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Entrevistas

Mania de Você é a próxima novela das 9, na Globo

Mania de você

Duas mulheres de mundos diferentes, nascidas no mesmo dia, têm seus destinos entrelaçados por acaso, anos depois, com consequências que mudam a trajetória de suas vidas para sempre. A conexão entre elas – imediata, forte e genuína – mostra que o que as une vai além da data de aniversário, e será capaz ainda de separá-las, a ponto de uma passar a viver o sonho – ou o pesadelo – da outra. Reviravoltas inesperadas, transformação e novos começos dão o ritmo da próxima novela das nove da TV Globo, ‘Mania de Você’, criada e escrita por João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araujo. 

A dupla de criadores, premiada por sucessos da dramaturgia, como a recente ‘Todas as Flores’, agora, está à frente de uma obra que combina romance com thriller e pitadas de humor. “Essa é uma trama sobre a vida de duas mulheres que, ora são amigas, ora se tornam inimigas. Isso conduz a história dos quatro protagonistas e de personagens que se relacionam com eles. São esses encontros da vida que se tornam ‘mania’, obsessão. É uma história sobre temas universais, como amor e poder”, define o autor.   

No interesse comum pela arte de cozinhar, Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) misturam seus gostos e sabores em uma receita que inclui amizade e rivalidade. Unidas pelo acaso, elas e seus namorados, respectivamente Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes), vão protagonizar uma saga em que cada encontro pode ser o ingrediente secreto para uma transformação inesperada.  E no caminho de Viola e Luma, pessoas de caráter duvidoso e com muita sede de poder levam essa história para rumos surpreendentes, como Molina (Rodrigo Lombardi), Mércia (Adriana Esteves), e o próprio Mavi.  

“Como em todas as obras do João Emanuel Carneiro, o público pode esperar muitas surpresas e uma permanente dualidade. Temos camadas dos personagens que vão se revelando aos poucos ao longo dos capítulos. Em termos de conceito artístico, isso também é um norteador: toda a leveza da atmosfera de Angra dos Reis e suas praias paradisíacas contrasta com a tensão dos mistérios da trama. Assim como a gastronomia, evocando sensações de conforto e prazer em torno de personagens que lidam com sentimentos absolutamente opostos. Tentamos traduzir isso em belas imagens, em closes que ‘falam’, na trilha sonora e nas diferentes áreas da produção que vão conduzir quem acompanha a história a esse universo”, declara o diretor artístico Carlos Araujo. 

O quarteto de João Emanuel Carneiro 

É no cenário deslumbrante de Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro, que Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) se tornam grandes amigas e principais rivais. A relação de amizade e disputa começa com a mudança de Viola para o litoral fluminense ao lado do namorado Mavi (Chay Suede), que decide ir morar na Ilha do Corvo após receber uma proposta de emprego do milionário empresário do ramo de cibersegurança Molina (Rodrigo Lombardi), patrão de sua mãe, Mércia (Adriana Esteves). O que Mavi não sabe – ainda – é que ele é seu pai biológico.  

Criada por Molina acreditando ser sua filha, Luma cresceu em meio às águas cristalinas da região, onde deu os primeiros mergulhos românticos ao lado de Rudá (Nicolas Prattes), seu namorado desde a adolescência. Habilidosa para criar receitas e inovar nos sabores, ela sonha ser chef de cozinha e acaba de retornar da França, onde abandona pela metade um curso em uma renomada escola de gastronomia para voltar a viver em Angra, perto de seu amor. A mudança de planos inclui um novo foco de aperfeiçoamento: ela agora quer se aprofundar na culinária brasileira, nos pratos da cultura caiçara. Para isso, monta uma cozinha profissional na mansão de sua família, propriedade herdada com a morte precoce da mãe, e que é administrada por Molina. 

Com a chegada de Viola (Gabz) à ilha, Luma enxerga na nova amiga a companhia que faltava para deixar suas aventuras culinárias tão divertidas quanto os encontros submersos com Rudá. Mas a alegria de Luma na nova fase da vida dura pouco. Basta um encontro repentino entre Viola e Rudá para que os pensamentos, desejos e sonhos de ambos ganhem novas direções, e se inicie uma luta entre a razão e a emoção, o amor e o poder.  

“Basicamente, a história é feita pelos quatro personagens: Viola, Luma, Mavi e Rudá. Dois são heróis clássicos – Rudá e Viola – e dois são anti-heróis nada clássicos e apaixonantes – Mavi e Luma. E, de certa maneira, os quatro podem angariar nossos votos e nossa simpatia, por razões diferentes. Vai ser uma torcida muito dividida entre eles”, comenta João Emanuel Carneiro. 

Viola, que sempre foi muito grata por tudo que Mavi fez por ela no passado, reluta contra o sentimento por Rudá, um estranho para ela. Ela já ouviu inúmeras histórias de amor contadas por Luma sobre o namorado, mas sequer imagina que esse homem que desperta nela o que Mavi jamais despertou é o amor de sua nova grande amiga.  

Quem logo descobre o romance proibido é Molina, que nunca aprovou o namoro de Luma. Dono da Zontex, empresa de cibersegurança, o todo-poderoso costuma usar seus recursos para manipular a verdade e chantagear quem está à sua volta. Desta vez, não será diferente, e nem mesmo Luma ficará de fora de suas artimanhas.  O empresário inescrupuloso vai fazer de tudo para acabar com qualquer possibilidade do casamento da filha.  

Molina ainda conta com a ajuda de sua funcionária Mércia (Adriana Esteves), com quem mantém uma relação de anos que vai muito além das aparências. Extremamente dedicada ao seu trabalho na casa e ao dono da Zontex, Mércia fez de tudo para evitar a chegada de Mavi à ilha. Conhecedora de todos os segredos e manias do patrão, ela só não esperava que Viola se tornasse mais uma de suas obsessões. 

Tantas maldades levam Molina a um desfecho que vai marcar a primeira das muitas reviravoltas desta trama: ele é assassinado misteriosamente. Entre os suspeitos, estão Viola (Gabz), Rudá (Nicolas Prattes), Luma (Agatha Moreira), Mavi (Chay Suede) e Mércia (Adriana Esteves), o que sela a vida de todos e muda completamente a trajetória de cada personagem.  

Afinal, quem matou Molina?

Para o grupo de suspeitos não faltam motivos para o assassinato de Molina (Rodrigo Lombardi). A começar por Mércia (Adriana Esteves). Além da relação tóxica e submissa de anos com o patrão e amante, ela se vê mergulhada em um ciúme doentio quando percebe o interesse dele pela própria nora, Viola (Gabz), assim que ela chega a Angra dos Reis.  

Mavi (Chay Suede), que evita ter problemas com o chefe, parece não querer enxergar essa obsessão de Molina por sua noiva. O cenário muda quando ele descobre que o executivo é seu pai e entende que sua vida sempre foi uma farsa. Tanto a mentira contada por anos quanto o desejo repentino do pai biológico por Viola se tornam combustível para despertar seu lado maquiavélico e calculista, o que aguça ainda mais sua mania de poder e sua ambição por status social.  

Luma (Agatha Moreira), por sua vez, sempre soube que o luxo em que foi criada é proveniente dos bens que eram de sua mãe, mas, ao descobrir a verdade sobre suas origens e o real caráter de Molina, a jovem chef de cozinha passa a ter motivações suficientes para querer vingança.  

Viola, determinada e corajosa, encontra-se em uma situação desesperadora na Ilha do Corvo. Ela chega ao ponto de ser feita de refém na mansão, em um momento de grande tensão da trama, e vai fazer de tudo para escapar do cativeiro e conquistar sua liberdade. 

Por último, mas não menos importante, Rudá (Nicolas Prattes), tomado pela intensa paixão que sente por Viola, seria capaz de qualquer coisa para manter a integridade física e mental da amada.  

