Paolla Oliveira, Rainha de bateria da Grande Rio pelo sétimo ano consecutivo e um dos nomes mais badalados do Carnaval, está prestes a se despedir da avenida. Para brilhar ainda mais em seu último desfile, a atriz revelou em entrevista que contou com a medicina integrativa na preparação para a temporada, em que também será Rainha do tradicional Baile do Copa.
Médico especialista e aprimorador dos 7 pilares da saúde, que envolvem corpo, espiritualidade, vida sexual, finanças, mente, família e vida profissional, o Dr. Rodrigo Schröder explicou o que é a abordagem escolhida por Paolla.
“A Medicina Integrativa é um modelo de atenção à saúde que vai além do tratamento de doenças. Ela combina a medicina convencional com abordagens baseadas em evidências de diversas áreas, como nutrição, atividade física, controle do estresse, sono, suplementação, terapias mente-corpo e equilíbrio hormonal. O objetivo não é apenas tratar sintomas, mas otimizar a qualidade de vida e prevenir doenças”.
Segundo o profissional, apesar de não ser uma especialidade médica reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), a abordagem é respaldada por instituições como a Harvard Medical School e a Mayo Clinic, que reconhecem a importância de estratégias complementares para melhorar a saúde metabólica, imunológica e mental dos pacientes.
Para quem deseja receber o mesmo tratamento da Rainha da Grande Rio, Rodrigo indica buscar profissionais que estejam dispostos a ir além do corpo:
“A Medicina Integrativa exige um olhar multidisciplinar e pode ser conduzida por todas especialidades médicas, desde que haja conhecimento científico para sustentar as abordagens. Além disso, a integração com fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas complementares, sempre com embasamento científico, é essencial para oferecer um tratamento holístico.
No caso específico de Paolla e de outras musas que estejam se preparando para a maratona de carnaval, Schröder conta como a abordagem pode trazer benefícios. “Rainhas de bateria e figuras de destaque no Carnaval, precisam de um corpo altamente condicionado, uma mente equilibrada e energia constante para suportar semanas de ensaios, desfiles e compromissos intensos, além de pressões psicológicas”.
Para isso, ele afirma que a Medicina Integrativa pode oferecer otimizações fisiológicas incluindo:
- Nutrição personalizada – Estratégia anti-inflamatória para melhorar a recuperação muscular e manter a performance.
- Treinamento inteligente – Ajustes na periodização para preservar massa magra e evitar sobrecarga articular.
- Regulação hormonal e metabólica – Monitoramento de cortisol, hormônios sexuais e tireoidianos para garantir vitalidade e resistência.
- Suplementação estratégica – Antioxidantes como vitamina C e E, magnésio para relaxamento muscular e adaptógenos como Rhodiola Rosea para energia sustentada.
- Otimização do sono – Ajustes na higiene do sono, uso de melatonina ou estratégias naturais para garantir descanso reparador.
- Saúde mental e resiliência emocional – Técnicas de controle do estresse, mindfulness e terapia cognitivo-comportamental para lidar com pressão e exposição midiática.
