in

Síndrome de Down: dia internacional busca acabar com preconceitos

Síndrome de Down: dia internacional busca acabar com preconceitos 1

O Dia Internacional da Síndrome de Down é lembrado nesta quinta-feira, 21 de março, em todo o mundo. A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012. No entanto, o Brasil incluiu a data no calendário em 2022, quando entrou em vigor a lei 14.306/2022, que instituiu a efeméride.

Segundo o site oficial do Dia Internacional da Síndrome de Down, o tema de 2024 é “End The Stereotypes” ou “Acabe com os estereótipos”, em português.

A Síndrome de Down foi descrita pela primeira vez em 1866, pelo médico britânico John Langdon Down. Já em 1958, o médico francês Jérôme Lejeune e a médica inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

Por que o Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado?

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proclamado em Assembleia Geral da ONU em 2012, com o propósito de sensibilizar e conscientizar a população sobre esta condição. A data visa quebrar estigmas que fazem com que as pessoas com a síndrome sejam vistas como pouco capazes de desenvolvimento social.

Segundo a organização, as recomendações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down incluem satisfazer as necessidades de cuidados de saúde, como exames regulares com profissionais para monitorar a condição física e mental dos pacientes.

Por que o dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down?

O dia 21 de março foi escolhido para homenagear esse grupo em analogia à trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a Síndrome de Down.

Ela é uma condição genética que causa uma alteração no cromossomo 21. Geralmente, cada pessoa possui 23 pares de cromossomos, que contêm as informações genéticas. Na Síndrome de Down, o par número 21 possui três cromossomos, em vez de dois.

Por que usar meias coloridas no dia da Síndrome de Down?

Nesta data, é comum ver pessoas com meias coloridas e diferentes. Essa ação é uma forma de chamar atenção para a causa, e assim, difundir informações de conscientização, segundo a página oficial do Dia Mundial da Síndrome de Down.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Victor Alexandre

Formando de Jornalismo, apaixonado pelo mundo da música e com o sonho tremendo de explorar cada cultura deste mundo!

Madonna no Brasil: cantora fará show gratuito em Copacabana 3

Madonna no Brasil: cantora fará show gratuito em Copacabana

Fernanda Magalhães lança "Volta Logo" 5

Fernanda Magalhães lança “Volta Logo”