O Vale do Anhangabaú será palco de uma verdadeira festa democrática e cultural com a chegada da 20ª edição da Virada Cultural, que acontece no fim de semana dos dias 24 e 25 de maio. A programação gratuita também se estende ao longo da semana, oferecendo uma série de atividades voltadas ao bem-estar, à expressão artística e ao fortalecimento da cultura urbana paulistana.
No sábado (24) e domingo (25), a Virada Cultural 2025 chega à sua 20ª edição com o tema “20 anos em 24 horas”, levando diversas linguagens artísticas — como música, teatro, dança, circo e mais — para todas as regiões da cidade. Um dos principais símbolos desse retorno ao centro histórico é o palco montado no Novo Anhangabaú, que será tomado por uma programação que tem como objetivo principal democratizar o acesso à cultura, ocupar o espaço urbano com arte e promover o convívio entre diferentes públicos. Entre os destaques do domingo (25), está o aguardado show de João Gomes, das 18h às 19h. Fenômeno do forró e piseiro, o jovem pernambucano — vencedor do Prêmio da Música Brasileira e indicado ao Grammy Latino — promete embalar o público com hits como “Meu Pedaço de Pecado”, “Dengo” e “Poucas Palavras”.
Na segunda-feira (19/05), o público poderá participar de dois momentos voltados às artes marciais. Às 19h, o destaque é o jiu-jítsu, prática conhecida como “a arte suave”. Mais do que uma técnica de defesa pessoal, o jiu-jítsu promove equilíbrio físico e mental, trabalhando princípios como respeito, humildade e autocontrole. Logo em seguida, das 20h às 22h, será a vez do caratê, arte marcial japonesa focada na defesa, na disciplina e na concentração, oferecendo aos participantes uma experiência completa de corpo e mente.

Na quarta-feira (21/05), das 19h às 22h, o Novo Anhangabaú se transforma em pista de dança com o Open Hip Hop Training. O evento, aberto a todos os públicos, celebra a dança de rua como forma de expressão e resistência. É um espaço de troca entre dançarinos, admiradores e curiosos, onde o foco é o coletivo, a criatividade e a liberdade de movimentos, tudo regado ao som envolvente da cultura hip hop.

Na quinta-feira (22/05), das 19h às 22h, o destaque vai para a ancestralidade e a força das tradições afro-brasileiras com o Afosé Vozes do Ọ̀run. O ensaio aberto leva ao público uma experiência imersiva em ritmos, cantos e danças dos povos de matriz africana. Idealizado pelo Coletivo Voz dos Tambores, o grupo usa a arte como forma de resistência, espiritualidade e conexão com a cultura ancestral, com tambores, agogôs e agbês conduzindo a vivência.
Durante todo o mês, até o dia 29 de maio, a Mostra CULTrua permanece aberta ao público na Galeria Prestes Maia, das 7h às 23h. A exposição é um convite à imersão na arte urbana paulistana, reunindo grandes nomes do graffiti e da arte de rua em obras que refletem a identidade, os conflitos e a potência criativa da cidade.
Além dessas atrações, a programação oferece outras atividades durante toda a semana: Ensaio Aberto: Benza Deusas (segunda, das 20h às 22h), Hip Hop (terça, das 18h às 20h), Lab Breaking (quarta, das 19h às 22h), Forró do Bom (quinta, das 20h às 22h).
Conheça o Nation Talk, nosso programa exclusivo de entrevistas!