Dez anos depois 

Uma década após a morte de Molina (Rodrigo Lombardi), os eixos dessa trama se invertem, e aqueles personagens que foram apresentados ao público em um contexto, mostram-se em situações completamente adversas.  

Rudá (Nicolas Prattes) está vivendo em Portugal, para onde fugiu após se tornar o principal suspeito do crime. Já Viola (Gabz) conquistou o maior sonho da antiga amiga: tornou-se uma grande cozinheira. Luma (Agatha Moreira), por sua vez, trabalha como motorista de aplicativo, em São Paulo, depois de perder tudo num golpe de Mavi (Chay Suede), com quem se casou. Ele agora é o novo todo-poderoso da Ilha do Corvo.   

Todos assistem a Viola alçar novos voos rumo à alta gastronomia e se tornar cada vez mais famosa. Depois de vê-la vencer um concurso em um programa de televisão, Rudá não resiste e retorna ao Brasil para resgatar esse amor. 

Luma, sem dinheiro e lutando para sobreviver, resolve pedir ajuda à antiga amiga, na esperança também de ter respostas para as suas perguntas.  

Mavi prova que herdou tudo do pai, inclusive o caráter sórdido e a parceria com Mércia (Adriana Esteves), de quem se aproximou e virou cúmplice nas fraudes. Se tornou um homem influente, comprou propriedades na região onde ficava a comunidade caiçara em que Rudá cresceu com a tia, Moema (Ana Beatriz Nogueira), e o irmão, Iberê (Jaffar Bambirra), onde construiu o resort Albacoa. E apesar da mania de grandeza tê-lo levado a alcançar o status que sempre quis, sua maior ambição continua sendo Viola.

Ao se deparar com o sucesso da amada, quem não encontra há anos, Mavi logo arquiteta um de seus planos para trazê-la para perto. E ele consegue isso com a ajuda de Hugo (Danilo Grangheia), gerente do Albacoa, que faz uma proposta irrecusável para Viola, convidando-a, sem que ela saiba quem está por trás do empreendimento, para comandar o mais novo restaurante do resort: o Voilà Violeta. 

Nesse novo cardápio de expectativas e incertezas, Viola, Rudá, Luma e Mavi voltam a se encontrar e enfrentam dilemas que colocam de novo em cheque o sentimento que nutrem um pelo outro. Com as vidas novamente entrelaçadas, eles reiniciam uma jornada eletrizante e cheia de mistério, temperada por motivações como desejo de justiça, sede de vingança, obsessão e amor. Até que o jogo vire novamente…  

Outros crimes – e tretas! – que movimentam Angra dos Reis 

No condomínio de mansões em Angra dos Reis desponta a casa mais chique e imponente da vizinhança: a residência de Berta (Eliane Giardini). Na mesma proporção do seu status social, a milionária leva uma vida, de certa forma, solitária. Apesar de manter uma relação quase parental com o vizinho Molina (Rodrigo Lombardi), Berta vive longe de seu único filho, Henrique (Antonio Saboia), que mora no exterior com a esposa, Ísis (Mariana Ximenes), e o filho, Tomás (Miguel Bottini/Paulo Mendes).  

Tudo muda de figura com o retorno dos três ao Brasil, mas a alegria de Berta de ter o filho por perto dura pouco. Alpinista social, Ísis é capaz de tudo para manter a vida de luxo que conquistou ao lado do principal herdeiro da região. Com o retorno a Angra dos Reis, ela volta também aos braços do amante, Guga (Allan Souza Lima). O pedido de divórcio do marido vira uma grande ameaça à manutenção de seus privilégios, e ela arquiteta um plano com Guga que culmina em um acidente que tira a vida de Henrique no mar.

Berta (Eliane Giardini) não dá sossego à nora e começa uma investigação sobre a morte do filho. Pressionado por ser o principal suspeito, Guga (Allan Souza Lima) passa chantagear a cúmplice e acaba morrendo de forma inesperada. 

Anos depois, Ísis, que conseguiu manter sua vida luxuosa, se vê encurralada mais uma vez. Leidi (Thalita Carauta), uma antiga conhecida que sabe de todos os seus segredos, ressurge com o marido Sirley (David Junior) e a filha Evelyn (Gi Fernandes) e bate a sua porta, exigindo emprego. 

Sem saída, Ísis é obrigada a ceder às chantagens para satisfazer às vontades da rival, quando se dá então uma inversão de papéis que chega a ser cômica e transforma a luxuosa mansão de Berta em um palco de intrigas, desespero e situações hilárias.  

AS CURIOSIDADES DE PRODUÇÃO QUE DÃO VIDA À HISTÓRIA

Fotografia de tirar o fôlego

Com uma estética solar e, ao mesmo tempo, contemporânea, além de uma narrativa que busca inspirações em elementos de produções como ‘The Bear’, ‘Menu’, ‘Succession’, ‘Big Little Lies’, entre outras, ‘Mania de Você’ conta uma história que, em grande parte, se passa em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro.  

Ao longo de 20 diárias, cercados por águas cristalinas, sob o céu azul do outono, elenco e equipe da novela gravaram em oito locações, sendo quatro ilhas, onde se passam as principais tramas da obra.

Num clima de descontração e entrosamento, uma média de 100 pessoas por dia, entre equipe e elenco, estiveram nos sets participando da produção. O deslocamento do hotel para as ilhas aconteceu de barco, e foram utilizadas entre cinco e sete lanchas por dia. Além dos quatro protagonistas – Gabz, Agatha Moreira, Chay Suede e Nicolas Prattes – outros nomes do elenco também gravaram suas primeiras cenas no local, como Adriana Esteves, Rodrigo Lombardi, Mariana Ximenes, Eliane Giardini, Jaffar Bambirra, Ana Beatriz Nogueira, entre outros. 

Sobre a escolha das locações para ambientar a novela, o diretor artístico Carlos Araujo, ressalta a beleza natural da região. “Angra tem beleza única e foi pouco retratada como cenário principal de novelas. Grande parte da história se passa em um resort, um cenário cosmopolita, por onde circula gente do mundo inteiro. Além do complexo que inclui resort, hotel, marina, temos a comunidade da região. São diferentes mundos convivendo, o que é também uma forma de representar o Brasil. E é nesse micromundo que tudo vai acontecer. Em termos de produção, encontramos condições ideais para as filmagens, com locações que atenderam às necessidades da nossa história, como as ilhas bastante preservadas, as praias de mar cristalino e locações para as casas dos personagens Molina, Berta e Moema, interpretados por Rodrigo Lombardi, Eliane Giardini e Ana Beatriz Nogueira respectivamente. No outono, temos uma luz natural que traduz a estética que pensamos para a novela”, adianta o diretor. 

O gerente de produção da novela, Gustavo Rebelo, conta que foi preciso planejar bem toda a operação de gravação em Angra dos Reis. “O maior desafio de produzir uma novela dessa grandiosidade é o planejamento. É preciso fazer um exercício minucioso, estudar bem o texto e quem são esses personagens, de forma que a gente consiga otimizar ao máximo as locações que a gente vai gravar. No caso de Angra, na maioria das locações não era possível chegar via terrestre, o que poderia ser um dificultador, mas com organização, conseguimos realizar toda a operação usando transporte marítimo, por exemplo”, comenta. 

Além de cenas gravadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a novela também cruzou o Atlântico para gravar em Portugal. Foram 10 dias de viagem com seis diárias de gravação em terras lusitanas, passando por Porto, Lisboa e Linhares da Beira. Além dos atores Nicolas Prattes, Alanis Guillen, Bruno Montaleone e Joana de Verona – que reside no país – cerca de 30 pessoas da equipe, entre produção e direção, estiveram nos sets de gravação. Somente de material para a novela, foram oito bagagens: cinco malas com figurino, uma com equipamentos de arte, uma de caracterização e outra de tecnologia.  

