Fui ao cinema no ultimo domingo (08) para ver “Um Lugar Silencioso: Dia Um”, e como um não apreciador entusiasmado dos dois primeiros filmes por diversos fatores que não me fizeram gostar do desenvolvimento da franquia. Apesar de lembrar que havia amado os trailers na época e ter ficado excepcionalmente atraído pela historia. Fui deveras assistir esse PREQUEL com expectativas bem baixas.Antes de mais nada, já quero avisar que minha resenha e critica sobre a produção pode conter spoiler sobre o filme. Então aqui já deixo o bem frisado para ninguém ler antes de ver caso não gostem de receber informações antes de ver em primeira mão.
Um Lugar Silencioso: Dia Um, sinceramente foi melhor do que eu esperava…
Bom definitivamente já não há mais aquele fator surpresa. Afinal você, eu, todo mundo que já viu o início da franquia sabe pelo que esperar. O Alien que caiu na terra já não é um surpresa pro telespectador, apenas pra quem agora está vendo o seu mundo fictício ruir.
Mas, ainda que não tenhamos mais tanto aquela sensação de primeira vez, ainda é uma primeira vez. A primeira fase, aquele momento do início do fim. Onde passa se de um mundo normal para o famoso e caótico apocalipse. E finalmente ter esse gostinho de ver muitos deles caindo como meteoros, tornando a caça bruta, as pessoas descobrindo aos poucos como se esconder, e na tentativa e erro, onde muitos se vão. É bem gratificante sabe, e isso foi muito melhor introduzido aqui do que no primeiro filme da franquia de Um Lugar Silencioso.
É quase como se os diretores finalmente tivessem dito “Agora é a hora de entregar o verdadeiro caos”.
Sem tempo pra salvar ninguém, ou quase ninguém
Talvez a melhor parte para descrever este retorno às origens em Um Lugar Silencioso: Dia Um seja o fato da franquia não ter medo de se livrar de personagens aqui. Afinal é o início do fim. Um lado extra que os dois filmes anteriores passaram bem batidos e de modo relaxado por ele ao meu ver. E isso claramente é um ponto que sempre me deixou a quem, com um gostinho amargo na boca ao assistir.
Sabe, aquele sentimento de querer saber mais detalhes de um universo, ver mais dos mostros e infelizmente não ser entregue a você. Bom, tudo o que me foi negado, agora finalmente eu pude conhecer. Bom, ainda falta um pouco mais de complexidade, mas vou deixar passar.
Um adendo importante, eles realmente fizeram jus a historia de um um gato de 7 vidas viu. Porque eu nunca vi um gato ter tanta sorte de escapar ileso em uma história, como o gato da Sam conseguiu aqui. E não me leve a mal, eu gostei bastante do bichano nomeado como FRODO, ele realmente atuou muito bem haha. Mas sendo realista, tem alguns momentos do filme que eu fico me perguntando como é possível do gato ainda estar intacto.
Lupita Nyong’o and Schnitzel (Frodo the Cat) on the set of ‘A QUIET PLACE: DAY ONE’
— Film Updates (@FilmUpdates) July 8, 2024
Now playing in theaters. pic.twitter.com/dedWkIGx3E
E aparentemente, mais pessoas acham que o gato (interpretado pelos gatos Nico e Schnitzel) foi um ótimo ator em Um Lugar Silencioso: Dia Um.
A Quiet Place: Day One broke me. A truly powerful film with Michael Sarnoski’s direction that tells an incredible story about life. Lupita Nyong’o and Joseph Quinn give some of the most touching performances of the year
— Jerome! (@JeromeM94Movies) June 29, 2024
Nico and Schnitzel the cats are excellent as Frodo the cat pic.twitter.com/8lM5pR6DTD
Sam e Eric
Sam (Lupita Nyong’o) é definitivamente a personagem que mais trouxe em mim a vontade de querer continuar assistindo. Porque Sam está em um nível de negatividade/positividade muito próximo de uma pessoa em tons reais com os quais eu consigo me ver ali em alguns momentos (ao invés da família margarina do filme original) logo no inicio do filme e sem medo de dizer o que pensa. E se parar pra analizar bem, isso reflete em muito de nós no nosso dia a dia.
Já o Eric (Joseph Quinn) chega como um contraponto a personalidade de Sam, e ele consegue resgatar nela um pouco de luz e brilho que a mesma havia perdido devido as circunstancias que a vida lhe impôs. Além de que o enredo de construção da historia entre os personagens em meio aos acontecimentos caóticos quase me faz querer desejar um romance ali, que fica claro só na minha imaginação, afinal… Bom não vou dizer o porque, vão la assistir Um Lugar Silencioso: Dia Um pra descobrir.
Afinal, vale a pena pagar pra assistir Um Lugar Silencioso: Dia Um?
Olha, se você é fa do gênero fim do mundo, aqui está um filme bom pra perder algumas horinhas no cinema viu. E você não precisa ter visto se quer os outros anteriores para entender o que ta rolando. Em uma escala de 1 a 10, deixo aqui minha nota para essa produção como um 8,5.