Devido à alta procura e ao retorno positivo dos visitantes, a exposição “Andy Warhol: Pop Art!”, maior mostra já realizada no Brasil sobre o artista, foi prorrogada até o final de agosto. Organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, com parceria institucional da FAAP, a exibição acontece no Museu de Arte Brasileira (MAB) e conta com peças icônicas da carreira de um dos artistas mais relevantes do século XX, como Campbell’s Soup Cans, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé.
Logo no mês de abertura, a exposição superou as expectativas e se tornou um grande sucesso de público: foram mais de 90 mil visitantes durante o mês de maio. A decisão de estender a exibição reflete não apenas o sucesso da exposição, mas também a importância de Andy Warhol para o público brasileiro.
“As pessoas estão tendo acesso a um material histórico e ícones que só poderiam ser vistos dessa forma no próprio museu do artista, nos Estados Unidos”, afirma Paulo Bonfá, co-fundador do Instituto Totex.
Para Roberto Souza Leão, também co-fundador do Totex, “A arte de Andy Warhol fala com públicos de todas as idades e classes sociais, o que torna a experiência imperdível para todos”.
Com curadoria assinada por Amber Morgan, diretora de coleções do The Andy Warhol Museum, e pela curadora brasileira Priscyla Gomes, a megaexposição reúne mais de 600 obras de Warhol, entre pinturas, serigrafias, esculturas, fotografias, filmes experimentais e instalações. O acervo inédito veio diretamente do museu dedicado ao artista, em Pittsburgh, e conta com peças que saíram de lá pela primeira vez. A seleção apresenta diversas fases da carreira de Warhol, abordando áreas como moda, música, cinema e publicidade.
Com mais de 2 mil metros quadrados, a exposição transformou o MAB FAAP na Factory, estúdio onde Warhol criava. O espaço foi escolhido por sua importância para a cultura em São Paulo e sua capacidade para abrigar com excelência uma exposição tão extensa.
“A promoção da arte e a formação de novos públicos sempre fizeram parte da missão da nossa instituição. É uma grande satisfação saber que mais pessoas terão a chance de visitar a exposição”, diz Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP.
A exposição conta com a apresentação de Youse, CNP Seguros Holding Brasil e Caixa Seguridade, e patrocínio de Paper Excellence, Mattos Filho, Sabesp, C6 Bank e 99. O Shopping Pátio Paulista é apoiador cultural da iniciativa.
Com recursos de acessibilidade física e comunicacional, a mostra oferece estrutura para visitantes com mobilidade reduzida, audiodescrição para pessoas com baixa visão e legendas nos conteúdos para visitantes com deficiência auditiva.
“Andy Warhol: Pop Art!” segue em cartaz no MAB FAAP até o dia 31 de agosto. Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial e na bilheteria da instituição.
Andy Warhol: Pop Art!
Realização: Instituto Totex
Apresentação: Youse, CNP Seguros Holding Brasil e Caixa Seguridade
Patrocínio: Paper Excellence, Mattos Filho, Sabesp, C6 Bank e 99
Apoio Cultural: Shopping Pátio Paulista
Media Partners: UOL, BandNews FM e Eletromidia
Parceria Institucional: Fundação Armando Alvares Penteado e Museu de Arte Brasileira/FAAP
Hotel Oficial: INNSiDE by Meliã São Paulo Higienópolis
Ticketeira Oficial: Fever
Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal