in

São Paulo Escola de Dança oferece R$11 mil para Residência Artística

A 3ª Residência Artística de 2025 selecionará um artista ou companhia de dança para vivência na SPED

As atividades da Residência Artística ocorrem em agosto. Foto: Welington Severiano, Acervo SPED

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abre processo seletivo para selecionar um grupo ou companhia de dança para uma Residência Artística de três semanas na SPED. O selecionado deverá compartilhar seu método de criação com os estudantes dos Cursos Regulares e receberá uma bolsa-artística de R$11 mil. As inscrições são direcionadas apenas para artistas ou companhias com Pessoa Jurídica e são feitas pelo site da instituição, até 31 de julho.

Com atividades de 11 a 29 de agosto, essa será a 3ª Residência Artística de 2025 na São Paulo Escola de Dança. O último dia da Residência, 29 de agosto, será reservado para duas apresentações abertas ao público. O projeto visa mostrar aos estudantes em processo de profissionalização novas perspectivas do fazer dança. Ao mesmo tempo, a escola também dá a oportunidade da companhia ou artista se aprofundarem em sua pesquisa em um local equipado e preparado para recebê-lo.

A seleção é realizada por avaliação da proposta, do histórico do proponente e da viabilidade do plano.

“Esta é uma maneira de fomentar trabalhos que dialogam com o presente, mostrando a potência da arte para refletir nosso mundo. Não só queremos aproximar os estudantes dessas criações, como também incentivar artistas e mostrar nossa escola como espaço de compartilhamento de saberes”, ressalta Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.

Serviço:

3ª Residência Artística 2025

Inscrições: até 31 de julho, pelo site da SPED

Período: 11 a 29 de agosto, duas apresentações abertas ao público no último dia

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Gabriel Nascimento

Jornalista, editor-chefe do Nation POP, empreendedor, especialista em Marketing, Registro de Marcas & Creator Economy.

Música é seu segundo oxigênio, não vive sem! Vocês podem se conectar através das redes sociais abaixo

brown wooden rolling pin on brown wooden chopping board

Céu astrológico do segundo semestre pede cautela, reavaliações e decisões com maturidade

Enel Festival de Inverno Rio recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música