‘Mania de Você’ na voz de Anitta, rock e hits contemporâneos na trilha sonora

O visual deslumbrante de Angra dos Reis, em contraste as relações tensas que regem os personagens, inspiram a trilha sonora contemporânea e urbana de ‘Mania de Você’. Entre as canções emblemáticas, um dos maiores hits de Rita Lee, composto com o marido, Roberto de Carvalho, não poderia ficar de fora. Como o próprio nome da novela sugere, a releitura de “Mania de Você”, feita especialmente para a obra, produzida por hitmaker e interpretada por Anitta, traz elementos eletrônicos, misturando o clima de mistério e sensualidade presente na história, foi a escolhida para a abertura da novela. “Como noveleira e fã da música, vibrei muito com o convite para participar da trilha de ‘Mania de Você’ com a faixa de abertura. E, nossa, que honra regravar esse clássico da Rita Lee, que tenho certeza que faz parte da vida de muita gente. Ela é um ícone e uma inspiração, principalmente para nós mulheres na indústria musical”, celebra a cantora.  

Juliana Medeiros, coordenadora de produção musical da novela, explica que várias possibilidades de releituras foram exploradas com essa canção. “Foi um processo desafiador repensar e trazer a música de uma forma que surpreendesse o público, mas encontramos dois caminhos que se mostraram grandes acertos. Enquanto Anitta trouxe um registro inteiramente novo da canção para abrir a novela, produzimos também um remix utilizando uma gravação ao vivo de Rita Lee e Milton Nascimento, dos anos 1990. Um registro incrível, de dois grandes artistas, que ganha uma nova cara, novos sentimentos e que também estará na novela, fazendo parte da trilha sonora. São duas gravações que trazem climas e interpretações distintos, mas que carregam de forma muito forte a identidade da trama”, comenta. 

Composta por Victor Pozas e Daniel Musy, a música original mistura a orquestra – gravada em Tallin, na Estônia – com sintetizadores e sons orgânicos. Na nova versão, foram criados sons a partir de samples, e a orquestra foi utilizada de uma maneira diferente da tradicional, amplificando harmônicos por meio da distorção e com processadores “inteligentes” a partir de modelos de inteligência artificial, o que carrega para a trilha sonora a ideia do encontro entre natureza e tecnologia presentes na novela. 

Para embalar as tramas do quarteto protagonista – Mavi (Chay Suede), Viola (Gabz), Rudá (Nicolas Prattes) e Luma (Agatha Moreira), o rock foi o gênero eleito para dar o tom da trilha. “No eixo principal, formado por Luma, Viola, Rudá e Mavi, as relações são intensas. Passam pelo amor, mas também pela vingança, pelo conflito, por sequências de tensão e suspense. Então, escolhemos o rock como gênero predominante, pois traz um clima enérgico e de ação e trabalha muito bem essas sensações dos personagens ‘Good People’ (Munford & Sons), ‘Sauvignon’ (Black Pumas) e ‘Entre O Bem E O Mal’ (Johnny Hooker), que foi uma música composta e gravada especialmente para a novela, estão entre os destaques”, explica Juliana. 

Complementando o repertório, canções da nova MPB e ritmos populares que vão do funk ao brega refletem o cenário de natureza tropical e cheio de brasilidade. “Temos canções que marcam a presença da natureza exuberante da Costa Verde, com o mar, a flora e a fauna, e fazem um contraste com a pegada rock da trilha internacional. Optamos por canções da MPB com sonoridades mais orgânicas, mais acústicas, como as românticas “Nós Nus” (Leo Cavalcanti, Caetano Veloso) e “Besame, Esqueça-me” (Tiago Iorc, Julia Mestre), e gêneros musicais com clima divertido e bem-humorado, que trazem ainda mais cor e brasilidade à trilha, incluindo nomes como Pabllo Vittar, Marina Sena e Wesley Safadão”, conta Juliana, enfatizando a diversidade da trilha sonora. “Buscamos uma linguagem bem contemporânea. Temos a presença de elementos eletrônicos em várias faixas e trouxemos muitas novidades no repertório, incluindo lançamentos recentes de Billie Eilish e Bon Jovi, além de releituras e canções inéditas que o público poderá conferir em breve”, finaliza.  

A trilha traz ainda nomes como Caetano Veloso, Céu, Jão, Billie Eilish e apresenta novidades da cena musical, como Julio Secchin e Teddy Swims. 

A atmosfera de Angra dos Reis nos Estúdios Globo 

Com uma trama ambientada em Angra dos Reis dos tempos atuais, ‘Mania de Você’ terá seus movimentos e ações orquestrados entre a atmosfera de requinte dos resorts de luxo da região e a simplicidade da comunidade caiçara, que tem como parte de sua cultura a pesca e o artesanato. Para compor esse visual de contraste, a cenografia e produção de arte da novela usaram como referência desde as casas das comunidades locais até os trabalhos de grandes artistas e nomes da arquitetura nacional e internacional. “Mergulhamos no universo de Angra dos Reis, estudando tanto os imóveis de luxo – para criar as casas de Molina (Rodrigo Lombardi) e Mavi (Chay Suede), por exemplo, nos inspirando em arquitetos, como Claudio Bernardes e Thiago Bernardes – até as casas de comunidades caiçaras da região”, conta o cenógrafo Alexandre Gomes.  

Para deixar os imóveis de luxo ainda mais requintados, o produtor de arte Moacir Baldoni selecionou peças elegantes e adequadas ao universo em que se inserem. “Obras de artistas como Willy Reuter, pinturas do grafiteiro paulista Claudio Ise e escultura do grande artista Franz Weissmann compõem os cenários”, adianta Baldoni. Ele revela ainda uma curiosidade sobre a decoração da casa de Berta (Eliane Giardini). “Há 15 anos, comprei, em Hong Kong, um gongo chinês. Desde então, virou meu amuleto, e uso em algum espaço de todos os projetos que faço. Foi assim em ‘O Canto da Sereia’, ‘Amores Roubados’, ‘O Rebu’, ‘Justiça’, ‘Os Dias Eram Assim’, ‘Se Eu Fechar os Olhos Agora’, entre outros. Agora, está no cenário da Berta”, conta. 

O resort Albacoa, local por onde todas as tramas irão se passar na segunda fase da história, ganha destaque em meio aos cenários desenvolvidos para a novela. Com 2.480 metros quadrados de área de implantação e 1.168 metros quadrados de área construída, o complexo cenográfico, localizado nos Estúdios Globo, conta com recepção, o restaurante Voilà Violeta, que será comandado por Viola (Gabz), e uma cozinha industrial totalmente funcional, além do escritório do restaurante e de set multiuso, que pode se adaptar a diferentes cenários, como uma capela, dormitório de funcionários etc.  

Pensada não só tendo em vista o tamanho, mas também a funcionalidade, a cozinha industrial, ganhou uma atenção especial da cenografia. “É uma cozinha real. Então contratamos um consultor para entender como funciona uma cozinha desse porte e providenciamos todas as questões burocráticas e de segurança para que ela pudesse funcionar de verdade”, explica Nathalia Sampaio, produtora de operação da novela. 

Para Baldoni, o resort foi o cenário de maior complexidade para a produção de arte. “No resort, temos a estrutura completa da cozinha profissional, salão com todos os itens para serviço, cardápio desenvolvido especialmente para o Violeta, com uma série de receitas do mundo Surf and Turf, com montagens lindas e minimalistas, como se fossem pintura nos pratos. Nas mesas do salão, decoramos com esculturas em cerâmica do artista Willy Reuter, que remetem a antigas peças de naufrágio trabalhadas por séculos de ação do mar”, detalha.  

