O setor de tecnologia está em aquecido nos últimos 5 anos e apesar da quantidade de vagas abertas para o setor, muitos candidatos não atingem os requisitos solicitados pelas empresas. Visando corrigir este déficit, a Microsoft lançou um programa para capacitar trabalhadores da área na plataforma GitHub.
O setor de tecnologia possui muitas oportunidades de empregabilidade, pois possui alta demanda em diversas áreas. Segundo a Brascomm, este segmento deve demandar cerca de 797 mil profissionais até o final do ano que vem. Certificações em tecnologias relacionadas podem ser o diferencial para um candidato ser contratado.
O que é GitHub?
Na comunidade de desenvolvedores, o GitHub é extremamente conhecido, pois é uma ferramenta armazena e administra versão de códigos. Além disso, o GitHub é uma plataforma colaborativa que permite a acessibilidade e evolução de códigos na comunidade.
Dessa forma, não é necessário desenvolver o código do zero. É possível pesquisar na plataforma alguma solução de uma situação semelhante vivida por outro desenvolvedor. Com isso, a comunidade dev se fortalece com o compartilhamento de soluções.
Pensando nisso, a Microsoft criou o programa Learn Live: Certificação GitHub Foundations que oferecerá treinamentos e certificação na plataforma. As inscrições já estão abertas e a primeira aula inicia em 1º de outubro.
Evento Learn Live
O Learn Live é uma série de eventos ao vivo que oferece uma experiência de aprendizado interativa. Quem assistir ao evento, terá acesso à conteúdos exclusivos, workshop práticos e a oportunidade de interagir com a equipe de especialista da Microsoft e com a comunidade de desenvolvedores. Ao final do programa, receberá a certificação GitHub Foundations, que é altamente valorizada no mercado de trabalho.
A inscrição deve ser feito no link da Learn Live: https://aka.ms/LearnLive/GitHubFoundations/PT
O conteúdo será todo em português, e será divido em em quatro sessões que abordarão temas relevantes para programadores. Os temos abordados serão:
Como automatizar processos de trabalho com o GitHub Actions;
Como aumentar a produtividade no desenvolvimento com o GitHub Copilot;
Como desenvolver na nuvem com o GitHub Codespaces;
Como utilizar o GitHub Advanced Security para proteger seus projetos contra ameaças e vulnerabilidades.
Cronograma do evento
As transmissões serão realizadas das 12h30 às 13h30 (horário de Brasília) nas seguintes data:
- 01 de Outubro: Desenvolvendo projetos colaborativos no GitHub – gerenciamento de projetos com issues, pull requests e rastreamento de alterações. A sessão vai explorar a importância dos branches para pull requests e como criar, gerenciar e mesclar pull requests de forma eficiente.
- 08 de Outubro: Automatização com GitHub Actions – como criar automações poderosas em qualquer projeto de software usando a plataforma do GitHub. O conteúdo trará conhecimento sobre GitHub Actions, GitHub Copilot e GitHub Codespaces.
- 15 de Outubro: Segurança de Projetos no GitHub – sessão voltada para explicar como aplicar os recursos de segurança do GitHub Advanced Security aos seus projetos e protegê-los contra ameaças e vulnerabilidades de segurança.
- 22 de Outubro: Produtividade para Devs com GitHub Copilot – utilize o GitHub Copilot para automatizar tarefas repetitivas e aumentar sua produtividade no desenvolvimento. A aula vai explorar desde o uso básico até os novos recursos, como prompts interativos e sugestões em linha, para ajudar você a acelerar seus ciclos de desenvolvimento e escrever código com mais eficiência.
Ao participar das sessões, cada pessoa receberá um voucher de desconto para obter uma Certificação do GitHub por US$ 35 (o preço atual é de US$ 99). A oferta é válida por 48 horas após cada sessão e é limitada a um voucher de desconto do GitHub por pessoa. Os interessados podem encontrar mais informações sobre o benefício no site do programa.