O escritor Marcelo Reis expressou profundo pesar pela morte do poeta e compositor Mauro Santa Cecília, ocorrida em 15 de fevereiro de 2025, aos 63 anos, após uma batalha contra o câncer. Conhecido por parcerias musicais marcantes, como “Por Você” e “Amor Pra Recomeçar” com Frejat, Mauro também deixou sua marca na literatura com nove livros publicados, incluindo “Bofete” (2024).
Marcelo Reis destacou a importância de Mauro em sua vida pessoal e profissional:
“O Mauro foi uma pessoa muito importante para mim porque, acima de tudo, foi um amigo querido e a gente pôde estar próximo e trocar ideias diversas vezes.”
Além da amizade, Marcelo ressaltou a admiração pelo trabalho de Mauro, especialmente na integração entre poesia e música:
“Foi também uma fonte de inspiração, porque é um grande poeta brasileiro e conseguiu transformar e ampliar o alcance da sua poesia na conexão com a música através das adaptações para as letras, com Barão Vermelho, com Frejat. Então, isso me inspira muito porque é um desejo meu também, que a poesia vá para diversos outros campos das artes, como eu já tenho feito com grandes parceiros aí.”
A colaboração entre os dois escritores se materializou quando Mauro aceitou escrever o poema-prefácio do livro “Dias Amargos e Doces Dias”, de Marcelo Reis. Marcelo relembra o entusiasmo de Mauro ao receber o convite:
“E, sobretudo, se tiver essa honra dele aceitar essa empreitada e foi escrever o poema-prefácio do meu livro ‘Dias Amargos e Doces Dias’ e quando eu falei com ele ao telefone e fiz o convite ele ficou super feliz assim e além de ter aceito de ter dado a ideia de não escrever um prefácio convencional e sim um poema-prefácio aproveitando muito da poesia e juntando com a dele e fez uma espécie de interseção ali que foi muito interessante.”
Marcelo também destacou os valiosos conselhos recebidos de Mauro durante o processo criativo:
“Ele me deu muitas dicas de como proceder, de como utilizar melhor as palavras. Falou pra mim: ‘Marcelo, você tá rimando muito, vamos às vezes utilizar verso sem rima mesmo, que é uma coisa que é bacana também, é moderna’. Então, foi muito interessante todas as coisas que ele me passou.”
A partida de Mauro Santa Cecília deixa uma lacuna significativa no cenário cultural brasileiro. Sua capacidade de transitar entre a poesia e a música, aliada ao talento literário, continuará a inspirar artistas e leitores. Marcelo Reis, entre muitos, preservará com carinho as memórias e ensinamentos do amigo e mentor.
