Com dúvidas e curiosidades sobre a chegada de Pennywise para o streaming, a primeira série do palhaço mais querido pelos fãs do terror encerra sua temporada de estreia. Ambientada em 1962, It: Bem-Vindos a Derry acompanha seus primeiros ataques através dos desaparecimentos de crianças e um projeto secreto do governo dos Estados Unidos.
O cruel retorno a Derry
Na era do entretenimento digital, séries que demoram para prender a atenção do expectador e manter seu interesse são extremamente comuns. Bem-Vindos a Derry, no entanto, mostra logo de cara que chegou para impactar com um perturbador primeiro episódio que surpreende com perdas e consequências. O trágico acontecimento na sala de cinema estabelece logo de cara o tom e as ameaças que encontraremos na temporada. Além de que (assim como nos filmes anteriores) Pennywise não poupará nossos jovens protagonistas, aumentando os riscos e deixando claro que tudo pode acontecer.
Universo de Stephen King
Leitores de Stephen King estão acostumados com certos personagens e referências marcarem presença em múltiplas de suas histórias. Investir e dar vida a esses mesmos elementos em formato de seriado reforça a ideia de universo compartilhado e mostra o potencial que o formato possui daqui pra frente. Destaque para o militar Dick Hallorann (interpretado por Chris Chalk), personagem conhecido por trabalhar no Hotel Overlook no clássico O Iluminado (1980). Ter a oportunidade de conhecer e acompanhar o uso de suas habilidades e conflitos internos permite que figuras já conhecidas da mitologia de King ganhem camadas ainda mais ricas e detalhadas.
O fantástico (e ausente) Pennywise
A falta de presença do ator Bill Skarsgård como Pennywise nos primeiros episódios foi bastante percebida (e até criticada) por alguns. Substituído por repetidas ilusões e truques mentais ao transformar os pesadelos e traumas das crianças em realidade.
Aparecer apenas no quinto episódio da própria série sem dúvidas é uma escolha questionável. No entanto, a presença ameaçadora e tensa que a performance do ator trás quando finalmente surge em cena é inegável. A composição criativa dos efeitos especiais com as expressões corporais do ator, até seu tom de voz, reforça com maestria seu perigo, imprevisibilidade, e disposição em gerar inseguranças nas vítimas para conseguir o que quer. A combinação desses fatores não apenas compensa o tempo investido na criação de expectativas, mas proporciona os pontos mais altos da temporada.
Crianças em narrativas adultas
Tramas envolvendo crianças e voltadas para o público adulto são comuns nos dias de hoje. A facilidade em se envolver e importar com os personagens é maior quando nossos heróis em perigo são jovens com a vida inteira pela frente. O dilema desse tipo de trama, no entanto, é construir uma narrativa madura que respeite o ponto de vista infantil — em vez de atribuir às crianças atitudes e conflitos típicos do universo adulto.
Ao longo dos episódios, os garotos interagem com remédios e bebidas alcoólicas de forma bastante naturalizada. Sem qualquer tentativa de intervenção por parte dos adultos. A escolha dos showrunners em manter tais decisões — com a justificativa histórica da época em que a narrativa acontece — são bastante ousadas e controversas. A escolha pode até ir de acordo com a mentalidade infantil dos personagens, mas o perigo dessas decisões faz questionar se esse caminho narrativo era realmente necessário.
It: Bem-Vindos a Derry – Veredito
Apesar de ter suas questões, It: Bem-Vindos a Derry faz sua estreia criativa e confiante. Arcos e dilemas sociais retratados com consciência histórica, constantes surpresas e reviravoltas, além de uma excelente exploração da mitologia de Pennywise.
A temporada entrega tudo o que promete. Há maior compreensão da história de origem da Coisa, a identidade do verdadeiro palhaço, e mensagens impactantes sobre desigualdade, bullying, medo do abandono e a importância de enfrentar traumas. O encerramento emociona ao homenagear os filmes com conexões e referências inteligentes. No fim, a série entende o peso de seu legado — e sabe como expandi-lo honrando suas origens e com bons ganchos para o futuro.
🤩 Gostou do conteúdo? Acompanhe o Nation POP em todos os canais e não perca nenhuma novidade!
Facebook | Instagram | TikTok | YouTube
📲 Acompanhe também nosso canal exclusivo no Instagram e siga o Nation POP no Google News.






