in ,

Tarifa de 50% dos EUA acende alerta em startups

money, cash, dollars, finance, currency, greenback, usd, bank-7881945.jpg

Startups sob pressão: tarifa dos EUA reforça urgência por eficiência comercial

A partir de 1º de agosto, entra em vigor uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras pelos Estados Unidos e o impacto vai muito além da indústria tradicional. Para o ecossistema de startups, o alerta já está vermelho.

Ainda que os setores mais diretamente afetados sejam agroindústria, siderurgia, mineração e aeronáutica, a medida deve respingar fortemente em SaaS, agtechs e salestechs conectadas à cadeia produtiva ou que dependem de componentes e serviços importados, como nuvem e semicondutores.Marilucia Pertile: “Hora de profissionalizar ou ficar para trás”

Marilucia Pertile: “Hora de profissionalizar ou ficar para trás”

Segundo Marilucia Silva Pertile, fundadora da Start Growth, o impacto vai atingir mesmo as startups que não exportam:

“Quando o custo de insumos importados sobe, o modelo de negócio precisa estar muito bem estruturado para aguentar. Isso exige gestão, indicadores claros e vendas azeitadas.”

Ela reforça que, em tempos de instabilidade, captar investimento exige maturidade: processos definidos, times eficientes e foco em escala sustentável. “O capital vai continuar existindo, mas só para quem estiver pronto de verdade.”

Rodadas mais lentas, capital mais criterioso

Com a possível retaliação brasileira e aumento nos custos operacionais, startups com alto burn rate vão sentir primeiro. Rodadas de investimento devem demorar mais, ter menos liquidez e valores pressionados.

Investidores, segundo Marilucia, estão de olho em startups B2B, com modelo validado, tração mensurável e times comprometidos com resultado. Crescer a qualquer custo? Já era. O jogo agora é sobre escalar com inteligência.

Disciplina financeira: o novo diferencial competitivo

Com o capital mais escasso, saber exatamente quanto custa um cliente, o retorno de cada canal e onde investir cada real virou obrigação, não luxo. “Crescimento sustentável e gestão profissional agora definem quem sobrevive”, pontua Marilucia.

Mesmo em um cenário desafiador, a oportunidade existe para quem souber aproveitar.

“Ainda há capital disponível, mas ele vai para startups com clareza, foco e capacidade real de execução.”

Start Growth abre R$ 5 milhões em aportes para Martechs e Salestechs

Em resposta ao novo cenário, a Start Growth abriu inscrições para uma chamada especial de startups de marketing e vendas, com até R$ 5 milhões em aportes e aceleração estruturada.

O foco está em soluções que automatizam campanhas, otimizam CRM, geram e qualificam leads, treinam times comerciais e aumentam conversão. Mas o diferencial vai além do dinheiro:

“O suporte inclui desde precificação até estruturação de funil e aquisição de clientes, com aplicação direta do Start Growth Method”, explica Marilucia.

As inscrições vão até 31 de julho pelo site da Start Growth, com início da aceleração previsto para agosto.

Sobre a Start Growth

A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores.  Adotando o método Start Growth Method, a Venture Capital já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando “exits” muito rentáveis para os acionistas.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Paulo Henrique da Silva

Escrito por Paulo Henrique da Silva

Editor de Entretenimento e Head de Social Media. Correspondente no Paraná

Festival de Jazz Amazonas

Amaro Freitas e Ivan Lins brilharão no Green Jazz 2025

IVYSON estreia no Festival de Inverno de Garanhuns com show do álbum “AFINCO”

IVYSON estreia no Festival de Inverno de Garanhuns com show do álbum “AFINCO”