134. Pinheiros, São Paulo – SP
O Show CIF in Concert: Xênia França, Orquestra Funmilayo e DJ Evelyn Cristina, homenageia a ancestralidade cultural afro-brasileira e seus reflexos na música contemporânea feita por mulheres. Atual vencedora do Grammy Latino 2023, Xenia França, cantora e compositora baiana radicada em São Paulo, vem ascendendo como um dos nomes mais proeminentes da música contemporânea brasileira. Já a Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta Afrobeat: Substantivo Feminino, o show tem o objetivo de divulgar cantoras e compositoras negras da África e do Brasil. A banda foi formada em 2019 pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e trompetista Larissa Oliveira. Com um diálogo de ritmos, a DJ Evelyn Cristina passa pelo lounge, nu-jazz, indie, soul music, eletro bossa, até chegar nos sambas, maracatu e na força do afrobeat.
Orquestra Jovem do Estado
6 de outubro, domingo, às 16h.
Sala São Paulo.
Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP.
Preço: R$ 60 (Inteira) e R$ 30 (Meia)
O concerto da Orquestra Jovem do Estado tem a regência de Cláudio Cruz com participação da violinista Elizabeth Fayette e a primeira metade do concerto mostra a obra de Benjamin Britten, importante compositor britânico do século 20 conhecido por uma obra vasta, tradicional e eclética. Também haverá a execução de composições de Lili Boulanger e Igor Stravinsky.
CIF Soundsystem – Mr Williamz (Uk) + Atrações Nacionais (Lys e Peroli)
13 de outubro, às 14h às 21h. GRÁTIS
Tendal da Lapa
R. Guaicurus, 1100 – Água Branca, São Paulo – SP, 05033-002
A primeira edição do CIF Soundsystem conta com o time da África Mãe do Leão, uma das principais equipes em atuação com o reggae sistema de som no Brasil, e terá como atração internacional Mr Williamz (Reino Unido). Artista de reggae/dancehall do oeste de Londres aclamado pela crítica, Mr Williamz é conhecido pelos fãs de reggae em todo o mundo como um arquiteto lírico de sistema de som original, tendo se consolidado recentemente na vanguarda da música e cultura rave do Reino Unido. Ainda no line-up nacional, estão Peroli, Lys Ventura,, Junior Dread, Mis Ivy, Aisha & Yaminah, Emcee Lê.
14h às 15h30 – África Mãe do Leão featuring Junior Dread
15h30 às 16h45 – Lys Ventura featuring Mis Ivy
16h45 às 18h – Aisha & Yaminah featuring Emcee Lê
18h às 19h – Peroli
19h às 20h – Mr Williamz
20h às 21h – África Mãe do Leão
TEATRO
The Talent – Action Hero
Dias 4 e 5 de outubro, sexta e sábado, às 20h.
Sesc Consolação – Teatro Sesc Anchieta
Rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Preço/link:Mais informações em breve
A companhia Action Hero, do Reino Unido, encena o espetáculo The Talent, uma trama sobre a voz e a presença humana no século 21. Onde vive a voz agora? Como a voz dessa mulher irá viver, fora do corpo dela, se puder ter vida própria? Quais fantasmas irão nos perseguir no futuro? E qual poderá ser o legado da voz humana em um futuro não-humano
O coletivo é a colaboração entre os artistas Gemma Paintin e James Stenhouse na criação de performances, instalações, práticas sociais, trabalhos de áudio e muito mais. Além da extensa turnê internacional aclamada pela crítica e pelo público, a companhia tem recebido subsídios, bolsas de estudos, comissões e residências de diversas partes do mundo. Eles publicaram dois livros e contribuíram com vários outros. Action Hero é associado ao Forest Fringe e membro dos coletivos de artistas Residence e The Brunswick Club.
Oficina Texto, voz e teatro: Novos caminhos para a performance
Dia, 2 de outubro, quarta-feira, às 10h
Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Inscrição: Link para inscrições em breve
A oficina está destinada a artistas, criadores de teatro, atores, escritores e profissionais criativos interessados em formas alternativas de criar e escrever para a performance. Será conduzida em inglês, com tradução para o português. Os participantes devem trazer um telefone que faça gravações de voz. Duração 3 horas.
CINEMA
Sessões ao ar livre
Back to Black (4 de outubro sexta, às 20h)
O Iluminado (5 de outubro, sábado, às 20h)
Harry Potter e a Pedra Filosofal (6 de outubro, domingo às 18h). GRÁTIS
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04021-070
Back to Black conta com direção de Sam Taylor-Johnson e narra a carreira da artista Amy Winehouse. Sua curta carreira profissional é apresentada desde os seus primeiros dias em Candem até a produção de seu álbum inovador, Back to Black, que impulsionou sua fama globalmente.
