O Enel Festival de Inverno Rio, um dos eventos mais relevantes da temporada cultural e turística da cidade, foi reconhecido pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) com o Selo de Reconhecimento por respeitar os direitos autorais de música. Em sua oitava edição, o festival realizado pela PECK já reuniu mais de cem grandes nomes da Música Popular Brasileira ao longo de sua história, celebrando a pluralidade cultural no maior cartão-postal do país.
A honraria destaca festivais e eventos que adotam boas práticas de valorização da música por meio do pagamento dos direitos autorais aos seus criadores. Esse pagamento contempla os detentores dos direitos autorais das músicas executadas – como os compositores, que nem sempre estão nos palcos, mas que tornam o espetáculo possível.
“O Selo de Reconhecimento do Ecad valoriza a adimplência e o respeito aos compositores. O Enel Festival de Inverno Rio reforça seu compromisso com os profissionais que fazem da música uma experiência única para cariocas e turistas”, afirma Marcos Costa, gerente regional do Ecad responsável pela atuação no Rio de Janeiro.
Sempre que um evento utiliza música em sua programação, os organizadores devem efetuar o pagamento dos direitos autorais pela execução pública das obras e enviar ao Ecad o roteiro com as músicas tocadas, para que os autores sejam identificados e os valores correspondentes sejam distribuídos. De todos os valores arrecadados pelo Ecad, 85% são repassados aos compositores e demais titulares e 15% são destinados à gestão coletiva da música, sendo 6% para as associações de música e 9% para o próprio Ecad.
Com uma programação democrática e diversa, o Enel Festival de Inverno Rio já se consolidou como referência para a cultura e o turismo, atraindo público de diversos estados e movimentando também o setor artístico e de entretenimento no Rio de Janeiro.