Tendo a região paradisíaca de Angra dos Reis como cenário principal, ‘Mania de Você’ dedicou boa parte das gravações da primeira fase da novela à Costa Verde do Rio de Janeiro. Foram aproximadamente 20 diárias na região em junho, gravando em oito locações, sendo quatro ilhas, onde se passam os primeiros acontecimentos da obra. As cenas iniciais de Berta (Elaine Giardini), a mulher mais rica da região, foram gravadas em uma mansão assinada por uma grande empresa de arquitetura em um condomínio de luxo da região. 

Em um universo fisicamente perto, mas socialmente distante, fica a casa de Moema (Ana Beatriz Barbosa), moradora de uma comunidade caiçara e grande protetora do povo da região. Para a locação, toda a parte de dressing do cenário foi garimpada em uma pousada próxima, com artesãos locais. “Foi uma escolha muito boa fazer essa locação porque, geralmente, a gente faz a parte interna em estúdio. Mas esse foi um ganho, porque o visual é muito bonito. Então, as cenas do interior, mostrando a praia e as embarcações que ficavam em frente à casa, ficaram maravilhosas”, adianta Nathalia.  

Além da cultura local, Baldoni ressalta o trabalho de produção de arte para ambientar o público nos temas paralelos da obra, como monitoramento da ilha e a vida luxuosa de alguns personagens que contrasta com o universo caiçara. “Usamos muitos ⁠elementos que se relacionam com os universos abordados na história. Estações de computadores, de empresas de tecnologia, de monitoramento. Também muitas lanchas, Iates, jet skis, helicóptero, além de objetos e elementos para a composição de restaurantes e cozinhas profissionais”, conta.  

Seguindo as premissas do Guia de Produções Verdes dos Estúdios Globo, alinhada à agenda ESG da empresa, a produção de ‘Mania de Você’ contou com diversas iniciativas para diminuir o impacto das gravações no meio ambiente, entre elas, o reaproveitamento de cenários, a captação de águas pluviais para irrigação dos jardins e a adequação do projeto ao terreno, respeitando as árvores existentes no local. Um bom exemplo disso é o Violeta, que conta com uma árvore em seu interior, abrilhantando ainda mais o requintado restaurante de Viola (Gabz). “Fizemos o projeto de forma que a disposição da planta ficasse de acordo com a árvore”, conta Nathalia. 

Entre os cenários internos, se destacam o interior da mansão de Molina (Rodrigo Lombardi), com espaços amplos e decoração requintada, onde se passam eventos-chave da primeira fase da trama, como a festa de aniversário dupla de Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz). Na sala de jantar, a grande mesa reúne os protagonistas da história em diversas cenas e foi a locação dos primeiros teasers da TV Globo sobre a novela. Detalhes fazem a conexão da casa com a região de Angra dos Reis, como o aquário na parede que separa a área social do escritório onde o vilão arquiteta suas tramoias. Além da biblioteca e espaço de trabalho, o local conta com itens que quebram a formalidade do espaço, como uma mesa de sinuca. Ajudando a imprimir poder à trama dos vilões, a cobertura de Mavi (Chay Suede) será um dos espaços mais imponentes na cenografia da segunda fase.  

“Meu bem, você me dá água na boca”: a história contada pela gastronomia

Parte fundamental da narrativa de ‘Mania de Você’, a gastronomia como elemento de produção é um diferencial no projeto da novela, especialmente em cenas com as protagonistas Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), unidas pelo interesse na arte de cozinhar.  

Na segunda fase da obra, Viola se torna uma renomada chef de cozinha e passa a comandar um restaurante com sua própria assinatura, o Violeta, localizado no requintado resort Albacoa. Para ajudar na composição das cenas que serão gravadas na cidade cenográfica dos Estúdios Globo, além da consultoria para a construção da cozinha, do salão do restaurante, com suas louças e cardápio, a equipe da novela contou com ajuda profissional na criação das receitas que fazem parte da trama. Por trás das câmeras, o chef Gustavo Fonseca, habituado a trabalhar em produções de audiovisual, é o responsável pelo detalhamento e o preparo dos pratos que estão nos capítulos, quase como se fosse a mão invisível das atrizes “Vamos criando em cima dos contextos de tempo e evolução das personagens, tentando mostrar o desenvolvimento técnico e de conhecimentos de ambas. Até agora já desenvolvemos cerca de 50 receitas para a trama, e ainda mal começamos. E quem prestar bastante atenção nos pratos e técnicas, vai perceber que tem muita história sendo contada através deles”, adianta Gustavo.  

Frutos do mar, ingredientes brasileiros e de todo o mundo compõem o estilo de cozinha que o Violeta vai apresentar. O cardápio se baseia no conceito Surf and Turf, que combina proteínas do mar e da terra, e tem bastante influência caiçara, contemporânea e brasileira. “Tudo acaba influenciando um cozinheiro no processo criativo, mas as principais referências para desenvolver as receitas para a novela são as cozinhas francesa, brasileira e de fusão, mantendo sempre uma ideia contemporânea de cozinha. Mas existem muitos easter eggs de outras referências usadas no processo criativo, com bastante mistura”, revela. Como exemplo dessas pistas da trama que estarão nos pratos, estão detalhes que mostram a influência da cozinha africana em algumas criações de Viola, já que aprendeu a cozinhar com o pai, Marcel (Bukassa Kabengele).  

“São detalhes dos pratos e das cenas que resgatam essa base da cozinha angolana da Viola. Coisas simples, como um refogado: ela aprendeu a fazer com azeite quente, o azeite de dendê”, detalha Gustavo. “E, como boa cozinheira que ela é na trama, vai inovando nas misturas. Todo cozinheiro em início de carreira, quer olhar para todos os lados. Então não faz sentido ela ser uma jovem cheia de energia, querendo dominar o mundo, e não juntar coisas de diferentes lugares. A repaginada que ela dá nos pratos sempre puxa, claro, para o caiçara. Isso está por trás do conceito de cada prato do Violeta”, complementa o consultor. Um barreado, prato tradicional caiçara, com katsuobuchi, que são flocos do peixe atum-bonito, seco e defumado, no lugar do bacon, e uma tempura de camarão com aipim e molho tártaro feito de legumes da horta da personagem são pratos do Violeta e exemplos dessas inovações. “Uma entrada simples, que é essa tempura, tem toda uma história por trás: a inspiração vem do fish & chips, comida de rua em países como Inglaterra e Irlanda. E aqui, no Violeta, trocamos o peixe pelo camarão, com técnica oriental. A batata, pela mandioca, ingrediente brasileiro. E a assinatura da chef vem com o molho, feito dos legumes da horta própria”, exemplifica ele.  

Gustavo ainda revela que a chef brasileira Alessandra Montagne e sua trajetória – que vai da infância no Rio de Janeiro e em volta do fogão dos avós em Minas Gerais até o sucesso com restaurantes próprios na França, puxado por quitutes tipicamente brasileiros, como coxinha de frango e pão de queijo – é inspiração para Viola e suas criações. “Alessandra tem uma entrada que mistura pão de queijo e caviar. Quis fazer uma brincadeira com isso, ao reverso, e incluí no menu do Violeta uma sobremesa com pão de queijo e goiabada. E ainda acrescentamos um toque de poejo, uma plantinha que cresce em quintal, com um sabor que vai bem com goiabada, um toque que vem de um prato da Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, outra referência atual em gastronomia brasileira”, revela o chef.  

Figurino e caracterização que ajudam a contar a passagem de tempo

‘Mania de Você’ promete encantar o público não apenas pela trama envolvente, mas também pelo visual dos personagens, que por meio do figurino e caracterização, ajudam a contar essa história.  

