Ray Dalio, um dos maiores e mais respeitados investidores do nosso tempo, faz uma profunda reflexão sobre a dívida pública em Como os países quebram, que chega às livrarias em setembro pela Intrínseca. Considerado uma das cem pessoas mais influentes do planeta pela revista Time em 2012, o autor compartilha pela primeira vez sua explicação detalhada do que ele chama de “Grande Ciclo do Endividamento”.
Ray Dalio destaca os cinco fatores mais importantes de transformação — ciclo econômico de endividamento/crédito/moeda; ciclo de ordem e desordem interna; transformação da ordem mundial; fenômenos da natureza; e inventividade humana em relação às novas tecnologias — que, em conjunto, ocasionam o que ele denomina de “Grande Ciclo Geral” e mudam a ordem mundial. “Essas forças afetam umas às outras para moldar os grandes acontecimentos, criando ciclos que movem mercados e economias em torno de uma linha de tendência ascendente”, explica.
O autor defende que o entendimento desse ciclo é essencial para que legisladores, investidores e a sociedade compreendam em que ponto nos encontramos e que rumo estamos seguindo no que diz respeito ao endividamento. Com base nesse revolucionário estudo, Ray Dalio, um dos poucos críticos em Wall Street ao governo de Donald Trump, mostra como os Estados Unidos, a Europa, o Japão e a China estão no chamado “estágio crítico” de seus ciclos de dívida. O modelo de Dalio apresenta soluções surpreendentemente didáticas para lidar com essa grande crise.
Uma investigação sem precedentes sobre a natureza cíclica do endividamento, Como os países quebram é fundamental para a compreensão da ordem mundial vigente e do futuro.
🤩 Gostou do conteúdo? Acompanhe o Nation POP em todos os canais e não perca nenhuma novidade!
Facebook | Instagram | TikTok | YouTube
📲 Acompanhe também nosso canal exclusivo no Instagram e siga o Nation POP no Google News.