A espera terminou. A nova era de um dos maiores fenômenos das redes sociais, a cantora VIVI, começa com estilo no lançamento do single “Banquete”, sua primeira faixa autoral desde “Vingancinha”, de 2022. A música chega às plataformas digitais nesta terça-feira (27/5), às 21h, acompanhada de outra novidade no cenário pop brasileiro: um clipe gravado em diferentes formatos, sendo um deles pensado para Reels. O vídeo pode ser visto com exclusividade no Instagram da artista. Já o formato tradicional – com cenas diferentes -, somente a partir do dia 30, no canal do YouTube da VIVI.
“Estou muito feliz em poder finalmente mostrar essa música para os meus fãs. Um lançamento que também é muito simbólico, pois marca essa nova etapa da minha carreira de cantora ao lado de uma equipe com a qual eu me identifico e que me dá total apoio. Tenho produzido nesse último ano um trabalho com tudo aquilo que eu acredito, com a sonoridade que me identifico e com o respeito ao meu tempo de criação. Banquete é só um aperitivo de tudo que vai vir por aí no meu próximo EP”, revela VIVI.
Durante o período de hiato, VIVI pôde explorar novas vivências artísticas e participou de colaborações com outros cantores. Desde que passou a ter sua carreira gerida pela Mynd, no último ano, teve contato direto com grandes nomes da indústria e bastidores da música, como Fátima Pissarra e Douglas Moda — inspirações importantes para a concepção de seu próximo EP. O projeto será anunciado em breve, mas já começa com esta estreia marcante.
Escrita por VIVI em parceria com Jenni Mosello e Elana, a música mistura fantasia, ironia e experiências pessoais. A faixa também reforça uma mensagem de empoderamento feminino, especialmente diante de comportamentos tóxicos ou abusivos em relacionamentos.
Já o videoclipe segue uma atmosfera lúdica, divertida e inusitada, com VIVI sendo vista como uma personagem dos anos 1950 em busca de um relacionamento ideal em um programa de televisão – no qual também é apresentadora -, que remete às clássicas atrações de namoro na TV dos anos 1980 e 1990.
A concepção artística foi desenvolvida em apenas duas semanas, com um cenário vibrante inspirado em programas de auditório da TV aberta. Cores intensas e elementos plásticos em formas clichês de game shows compõem o ambiente carregado de nostalgia. Mais do que uma homenagem estética, o espaço atua como metáfora crítica, resgatando o imaginário afetivo desses programas para refletir, com ironia, sobre a superficialidade das relações atuais e os mecanismos dos aplicativos de encontro.
Dirigido por Letícia Ribeiro e Provoke, o videoclipe exigiu cerca de 10 horas de filmagem e envolveu dezenas de profissionais desde a concepção até a finalização. A produção foi desafiadora por ter sido captada em formatos simultaneamente diferentes. “Como acreditamos muito no impacto visual do universo plástico de Banquete em qualquer formato, ficamos confiantes de que vertical ou horizontal seria um sucesso. Claro que é um desafio pensar nas cenas também contemplando o crop vertical, mas como eu venho da publicidade isso já é algo bem comum, é superimportante pensarmos em como o trabalho vai performar também nas redes sociais”, conta Letícia. Enquanto Provoke revela como foi trabalhar com VIVI: “Posso falar que foi facílimo. Ela esteve em todo o processo enquanto criávamos. Passamos algumas vezes o roteiro e ela já sabia o tom que poderia dar. Passávamos só as intenções da cena e ela se demonstrou confortável em tudo, arrasou na entrega”, diz.
Conheça o Nation Talk, nosso programa exclusivo de entrevistas!