Labibe Simão, figurinista titular, conta que o processo de criação dos figurinos envolveu muita pesquisa de campo, além de apuração em filmes, livros e personalidades que são referência para a trama. “A conceituação do figurino de ‘Mania de Você’ partiu do resgate de informações fornecidas no texto de referência, do autor, da história a ser contada e das orientações do olhar da direção artística”, explica a figurinista.  

Caracterizadora da novela, Gilvete Santos também se aprofundou em filmes e astros para a conceituação da caracterização da novela e adianta que, em alguns casos, precisou adaptar de forma mais marcante o visual dos personagens para a segunda fase da novela, já que existe uma passagem de tempo de 10 anos na trama. “Na primeira fase da novela, Viola (Gabz), por exemplo, tem o cabelo trançado, e, depois, aparece com o cabelo longo e solto”, conta.

Criada numa comunidade em meio a artistas de rua, Viola traz a magia e a cor circense para seus figurinos. “Ela carrega no seu estilo de vestir estampas, cores e amarrações das apresentações no tecido,” descreve Labibe. “No início, ela é mais simples nas suas escolhas, mas sempre empoderada e segura na forma livre de se vestir”, conta. Com o tempo, seu figurino se torna mais ousado e artístico, refletindo sua personalidade vibrante. “Ela usa as amarrações com detalhes no decote e cores como padronagem nas sedas fluídas dos vestidos pintados à mão. Pantalonas e macacões também fazem parte do estilo da protagonista”, adianta a figurinista.  

Luma (Agatha Moreira), por sua vez, passa por uma evolução significativa ao longo da novela. “Para Luma (Agatha Moreira) optamos por um cabelo mais escuro e fios mais retos, e, depois, um corte bem curto e mais repicado, trazendo mais maturidade à personagem”, explica Gilvete.  

Labibe ressalta que o estilo de Luma se mantém ao longo da trama, apesar da mudança no seu poder aquisitivo. “Ela começa com um figurino jovem, solar e praiano, em que misturas de estampas, como xadrez, cashmere e listras compõem seus looks. As joias são muito presentes, com vários cordões se misturando. Ela usa muitos anéis, alguns com conchas e estrelas do mar. E, mesmo quando perde toda sua fortuna, ela mantém seu bom gosto com peças básicas e práticas, adequadas à sua nova realidade”, adianta.  

Já Rudá (Nicolas Prattes), passa por um processo diferenciado, assim como os personagens Iberê (Jaffar Bambirra) e Moema (Ana Beatriz Nogueira). ‘Eles vivem em uma ilha rodeada por praia e muito sol, e isso é um grande desafio. É preciso que haja naturalidade mesmo com as extensões de cabelo e bronzeador’, reforça Gilvete. “Ele é um homem livre, totalmente integrado à natureza, usa a forma mais simples e confortável de se vestir, o que condiz com suas ações e estilo de vida”, completa Labibe, que afirma ainda que Moema é um exemplo claro da atenção aos detalhes. “Moema é a raiz, a representatividade de uma geração que valoriza e cultiva as coisas feitas artesanalmente com matérias-primas que fazem parte do seu cotidiano. Seu guarda-roupa inclui xales de macramê, pulseiras de fios tramados e diversos pingentes e símbolos que carregam suas crenças”, detalha a figurinista. 

Já Berta (Eliane Giardini), uma mulher de posição social privilegiada, tem um figurino que mistura tradição e modernidade, como explica Labibe: “Ela se veste com liberdade e fluidez, mistura joias tradicionais com bijoux garimpadas nas suas viagens pelo mundo. Isso resulta em um visual sofisticado e diversificado”. Para a mudança de visual de Berta entre as duas fases, Gilvete optou por alterações mais suaves e intensificou apenas o grisalho do cabelo, deixando as madeixas da personagem mais claras. Do mesmo universo que Berta, sua nora Ísis (Mariana Ximenes), uma mulher vibrante e ousada, transita nos tons de loiro e tem o corte na altura dos ombros com os fios desconectados. Seus figurinos são marcados por cores intensas, maxi bijoux e um sapato ou bolsa se destacando de um jeito ousado. “Ela é sempre exuberante e vibrante, não passa despercebida”, afirma a figurinista.  

Para o visual de Mércia (Adriana Esteves), o cuidado maior foi distanciar ao máximo a aparência da personagem atual vivida pela atriz ao da imagem da icônica vilã de ‘Avenida Brasil’, também interpretada por Adriana. “Nada remete à Carminha, são personagens bem diferentes. Fizemos questão de ter um cabelo curto e escuro para não lembrar ‘Avenida Brasil’, em que também assinei a caracterização”, conta Gilvete. A funcionária de Molina (Rodrigo Lombardi) está quase sempre de preto, com roupas discretas, porém, com toques de sofisticação. Misturas de materiais, como couro e tecidos de alfaiataria e peças atuais, como o colete, integram o visual da personagem. 

ENTREVISTA COM O AUTOR, JOÃO EMANUEL CARNEIRO

João Emanuel Carneiro estreou como autor na Globo em 2000, convidado pelo diretor Daniel Filho para colaborar, ao lado de Vicent Villari, no texto da minissérie ‘A Muralha’ (2000), de Maria Adelaide Amaral. Sua primeira novela como titular foi ‘Da Cor do Pecado’ (2004), exibida no horário das 19h. Dois anos depois, João Emanuel voltou a assinar uma novela das sete, ‘Cobras & Lagartos’ (2006). Em 2008, estreou na faixa das nove com ‘A Favorita’, sucesso de crítica e público. Em 2012, se consagrou como autor do horário nobre com ‘Avenida Brasil’. O autor também foi responsável por ‘A Regra do Jogo’ (2015), ‘Segundo Sol’ (2018), e ‘Todas as Flores’ (2022), novela Original Globoplay, exibida na TV Globo em 2023.     

Como você define a trama de ‘Mania de Você’?

Resumidamente, essa é uma trama sobre duas mulheres que, ora são amigas, ora se tornam inimigas. Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) nascem no mesmo dia, e, em determinado momento da vida, têm seus destinos cruzados. E esse encontro faz com que a história delas e de seus namorados, Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes), tenha grande impacto. Tudo começa com uma amizade, mas a trama vai ganhando outros rumos. Encontros da vida que se tornam ‘mania’, obsessão, vão levando esse quarteto e personagens que estão em torno deles para situações inesperadas. É uma história sobre temas universais, como amor e poder. 

Suas novelas são conhecidas por personagens marcantes, que cativam o público. Flora e Carminha, por exemplo, são ícones da dramaturgia brasileira. Pode falar mais sobre a personalidade dos personagens de ‘Mania de Você’?

Teremos mais uma vez personagens fortes, misteriosos e apaixonantes. E, como traço das minhas obras, são personalidades que oscilam entre o bem e o mal, então, o público pode esperar muitas surpresas. No núcleo protagonista, dois são heróis clássicos: a Viola (Gabz) e o Rudá (Nicolas Prattes). E dois são anti-heróis nada clássicos e cativantes: a Luma (Agatha Moreira) e o Mavi (Chay Suede).  Acho que a Viola é uma mulher com muita coragem. Ela é a mulher que vai se empoderar, que vai empreender, vai se tornar grande chef de cozinha. O Rudá tem valores ligados à preservação da natureza e é um herói romântico, que fica dividido entre essas duas mulheres, Viola e Luma, e vai passar parte da trama tentando provar sua inocência, será um dos acusados da morte de Molina (Rodrigo Lombardi). A Luma, por sua vez, é uma mulher carismática, porém, mimada, com defeitos, que, depois de sofrer um revés da vida, vai voltar vingadora. O Mavi é um cara que não se realizou emocionalmente, foi rejeitado pelo pai, tem uma relação meio doentia com a mãe e, acima de tudo, sede de poder. De certa maneira, os quatro podem angariar nossos votos, nossa simpatia, por razões diferentes. Vai ser uma torcida muito dividida entre esses quatro. No entorno desse quarteto, algumas figuras prometem marcar a trama: um vilão da pior qualidade, o Molina, pai da Luma, interpretado pelo Rodrigo Lombardi, e sua secretária e amante, a Mércia, mãe do Mavi, vivida pela Adriana Esteves. Aparentemente submissa, ela guarda muitos segredos. Temos também um núcleo mais cômico, que envolve as personagens da Eliane Giardini, da Mariana Ximenes e da Thalita Carauta, entre outros, o que acrescenta pitadas de humor à trama.  

