Mark Zuckerberg aposta em energia nuclear para alimentar sua Inteligência Artificial

Leia também

Escrito por

Gabriel Nascimento (@gabenaste)
Gabriel Nascimento (@gabenaste)https://gabenaste.com.br
Jornalista, editor-chefe do Nation POP, empreendedor, especialista em Marketing 360º, Branding Registro de Marcas & Creator Economy. Música é seu segundo oxigênio, não vive sem!
- Publicidade-

Se você pensava que energia nuclear era coisa do passado ou de filmes de catástrofe, pense de novo. O Vale do Silício decidiu que o átomo é o futuro. Segundo reportagem da Wired, a Meta está investindo milhões em uma parceria com a Oklo, uma empresa de tecnologia de fissão nuclear, para suprir a demanda insaciável de energia de seus projetos de Inteligência Artificial.

A lógica é simples: treinar e manter IAs (como a Meta AI que responde no seu WhatsApp) consome uma quantidade absurda de eletricidade. Fontes como solar e eólica são limpas, mas oscilam. A nuclear oferece energia potente, livre de carbono e, crucialmente, constante (24/7).

O “Fator Sam Altman”

Um detalhe curioso dessa negociação é que a Oklo tem como presidente do conselho Sam Altman, o CEO da OpenAI (criadora do ChatGPT). Ou seja, Zuckerberg está indiretamente se aliando a uma figura central de sua maior concorrente no campo da IA para garantir a infraestrutura necessária para competir.

- Publicidade -

A aposta da Oklo são os chamados SMRs (Pequenos Reatores Modulares). Diferente das usinas nucleares gigantescas e assustadoras do século XX, esses reatores são compactos, desenhados para serem mais seguros e instalados próximos aos centros de dados.

A corrida nuclear das Big Techs

A Meta não está sozinha. A notícia confirma uma tendência absoluta em 2026:

  • A Microsoft está reativando a usina de Three Mile Island.
  • A Google e a Amazon também já anunciaram investimentos em tecnologia nuclear similar.

“A Inteligência Artificial precisa de ‘comida’, e a comida dela é eletricidade. As Big Techs perceberam que, para não derreter o planeta com combustíveis fósseis, a única saída em escala é a nuclear”, analisam especialistas em energia.

Para o usuário final, isso significa que o futuro das suas postagens no Instagram e das conversas com bots será movido a urânio. Resta saber se a tecnologia da Oklo ficará pronta a tempo de vencer a crise energética que se aproxima.

🤩 Gostou do conteúdo? Acompanhe o Nation POP em todos os canais e não perca nenhuma novidade!

Facebook | Instagram | TikTok | YouTube

- Publicidade-

📲 Acompanhe também nosso canal exclusivo no Instagram e siga o Nation POP no Google News.

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade -

Últimas notícias

- Publicidade-

Ainda mais conteúdos

- Advertisement -