Na última quinta-feira (22), os indicados ao Oscar foram anunciados. Após a calorosa celebração de quatro indicações prestigiando o cinema brasileiro, fica claro que há muito mais em jogo do que a comemoração inicial sugere. Wicked: Parte 2 (2025) completamente esnobado pela Academia, Pecadores (2025) quebrando recordes e outras surpresas inesperadas que prometem agitar a transmissão da premiação marcada para o dia 15 de março.
O esquecido Mágico de Oz
Com o primeiro Wicked (2024) recebendo dez indicações e duas vitórias, as expectativas eram de que a conclusão épica de Elphaba e Glinda também marcasse presença na premiação, talvez mais forte do que nunca. A surpresa, porém, foi outra.
Apesar de não possuir o mesmo prestígio e aprovação do público, Wicked: Parte 2 faz falta nas categorias que dão vida ao mundo fantasioso de Oz. Principalmente Cabelo e Maquiagem e Figurino. As músicas inéditas “The Girl in the Bubble” e “No Place Like Home” criadas especialmente para as telonas também não impressionaram a Academia.
A maior ausência se faz na categoria de melhor atriz, onde o nome de Ariana Grande não foi anunciado. Ainda que a vitória não fosse uma possibilidade concreta, ignorar uma presença tão avassaladora — transitando entre drama e comédia, com uma voz fora do comum — se torna uma decisão difícil de justificar. O resultado deixa os fãs ainda mais decepcionados, sem compreender o que mudou para a Academia de uma edição para outra, já que a qualidade das performances sempre se manteve.
O baiano tem o molho
Para a alegria da nação, o Brasil continua em alta no Oscar! O Agente Secreto (2025) segue os passos de Ainda Estou Aqui (2024) e vai além, com quatro indicações — incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
Ao lado de lendas como Leonardo DiCaprio e Michael B. Jordan, Wagner Moura representa o Brasil na indicação de Melhor Ator. No ano anterior, a disputa acirrada entre Fernanda Torres e Demi Moore terminou com Mikey Madison levando o prêmio da noite. Agora, muitos se perguntam se o passado irá se repetir, com o duro embate entre Wagner Moura e Timothée Chalamet nesta temporada de premiações. Será que alguém irá roubar a estatueta de nosso amado baiano?
Terror no Oscar!
Motivo de grande conquista para os fãs de terror e ficção científica, a forte presença de Pecadores, A Hora do Mal (2025) e Frankenstein (2025) não passou despercebida. Dessa vez reconhecidos pela academia como obras a serem celebradas, e não mais ignoradas como em anos anteriores.
Pecadores possui 16 indicações e quebra recorde como filme mais indicado de todos os tempos. Com isso, ao concorrer a Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, Ryan Coogler chega mais perto do que nunca na conquista de seu primeiro Oscar.
Para muitos, A Hora do Mal marcou presença como filme mais assustador de 2025. A icônica e perturbadora Gladys, interpretada por Amy Madigan, é lembrada com uma surpreendente indicação como Melhor Atriz Coadjuvante. Provando mais uma vez que o gênero também tem seu espaço nas premiações da Academia.
🤩 Gostou do conteúdo? Acompanhe o Nation POP em todos os canais e não perca nenhuma novidade!
Facebook | Instagram | TikTok | YouTube
📲 Acompanhe também nosso canal exclusivo no Instagram e siga o Nation POP no Google News.







