Comprou pacote de viagens na 123 Milhas e está aguardando a devolução do dinheiro? Então fique atento ao prazo, pois cerca de 800 mil clientes terão até o fim de novembro para consultar a lista de credores da empresa. E, este é o último prazo para pedir a inclusão ou a correção dos valores a receber.
Vale relembrar que em agosto de 2023, a 123 Milhas suspendeu os pacotes e a emissão de passagens promocionais, e passou a ser alvo de milhares de ações judiciais. Desde então os clientes aguardam a devolução do dinheiro investido em viagens que nunca aconteceram.
Para saber se está entre os 800 mil credores é muito simples, basta acessar o site da recuperação judicial:
- rj123milhas.com.br
- Clicar na aba “Lista 123 Milhas”
- Colocar o nome e verificar se existe alguma quantia de dinheiro a receber.
Este momento é importante para garantir que o dinheiro que tem a receber está correto. Se as informações do nome e valores estiverem corretos, não precisa fazer mais nada, só aguardar o desenrolar do processo.
Lembrando que os valores não corrigidos nem por juros e nem multa, o valor que está disponível é exatamente o da quantia investida na época da aquisição do pacote. Caso não concorde com o valor devido ou se o nome estiver incorreto, será necessário fazer uma contestação no mesmo site da recuperação judicial.
Meu nome não está na lista de credores da 123 Milhas, o que fazer?
Se ao fazer a busca pelo seu nome você não encontrá-lo, será preciso preencher as novas informações e anexar os documentos que comprovam o valor. Após o dia 26 de novembro, só será possível reaver o dinheiro através de uma ação na Justiça.
A Defensoria Pública de Minas Gerais fez uma cartilha da 123 Milhas com o passo a passo explicando tudo o que o consumidor precisa fazer para conseguir entrar na lista de credores. Mas não é nada complicado.
Após inserir seu nome, valores e provas da compra com os pacotes na 123 Milhas, basta aguardar o andamento do processo. Assim que fechar o prazo, sermarcada uma assembleia geral de credores, justamente para poder decidir e definir as condições de pagamento dessa proposta do plano de recuperação judicial.
O Grupo 123 Milhas, em nota, informou que irá apresentar o seu plano de recuperação judicial no prazo estipulado pela Justiça. As empresas do grupo, como a MaxMilhas, por exemplo, estão operando normalmente e têm como principal objetivo gerar recursos para honrar todos os compromissos financeiros.
Relembre o caso
Em 2023, a 123 Milhas anunciou a suspensão de pacotes e emissão de passagens da linha promocional “Promo”, que oferecia viagens com datas flexíveis previstas entre setembro e dezembro.
A empresa justificou a decisão por fatores econômicos adversos, como a alta demanda de voos e o aumento das taxas de juros, que mantiveram elevadas as tarifas.
Na época, a 123 Milhas informa que devolveria os valores pagos em vouchers corrigidos em 150% do CDI, podendoser utilizados para outros produtos da empresa. Entretanto, a recente crise financeira da empresa resultou em demissões e relatos de consumidores impedidos de utilizar os vouchers.
Segundo a empresa, a recuperação judicial busca “organizar” o cumprimento de suas obrigações e evitar a pressão dos credores.