O clássico de Stanley Kubrick, O Iluminado, se passa durante o inverno no estado do Colorado (EUA), onde um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.
Com direção de Chris Columbus, Harry Potter e a Pedra Filosofal marca o início da saga criada por J. K. Rowling do bruxo Harry Potter (Daniel Radcliffe) , junto com seus amigos Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).
ARTE E EDUCAÇÃO
CIF Talks: Fórum Cultura, Educação e Sociedade
2 de outubro, quarta-feira, das 10H às 19h30. GRÁTIS
Centro Brasileiro Britânico (CBB)
R. Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05428-002
Link com mais informações em breve
No contexto do projeto CIF Talks, criado em 2020 com o objetivo de refletir, dialogar e produzir conhecimento coletivamente sobre o mundo contemporâneo, o CIF realiza este Fórum Cultura, Educação e Sociedade que permeia aspectos chave dos eixos curatoriais de sua 27º edição: Ação.
Em um dia recheado de debates com convidados especiais, o festival abordará temas como Mediação Cultural, Cultura DEF, Arte e Meio Ambiente, e Colaboração Internacional. O evento conta com a participação de convidados de várias regiões do Brasil, e também do Chile, México e Reino Unido.
Drama For Change
Dia 5 de outubro, sábado, às 19h. GRÁTIS
Centro Brasileiro Britânico (CBB)
R. Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05428-002
O Drama For Change chega à sua segunda edição promovendo reflexão sobre o tema da Justiça Climática a partir de duas peças curtas inéditas, criadas em parceria com o Playwrights’ Studio, da Escócia. As peças foram desenvolvidas a quatro mãos por dois dramaturgos premiados, Jhonny Salaberg (Brasil) e Jenna Watt (Escócia) sob a coordenação de Péricles Silveira, coordenador da área de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa. O processo envolveu uma escuta horizontal com jovens alunos da Cultura Inglesa das turmas de Paraisópolis e Guarulhos.
CIF Paraisópolis
Feriado de Dia das Crianças, dia 12 de outubro, sábado. GRÁTIS
CEU Paraisópolis
Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi – CEP: 05712040
O CIF Paraisópolis será realizado com várias atrações: Orquestra Filarmônica de Paraisópolis; Drama For Change – com alunos da Unidade Paraisópolis; Oficina Planta-Colagem com Manuela Eichner; Oficina de Slam; Eu sou o mar – teatro para crianças, com Marcia Nemer e Vitor Amato; espetáculo Onde o Sol não Chega; apresentação da Quadrela Cia de Dança.
CIF DAY
As atividades do CIF Day acontecem em seis unidades da Cultura Inglesa, de São Paulo e interior. São oficinas e espetáculos abertos à participação dos alunos, seus familiares, amigos e também ao público geral. Entre as atividades estão Oficina Planta-Colagem, com Manuela Eichner; espetáculo para jovens Eu não sou só isso, com a cia. Arthur-Arnaldo; peça para crianças Eu sou o mar, com Marcia Nemer e Vitor Amato.
Santo André (28 de setembro, das 14h às 17h)- Rua das Esmeraldas, 140 Santo André
Campinas (28 de setembro, das 14h às 17h) – R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 480 – Cambuí
Osasco (4 de outubro, das 16h às 19h) – R. Paulo Lício Rizzo, 344 – Centro
Vila Mariana (5 de outubro, das 14h às 17h) – R. Madre Cabrini, 413 – Vila Mariana
Granja Viana (5 de outubro, das 11h às 14h) – R. José Félix de Oliveira, 189 – Cotia
Morumbi (11 de outubro, das 14h às 17h) – Av. Dr. Guilherme Dumont Vilares, 1496 – Jardim Londrina
PROGRAMAÇÃO DIGITAL
De 26 de setembro a 13 de outubro,
A programação digital vai trazer pluralidade para o público com atrações on demand na plataforma do 27º Cultura Inglesa Festival. Entre elas estão o CIF in Concert com Xênia França, Funmilayo Afrobeat Orquestra e DJ Evelyn Cristina; três vídeos de animação da Comfy Studio: Black Barbie, The underestimated Villian, I’m Living in Ghana).
Outros destaques são The Talent, espetáculo da companhia britânica Action Hero; 1ª Artes Digitais Cultura DEF (Projetos artísticos inéditos criados ou protagonizados por pessoas com deficiência); vídeos dos classificados e vencedores Edital Curta CIF; Campeonato de Slam com coordenação de Roberta Estrela D’Alva; conteúdo sobre criatividade da 64 Million Artists.
As apresentações do CIF in Concert, da peça britânica The Talent, e o Campeonato de Slam (versão Português e Inglês)serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma.