Em um cenário onde os índices de agressão contra a mulher ainda preocupam, o CenterVale assume o protagonismo e transforma conscientização em ação. No dia 07 de agosto, data nacional de combate à violência contra a mulher, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a Patrulha Maria da Penha, o centro de compras promove uma programação de Agosto Lilás que vai além do discurso: preparação e força.
Entre as iniciativas, o destaque fica por conta das aulas gratuitas de defesa pessoal, que acontece nesta quinta-feira (7), das 14h às 17h30, próximo a Petz. O objetivo do encontro é reforçar a autonomia, a segurança e o preparo para que nenhuma mulher se sinta desamparada durante um episódio de violência. As interessadas devem se inscrever pelo app do shopping e comparecer com roupas confortáveis no dia da ação.
A atividade será conduzida por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para três turmas com duração de 40 minutos. As técnicas ensinadas são práticas voltadas para situações do cotidiano. Não é preciso preparo físico para participar. Na ocasião, também será distribuída uma cartilha com orientações e informações sobre prevenção e apoio às vitimas de violência.
Durante todo o mês, o shopping também convida o público para participar do “Mural do Respeito”, um painel interativo montado também próximo à Petz, onde o público poderá deixar mensagens de encorajamento, apoio e solidariedade para mulheres que estão enfrentando momentos difíceis, seja por violência física, emocional ou doméstica.
“O Agosto Lilás é um chamado à ação. Com essas iniciativas, queremos mostrar que as mulheres que passam pelo shopping não estão sozinhas. Aqui, elas podem encontrar um espaço de acolhimento e orientação. Infelizmente a violência tende a isolar as vítimas, mas a empatia do coletivo pode conectar e fortalecer” destaca Fernanda Studart, gerente de marketing do CenterVale.
Lei da Maria da Penha e o incentivo a proteção
Agosto Lilás faz referência à Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto. O objetivo é promover o empoderamento feminino e oferecer ferramentas práticas para que as mulheres possam se defender em situações de risco.
Patrulha Maria da Penha
Referência no atendimento a vítimas de violência doméstica, a Patrulha Maria da Penha foi criada em 2019 e já realizou mais de 1.400 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, resultando em 100 prisões por descumprimento de medidas protetivas.
O trabalho é realizado por equipes da GCM, com visitas periódicas e patrulhamento nos arredores dos locais frequentados pelas vítimas. O serviço prioriza o acolhimento e a privacidade, com viaturas descaracterizadas e presença de guardas femininas para mais conforto das atendidas.
A Patrulha também atua na prevenção, com ações educativas em escolas, empresas e eventos comunitários, abordando temas como os tipos de violência, canais de denúncia e sinais de alerta.
Serviço:
Campanha Agosto Lilás – CentroVale Shopping
Local: Corredor da Petz – Piso Vale
Aula de Defesa Pessoal: 07/08 – das 14h às 17h30 (três turmas – 40 minutos cada)
Realização: Guarda Civil Municipal (GCM)
Inscrições gratuitas: Inscrições pelo app do shopping
Mural do Respeito – disponível durante todo o mês de agosto