A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, lançou novo edital com 25 vagas complementares para os Cursos Regulares de Dança e Performance, Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico e Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporâneo. As inscrições vão até 16 de janeiro, pelo site da SPED.
Para se inscrever, é necessário ter a partir de 16 anos e Ensino Médio completo ou cursando. Os Cursos Regulares são profissionalizantes, por isso é exigido experiência prévia na modalidade desejada. A inscrição exige documentos que demonstrem a trajetória em dança e uma carta de intenção. No caso de deferimento da inscrição, o candidato passará para a etapa de redação e prova prática, realizada nos dias 22 e 23 de janeiro.
Durante a formação dos Cursos Regulares, além das aulas, são oferecidas oportunidades complementares e o estudante, após se formar, é encaminhado pela Escola para emissão do Registro Profissional em Dança (DRT).
A diretora artística e pedagógica da SPED, Inês Bogéa, vê esse processo seletivo como uma oportunidade importante para quem busca a profissionalização e não conseguiu se inscrever anteriormente. “Oferecemos formação sólida e completa aos participantes, englobando as inúmeras possibilidades do cenário da dança e queremos que os futuros bailarinos profissionais tenham a possibilidade de ingressar em nossos cursos, por isso, abrimos vagas complementares”, afirma.
Cursos que abrangem performance e técnicas de dança
As turmas são divididas em dois períodos: matutino, das 8h às 12h; ou vespertino, das 13h30 às 17h30. O curso de Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico está disponível apenas no período vespertino. Entre as opções estão:
– Dança e Performance: engloba aulas práticas e teóricas sobre performance, explorando diferentes qualidades de movimentos e formas de expressão, além da pesquisa sobre o corpo na cena.
– Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico: abrange conteúdo relacionado a técnicas de dança clássica, como a consciência corporal, a expressividade e a musicalidade, trabalhando habilidades de executar movimentos de forma precisa, controlada e segura.
– Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporânea: incorpora técnicas de dança moderna e contemporânea na exploração de possibilidades de movimentação e improvisação, desenvolvendo consciência corporal, ritmo e expressividade.
Etapas do processo seletivo
As inscrições homologadas serão divulgadas no site da SPED no dia 19 de janeiro e na semana seguinte será aplicada uma prova de redação, vivência-prática e entrevista.
Das vagas, 20% estão previstas para população negra, indígena e para pessoas em vulnerabilidade social. É necessário ter registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para acessar a reserva de vagas. Os aprovados serão divulgados no dia 27 de janeiro e as aulas terão início em 2 de fevereiro, após uma semana de acolhimento na escola.
Serviço
Inscrições abertas para vagas complementares em Cursos Regulares no site da SPED, até 16 de janeiro.
Divulgação das inscrições homologadas: 19 de janeiro
Realização das etapas de redação e vivência prática: 22 e 23 de janeiro
Divulgação dos aprovados: 27 de janeiro
Início das aulas: 2 de fevereiro
Duração dos cursos: 2 anos
Carga horária: 1600h
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
A São Paulo Escola de Dança é um espaço de escuta, criação e transformação. Criada em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo, é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa — doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora — cuja trajetória traduz o espírito integrador que move a Escola. Comprometida com a construção do conhecimento por meio da dança e de seus múltiplos diálogos com outras linguagens artísticas, a SPED é um território onde a arte pulsa, os saberes se entrelaçam e cada corpo encontra voz e pertencimento. Aqui, a formação técnica caminha lado a lado com a escuta atenta às diferenças. Nosso propósito é amplo e profundo: formar artistas e cidadãos; democratizar o acesso à linguagem da dança; incentivar a criação, a produção e a reflexão crítica; e assegurar ações afirmativas e de permanência por meio de uma oferta plural de cursos 100% gratuitos — Regulares, Livres e de Extensão. A São Paulo Escola de Dança acredita na arte como força transformadora — um lugar onde o gesto se torna palavra, e a dança, linguagem viva de liberdade, pertencimento e transformação.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.
🤩 Gostou do conteúdo? Acompanhe o Nation POP em todos os canais e não perca nenhuma novidade!
Facebook | Instagram | TikTok | YouTube
📲 Acompanhe também nosso canal exclusivo no Instagram e siga o Nation POP no Google News.


