Quem disse que os grandes palcos da música estão só nos festivais? Para milhões de brasileiros, a experiência sonora mais imersiva acontece nas telas das Smart TVs. De olho nesse comportamento, a Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – apresenta uma análise de consumo com dados inéditos que comprovam a força do gênero e por que a música é a trilha sonora perfeita para as marcas que querem impactar uma audiência apaixonada, especialmente durante os grandes festivais, como o Lollapalooza e o Rock in Rio.
Referência mundial em consumo musical, o Brasil atinge, em média, 24,9 horas semanais dedicadas à audição de música, sendo que 63% dos brasileiros entre 16 e 64 anos assistem a vídeos da categoria e 33% dos usuários de CTVs consomem conteúdos musicais em seus dispositivos. Nas Smart TVs Samsung, esse amor pela música se traduz em resultados expressivos.
Durante o Lollapalooza 2024, o número de Smart TVs conectadas cresceu 22%, com mais de 90 milhões de impressões de anúncios geradas somente nos dias de festival. Já no Rock in Rio 2024, mais de 13 milhões de Smart TVs foram conectadas, totalizando 390 milhões de horas de tela ao longo do festival.
“A música faz parte do DNA cultural do brasileiro e nosso objetivo é entregar para as marcas a possibilidade de estarem onde o público realmente vibra, além de oferecer uma experiência completa e imersiva aos fãs e consumidores de conteúdos em Smart TVs. Buscamos estar presente nos momentos de maior engajamento da audiência, por meio de grandes eventos, como festivais, aplicativos ou canais dedicados ao universo musical”, diz Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas da Samsung Ads para o Brasil.
Música em alta: audiência apaixonada e segmentada
- Mais de 7,8 milhões de Smart TVs Samsung consomem conteúdos musicais mensalmente (apps de música, TV linear ou Samsung TV Plus), somando mais de 33 milhões de horas por mês.
- Os apps de streaming de música têm lugar garantido no palco principal pois são acessados por mais de 1,2 milhão de Smart TVs mensalmente, totalizando 7,4 milhões de horas de consumo.
Outro destaque é o crescimento da audiência nos canais musicais do Samsung TV Plus – serviço de streaming gratuito exclusivo para as CTVs da marca. Os canais como K-POP by CJ, MTV Biggest Pop, QwestTV, Trace Brazil, Stingray Clássica, Clubbing TV e Qello Concerts já atraem mais de 25% da base de usuários, com crescimento de 54% no tempo de consumo de canais da categoria.
“Nosso diferencial está na combinação de formatos impactantes, em ambiente seguro e capacidade de segmentação inteligente de acordo com nosso Modelo de Propensão de Consumo das Audiências (MPCA), onde combina insights de consumo e comportamento, conseguindo entregar soluções publicitárias precisas para que os anunciantes alcancem esse público da forma assertiva e eficaz, ajudando as marcas a garantirem presença VIP em momentos que realmente importam para cada uma”, completa Essio Floridi.
Fontes: Samsung Ads Brasil, Média 2024 | Comscore, Connected TV in Latin America – Brasil Report 2024 | Global Web Index 2024 | Dados proprietários Samsung Ads Brasil, 2024.