Suas novelas são marcadas por reviravoltas. Podemos esperar muitas de ‘Mania de Você’? Quais serão os momentos de virada iniciais da trama?

Como as próprias chamadas promocionais da novela dizem, em ‘Mania de Você’, o jogo vira o tempo todo. A grande virada é que dá o tom da trama: quando Viola (Gabz) conhece Luma (Agatha Moreira), esta é uma burguesa, aspirante a chef de cozinha, que ensina a Viola os princípios da gastronomia. E Viola é uma espécie de assistente de Luma. O mundo vai virar a partir do momento em que elas disputarem o mesmo homem, que é o Rudá (Nicolas Prattes). Isso, combinado com o assassinato do Molina (Rodrigo Lombardi), em que praticamente todos os protagonistas são suspeitos, será o primeiro ponto de virada da trama, previsto para o décimo terceiro capítulo. Viola e Luma vão se afastar e, dez anos depois, quem será a chef de cozinha famosa será Viola, e Luma vai ter perdido tudo o que tinha. É como se Viola passasse a viver a vida que estava destinada a Luma. Elas vão se reaproximar quando Luma pedir uma chance a Viola, justamente como assistente de seu restaurante. Vai ser simetricamente o oposto ao passado, dez anos antes.

Outra característica de suas obras são os vilões que “amamos odiar”. O que esperar em termos de vilania em ‘Mania de Você’?

Teremos alguns vilões marcantes nesta história. Uns que o público já vai reconhecer logo no início, outros que vão se revelar ao longo dos capítulos. De cara, temos um vilão da pior qualidade, o Molina, pai da Luma, interpretado pelo Rodrigo Lombardi. Sua secretária e amante, a Mércia, mãe do Mavi, vivida pela Adriana Esteves, aparentemente submissa, guarda muitos segredos e vai dando sinais de caráter duvidoso aos poucos. E temos o Mavi. De certa maneira, ele faz coisas atrozes, mas diz fazer tudo por amor. É o primeiro vilão que eu faço assim, estou achando interessante criar esse vilão apaixonado. Em certa medida, outros núcleos contam com personagens com maior ou menor grau de vilania. A Ísis, da Mariana Ximenes, é um exemplo de uma vilã mais cômica.

A fronteira tênue entre o bem e o mal é outra marca de suas tramas. O que você destaca nesse sentido em ‘Mania de Você’?

Como muitas novelas minhas, essa novela é sobre quem está falando a verdade. Temos um jogo da manipulação da realidade nas tramas dos personagens Molina (Rodrigo Lombardi) e Mavi (Chay Suede). Na primeira e na segunda fase da novela, respectivamente, eles controlam a empresa de cibersegurança e jogam o tempo com as informações que dispõem de acordo com seus interesses. Até que ponto podemos acreditar nas coisas que vemos e ouvimos? As peças da trama vão se movendo mesmo, e você vai descobrindo outros ângulos. É nessa zona cinza que operam os personagens de ‘Mania de Você’.  

Quais os diferenciais em termos de produção você destaca na novela?

Essa é uma novela com muitas possibilidades, e ela tem um frescor como diferencial quando se trata de locações e eixos temáticos. A região de Angra dos Reis é pouco explorada como território principal de histórias de novelas recentes. Além das paisagens exuberantes, tem todo o universo do resort, onde se passa grande parte da trama, com seus diversos ambientes e o restaurante da Viola, personagem da Gabz. A trama tem mistério, mas se passa num contexto mais solar, tem uma aura de verão e elegância. Ao mesmo tempo, a gastronomia é um destaque, um pano de fundo importante da história, com muitas cenas de cozinha e mesa posta. 

Algumas tramas também se desenrolam em Portugal. O que levou à escolha desse país?

Eu acho muito impressionante o movimento de brasileiros indo morar em Portugal.  São milhares nos últimos anos que foram para Portugal. Nesse quesito, a história da novela aborda a promessa de um futuro, o sonho. Tratamos muito sobre sonhos, projetos de vida dos personagens, como mudar a própria vida. O Rudá (Nicolas Prattes) acaba indo pra lá por uma armação do Mavi (Chay Suede) para tirar ele do Brasil assim que se torna um dos suspeitos da morte do Molina (Rodrigo Lombardi). Passa dez anos lá, arruma uma namorada, de certa forma, refaz sua vida, até descobrir novamente notícias da Viola e não resistir voltar para perto dela. E outros personagens, como Michele (Alanis Guillen), e o marido Cristiano (Bruno Montaleone), deixam o Albacoa para tentar uma vida melhor no Exterior, e vão passar por maus bocados lá.  

A gastronomia vai ser um tema bem trabalhado nas tramas, a partir das personagens Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz). Por que esse tema como pano de fundo?

Eu sou uma pessoa muito ligada em comida, vou muito a restaurantes. A comida é uma coisa que me fascina. E acho que é uma experiência muito visual também. É visual para uma novela abordar esse universo. Foi pouco abordado, inclusive. A gastronomia fala muito da alma das pessoas. Quando você come a comida de alguém, você está entendendo aquela pessoa. Lembrei aqui de um livro do Brillat Savarin, um grande especialista em gastronomia no mundo, “A Fisiologia do Gosto”, em que ele fala que a comida é a alma das pessoas. Eu trouxe algumas referências de lugares e estilos que gosto para a trama, como essa coisa da Viola de misturar peixe com carne.  

Por fim, como está sendo a parceria com Carlos Araujo, que vem de ‘Todas as Flores’?

Esse foi um “casamento” muito tranquilo na minha vida, porque o Carlinhos é um cara que faz a experiência do set ser uma coisa feliz e organizada. É um parceiro de trabalho incrível, com quem eu posso contar sempre que precisar.   

ENTREVISTA COM O DIRETOR ARTÍSTICO, CARLOS ARAUJO

Na Globo desde a década de 90, Carlos Araujo iniciou sua carreira como assistente de direção de ‘Barriga de Aluguel’ (1990), de Glória Perez. De lá para cá, integrou a equipe de direção de novelas e minisséries da emissora, tendo em seu currículo obras, como ‘Fera Ferida’ (1993), ‘O Rei do Gado’ (1996) e ‘Força de um Desejo’ (1999). A partir de 2001, passou a assinar a direção geral de novelas. Sua primeira na função foi ‘Estrela Guia’ (2001). Em seguida, atuou em outros folhetins, como ‘Esperança’ (2002), ‘Belíssima’ (2005), ‘Cheias de Charme’ (2012), entre outras. Em 2019, foi supervisor artístico de ‘Malhação: Toda Forma de Amar’, com direção geral de Adriano Melo. Nesse mesmo ano, também foi diretor artístico de ‘Éramos Seis’, com direção geral de Pedro Peregrino. Em 2022, foi diretor artístico de ‘Todas as Flores’, de João Emanuel Carneiro, com quem repete a parceria em ‘Mania de Você’. 

O que o público pode esperar de ‘Mania de Você’?

