×
Na imagem há uma lousa de fundo com vários desenhos descrevendo a jornada do cliente (UX). Em primeiro plano, há um homem voltado para a lousa o com uma posição de análise

O que é UX e qual sua importância em nosso dia-a-dia?

UX pode parecer uma sigla estranha a primeira vista, mas, você já preencheu um formulário em um site e no final, ao clicar em enviar recebeu a mensagem “Informação inválida” e depois disso precisou preencher tudo de novo?

Se sim, parabéns, você pegou um site com a UX ruim!

A User Experience ou UX para os mais íntimos, é muito conhecida na programação, pois é a área que desenha da jornada do cliente.
Apesar de parecer um assunto simples, a User Experience é uma assunto que guarda muitos segredos e recompensas aos olhares mais curiosos.

User Experience na prática

Para que possamos ter uma ideia mais palpável de como a UX funciona na prática, vamos imaginar praça. Mas não uma praça qualquer, uma grande praça.

Aos arredores desta praça há diversos pontos de interesse para os moradores, como mercado, lanchonetes, restaurantes e outros prestadores de serviços.
Quem precisa atravessar a praça para chegar ao outro lado, sempre vai trilhar o caminho mais curto, geralmente em linha reta.

É aqui que a User Experience entra.

A pessoa responsável pelo projeto da praça pode prever estes caminhos e assim, desenhar trilhas que levam os moradores até os prontos de interesse.

UX em sites

Trazendo nossa alegoria da praça a um site ou aplicação por exemplo, os pontos de interesse da praça, aqui são links para os locais mais visitados do site.
Home page, minhas compras, favoritos e por aí vai.

Muitos usuários avaliam sua experiência como positiva se eles têm a percepção de que estão no controle e sabem onde ir se precisar de algo.

E este é o primeiro segredo a UX.

Vantagens da User Experience

Lidar com a experiência do usuário é um desafio entanto. Afinal, a preferência do usuário pode variar com o tempo e seus gostos podem mudar.

Voltando a alegoria da praça, vamos imaginar o seguinte cenário: Quem projetou a praça, propôs a criação de alguns jardins dentro da praça e trilhas que levam a estes jardins além de trilhas que dão acesso à calçada. Apenas isso.

Porém, havia algo que não tinha como ser previsto: Uma loja de uma grande franquia é inaugurada ao arredores da praça.

É natural imaginar que as pessoas vão usar as trilhas para chegarem à loja. Porém, o que acontece na prática, são trilhas informais por cima do gramado.

Este novo caminho informal é conhecido como “caminho do desejo”. E pode nos trazer informações preciosas.

Experiência do Usuário no dia-a-dia

Saindo a alegoria da praça novamente e trazendo para contextos do dia-a-dia, o caminho do desejo pode ser interpretado como novas funções para seu produto ou serviço.

A UX vai muito além de desenhar o caminho que o cliente traça, pois vai se trata da satisfação do cliente com seu serviço prestado.

Como dito no livro “Nos bastidores da Disney” de Tom Connellan:

“A qualidade do seu produto é um reflexo da sua paixão pelos seus clientes”

Product

[Kindle] Livro nos bastidores da Disney

Os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo

R$48,00Confira

Por mais que empresas diferentes apresentam produtos diferentes, é inevitável que os usuários comparem os serviços prestados.

O serviço prestado por um mecânico, por um recepcionista ou assistente de serviço é comparado com os serviços prestados pela Amazon, Netflix, Spotify por exemplo.

Isso ocorre, pois os usuários comparam a emoção que sentiram durante a entrega do serviço e até mesmo com seus cuidados prestados.

Conclusão

Desde modo, a UX é extremamente importante ao nosso dia-a-dia, pois lida não só com a jordana do cliente, mas sim com sua satisfação. Afinal, como diria Philip Kotler:

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”