Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o festival Back2Black, pioneiro em promover diálogos e encontros musicais entre África e Brasil há 15 anos, estreia seu selo musical com o single “Ilha de Santiago”, uma bela composição do músico, escritor, cantor e pensador cabo-verdiano Mário Lúcio, em dueto com a cantora brasileira Natasha Llerena e participação do rapper Emicida.
Com arranjos e produção musical de Eduardo Andrade, a canção evoca as belezas culturais e naturais da maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, emoldurada por uma envolvente melodia conduzida por violões, viola, cello, violino, acordeon e percussões. O dueto entre Mário Lúcio e Natasha Llerena aproxima os continentes pelos ouvidos e é abraçado pelo poema original de Emicida com suas memórias e impressões sobre o lugar.
Compositor mais gravado da história de Cabo Verde, Mário Lúcio e sua poesia em crioulo nas canções abriu caminhos para a nova geração ressignificar a língua de base lexical portuguesa. Gravada originalmente por ele em 2004, “Ilha de Santiago” tornou-se sucesso internacional na voz da cantora cabo-verdiana Mayra Andrade em 2013. Em 2018, a música foi apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro por Mário Lúcio e Natasha Llerena durante o evento Back2Black in Concert.
A excelente repercussão gerou o desejo de lançá-la nas plataformas digitais e a produtora Connie Lopes (Natasha Artes) teve a ideia de convidar Emicida para participar, ao conversar sobre sua admiração pela Ilha de Santiago. O resultado é este belo encontro além-mar, que conta com os músicos de primeira linha Jaques Morelenbaum (violoncelo), Eduardo Andrade (violões e baixo), Kiko Horta (acordeon), Dhyan Toffolo (viola), Ana Maria Ramos de Oliveira (violino) e Marco Lobo (percussões).
Eduardo Andrade também assina a mixagem e Raphael Stolnicki, a Engenharia de Som. Gravado nos estúdios Miranda Entertainment / Cria Som Produções Musicais. Distribuição: Nikita Music Digital.