Como em todas as obras do João Emanuel Carneiro, o público pode esperar muitas surpresas e uma permanente dualidade. Temos camadas dos personagens que vão se revelando aos poucos ao longo dos capítulos. Em termos de conceito artístico, isso também é um norteador: toda a leveza da atmosfera de Angra dos Reis e suas praias paradisíacas contrasta com a tensão dos mistérios da trama. Assim como a gastronomia, evocando sensações de conforto e prazer em torno de personagens que lidam com sentimentos absolutamente opostos. Tentamos traduzir isso em belas imagens, em closes que ‘falam’, na trilha sonora e nas diferentes áreas da produção que vão conduzir quem acompanha a história a esse universo. 

Este é o seu segundo trabalho com o João Emanuel. Como você caracterizaria a parceria de vocês? Que elementos bem-sucedidos na experiência de ‘Todas As Flores’ que carregam para este novo projeto?

Meu trabalho com João é de muita parceria. Ele é um autor muito aberto. Essa escuta gera um compromisso para entregar um produto bem-conceituado. O resultado se vê nas telas. Tem sido assim desde ‘Todas as Flores’ e acho que esse é o principal elemento que trouxemos para ‘Mania de Você’. É uma enorme responsabilidade produzir uma novela das nove na TV aberta, falar com tantos brasileiros ao mesmo tempo, e estamos buscando, mais uma vez, apresentar uma trama envolvente, cheia de surpresas, com um elenco primoroso e um visual de tirar o fôlego. 

Como se deu a escolha do quarteto protagonista: Gabz, Chay, Nicolas e Agatha? O que pesou para que eles fossem selecionados para esses papéis?

Eles são talentosíssimos. A escolha deles como protagonistas da trama se deu por conta dos trabalhos que eles vêm apresentando ao longo de suas carreiras. E teve uma identificação do próprio autor com eles, o que é muito importante. O quarteto que eles protagonizam é muito promissor, porque vai movimentar a trama em muitos sentidos. Acreditamos que o público vai se identificar muito com Viola, Mavi, Luma e Rudá. 

Ao mesmo tempo, esses protagonistas contam com a experiência de Rodrigo Lombardi, Adriana Esteves, Eliane Giardini, entre outros grandes nomes da dramaturgia, para contar essa história em cena. O que você destacaria de mais relevante na troca que eles estão tendo?

É uma troca muito rica. A Globo sempre nos estimulou a levar novos olhares para as produções, mesclando jovens atores com os já consagrados na televisão. E todo mundo sai ganhando com essa mistura, essa troca de experiências, de energia, de sintonia. Isso oxigena o set, é fundamental para a obra e reflete na tela, no que chega ao público.

‘Mania de Você’ tem como cenário a natureza exuberante de Angra dos Reis. Como se deu a escolha da região e qual a importância dela para a história?

É uma região de uma beleza natural única e pouco retratada como cenário principal de novelas. Grande parte da novela se passa em um resort, um cenário cosmopolita, por onde passa gente do mundo inteiro. Além do complexo que inclui resort, hotel, marina, temos a comunidade da região. São diferentes mundos convivendo, o que é também uma forma de representar o Brasil. E é nesse micromundo que tudo vai acontecer. Em termos de produção, encontramos condições ideais para as filmagens, com locações que atenderam às necessidades da nossa história, como as ilhas bastante preservadas, as praias de mar cristalino e locações para as casas dos personagens Molina e Berta, interpretados por Rodrigo Lombardi e Eliane Giardini, respectivamente. No outono, época em que raramente chove, temos uma luz que casa com a estética que pensamos para a novela. 

Perfil de personagens – Mania de Você

Viola (Gabz) – Criada em uma comunidade do Rio de Janeiro, foi adotada por Marcel (Bukassa Kabengele) após ter sido abandonada, recém-nascida, pela mãe. As adversidades fizeram dela uma mulher obstinada. Vai se mudar para Angra dos Reis com o namorado Mavi (Chay Suede), que a tirou do local onde morava após ela se tornar alvo de um traficante local. Em Angra, seu destino se cruza com o de Luma (Agatha Moreira) através da gastronomia. Ao mesmo tempo, se apaixona por Rudá (Nicolas Prattes), antes de descobrir que é o namorado da amiga. 

Luma (Agatha Moreira) – Filha de Molina (Rodrigo Lombardi), por quem foi criada desde a morte precoce da mãe, Cecília (Simone Spoladore), durante seu parto. Vê na funcionária da família, Mércia (Adriana Esteves), uma figura maternal. É perdidamente apaixonada por Rudá (Nicolas Prattes), seu namorado desde a adolescência. Sonha em se tornar chef de cozinha e vai compartilhar esse desejo com Viola (Gabz). Apesar da sintonia entre as duas, o amor que nutrem pelo mesmo homem vai desestabilizar essa amizade. 

Mavi (Chay Suede) – Carismático, amoral e ambicioso, é filho de Mércia (Adriana Esteves), com quem quase não tem contato, e acredita que Nahum (Ângelo Antonio), homem que o criou, seja seu pai. Hacker, depois que começa a trabalhar na empresa de cibersegurança de Molina (Rodrigo Lombardi), transita entre o amor e o poder. É apaixonado por Viola (Gabz) desde que a viu pela primeira vez e fará de tudo para ficar com ela, como manipular a vida das pessoas. 

Rudá (Nicolas Prattes) – Morador da comunidade caiçara próxima da mansão da família de Molina (Rodrigo Lombardi), ativista ambiental e namorado de Luma (Agatha Moreira). Acaba se envolvendo com Viola (Gabz) depois que ela chega a Angra dos Reis. Foge para Portugal quando se torna principal suspeito do assassinato de Molina, mas segue apaixonado por Viola. 

Mércia (Adriana Esteves) – Fria, misteriosa e solitária, esconde a carência com um escudo de brutalidade e fortaleza. Trabalha há anos na casa de Molina (Rodrigo Lombardi), de quem é amante e com quem tem um filho que rejeita, Mavi (Chay Suede). Criou Luma (Agatha Moreira) como filha, e é a grande opositora de Viola (Gabz). 

Molina (Rodrigo Lombardi) – Inescrupuloso, controlador, administra a fortuna herdada por Luma (Agatha Moreira) com a morte precoce da mãe dela. Com sua empresa de cibersegurança, usa as informações que coleta para chantagear pessoas. Se aproximará de Mavi (Chay Suede) e revelará ser seu pai. Mantém uma relação de controle e submissão com sua funcionária Mércia (Adriana Esteves), e vai desenvolver uma obsessão por Viola (Gabz).

Marcel (Bukassa Kabengele) – Pai de criação de Viola (Gabz). A encontrou recém-nascida dentro da barca entre Rio-Niterói. Nascido em Angola, radicou-se no Brasil, onde se tornou líder de uma trupe que faz acrobacias em sinais de trânsito. Ele cria várias crianças no Morro do Cantagalo. Mesmo depois do sucesso de Viola, os dois ainda mantêm carinho e contato.  

Nahum (Ângelo Antônio) – Homem de boa índole, é ex-namorado de Mércia (Adriana Esteves) e assumiu a paternidade de Mavi (Chay Suede) quando a mãe abandonou a criança. Trabalhador, ordeiro, amoroso com o filho, sabe de todos os segredos da ex e do patrão dela.  Vai confrontar Mavi quando descobrir que o filho se envolveu nas farsas de Molina e Mércia, e se tornará peça importante no decorrer da trama. 

Felipa (Joana de Verona) – Portuguesa cheia de personalidade, trabalha como massagista. Se apaixona por Rudá quando ele chega a Portugal, mas o sentimento não é correspondido na mesma proporção, já que ele segue amando Viola e retorna para o Brasil por causa dela.  

Iberê (Jaffar Bambirra) – É o oposto de Rudá (Nicolas Prattes), seu irmão mais novo. Introspectivo e conturbado, sofre por não ter o carisma do irmão. Sua mania é prosperar e deixar a comunidade onde nasceu e foi criado por sua tia Moema (Ana Beatriz Nogueira). Por isso, passa a trabalhar para Molina (Rodrigo Lombardi) e, consequentemente, para Mavi (Chay Suede), o que o afasta da família. 

Moema (Ana Beatriz Nogueira) – Tia de Iberê (Jaffar Bambirra) e Rudá (Nicolas Prattes), nasceu na praia da Jubarte e tem imensa influência na comunidade do Sururu, onde todos a veem como uma matriarca, uma líder para todos os tipos de assuntos, a grande protetora daquele povo caiçara. 

Berta (Eliane Giardini) – Inteligente, educada, reservada, sofisticada e de forte personalidade, é a mulher mais rica do condomínio em Angra dos Reis. Sofre uma grande perda e se apega ainda mais ao neto Tomás (Paulo Mendes), fruto da relação de seu filho Henrique (Antonio Saboia) e a nora Ísis (Mariana Ximenes). 

Henrique (Antonio Saboia) – Filho único de Berta (Eliane Giardini), é herdeiro dos negócios da família. Bem-nascido e educado, comete um grande erro na vida, que é se casar com Ísis (Mariana Ximenes).

Ísis (Mariana Ximenes) – De origem humilde, cresceu na comunidade próxima ao resort Albacoa. Ambiciosa e inteligente, se aproximou de Berta (Eliane Giardini), a milionária local, e acabou se casando com o filho dela, Henrique (Antonio Saboia). 

Tomás (Paulo Mendes) – Jovem de estilo alternativo, é filho de Ísis (Mariana Ximenes), com quem tem uma relação conflituosa. Desde sempre, foi mais ligado à avó Berta (Eliane Giardini). Tido como herdeiro dos negócios da família, tornou-se “revoltado contra o sistema”. No começo da história, namora a vizinha, Bruna (Duda Batsow), mas vai se apaixonar por Evelyn (Gi Fernandes).

Guga (Allan Souza Lima) – Morador da comunidade, é extrovertido e sedutor, tem caso com várias mulheres, algumas casadas, como Ísis (Mariana Ximenes). Convencido por ela, comete um crime que gera consequências irreversíveis para a sua vida e a vida da amante.

Leidi (Thalita Carauta) – Moradora da comunidade, é uma mulher de personalidade forte, que se envolve com negócios ilícitos. É mãe de Evelyn (Gi Fernandes) e mulher de Sirley (David Junior), que é traído por ela sem nunca desconfiar. Um de seus amantes é Guga (Allan Souza Lima). Sonsa e mentirosa, vai bater na porta de Ísis (Mariana Ximenes) para chantageá-la depois de saber o segredo que ela guarda. 

PERSONAGENS DA SEGUNDA FASE

Sirley (David Junior) – Marido de Leidi (Thalita Carauta), é um “encostado” e sempre alega que está doente para não ter de trabalhar. Submisso à mulher, desfruta das benesses da chantagem que ela faz com Ísis (Mariana Ximenes). Gasta o pouco dinheiro que tem em apostas de corrida de cavalo.

Evelyn (Gi Fernandes) – Carismática e exímia dançarina de funk, costuma entrar em choque com a mãe, Leidi (Thalita Carauta), ao não concordar com suas atitudes. Vai despertar o interesse de Tomás (Paulo Mendes), o herdeiro da família Pereira Cavalcanti, para quem os pais trabalham.  

Hugo (Danilo Grangheia) – De origem simples, construiu uma carreira como executivo e trabalha como gerente do resort Albacoa. Funcionário de confiança de Mavi, é ele quem executa todos os planos do patrão e faz uma proposta irrecusável a Viola (Gabz), o que a traz de volta para perto de Mavi, sem que ela saiba quem está por trás do convite. Hugo casou-se com Diana (Vanessa Bueno), a bonitona do condomínio. São vizinhos da família de Fátima (Mariana Santos) e Robson (Eriberto Leão). Ambicioso, vai fazer de tudo para que sua filha Bruna (Duda Batsow) se case com Tomás (Paulo Mendes), neto de Berta (Eliane Giardini). 

Diana (Vanessa Bueno) – Mulher de Hugo (Danilo Grangheia) e mãe de Bruna (Duda Batsow), cuida da casa e da filha com dedicação, enquanto o marido é o provedor da família. São vizinhos da família de Fátima (Mariana Santos) e Robson (Eriberto Leão).

Bruna (Duda Batsow) – Jovem alegre e inteligente. Amante da natureza, quer ser bióloga marinha. Namora o vizinho, Tomás (Paulo Mendes), no começo da história. 

Fátima (Mariana Santos) – Dona de casa, frustrada e com baixa autoestima. É casada com Robson (Eriberto Leão), que a despreza e mina seu amor-próprio diariamente. Se sente culpada por não ter dado um filho ao marido, grande sonho deles. Já se acostumou a ver Robson dando em cima de outras mulheres. O casal é vizinho da família de Hugo (Danilo Grangheia) e Diana (Vanessa Bueno). 

Robson (Eriberto Leão) – Controlador e vaidoso ao extremo. É um executivo workaholic que pouco se dedica à mulher. Quando se refere a Fátima (Mariana Santos), é quase sempre em tom depreciativo. Não perde a oportunidade de criticar a esposa e passa a dar em cima de outras mulheres. O casal é vizinho da família de Hugo (Danilo Grangheia) e Diana (Vanessa Bueno). 

Dhu (Ivy Souza) – Uma mulher sofrida, que dá duro para sustentar a casa onde mora com o marido, Edmilson (Érico Brás), os filhos Iarley (Lucas Wickhaus), e Lorena (Liza Del Dala), e o neto Lucas, que é cuidado, sustentado e criado por ela. O que alivia o peso dos seus ombros e sua carga mental é fazer doces e sobremesas. E é esse talento que vai fazê-la viver uma ascensão profissional e uma melhora significante na sua autoestima, aproximando-a de Viola (Gabz).

Edmilson (Érico Brás) – Mal-humorado, vive reclamando da vida, mas não faz nada para mudar a situação. Coloca a culpa de todas as suas desventuras nos outros. Fofoqueiro de plantão, repercute as fake news que Mavi (Chay Suede) planta na internet. 

Iarley (Lucas Wickhaus) – Não quer nada com a vida. Vive na esbórnia e mente para a mãe que faz faculdade, embolsando o dinheiro que ela dá para pagar a mensalidade. Vai se apaixonar por Bruna (Duda Batsow), que fará ele rever seus conceitos e se tornar uma pessoa mais responsável. 

Lorena (Liza Del Dala) -Tem baixa autoestima e não faz nada além de namorar e sair à noite. Foi mãe precocemente do Lucas, que é criado e sustentado pela vó, Dhu (Ivy Souza). Vai amadurecer ao longo da trama.  

Cristiano (Bruno Montaleone) – Boa praça, ingênuo, de bom caráter. Casado com a namorada de adolescência, Michele (Alanis Guillen), trabalha como carregador de tacos do clube de golfe no resort Albacoa e vai tentar uma nova vida com Michele em Portugal. 

Michele (Alanis Guillen) – De origem humilde, a irmã de Ísis (Mariana Ximenes) é inteligente e interessada em cultura. Casada com Cristiano (Bruno Montaleone), trabalha como balconista no resort Albacoa. Junto com o marido, vai tentar uma nova vida em Portugal.

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Oie, sou o Gabe, o cérebro por trás desse universo chamado Nation POP. Sou Jornalista, especialista em Marketing e Engenheiro de Software. Minhas redes sociais estão a disposição para conexões 💜😉

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