in

5 dicas para conversar bem com qualquer pessoa

5 dicas para conversar bem com qualquer pessoa 1
Reprodução/Depositphotos

Saber como se comunicar bem no trabalho e na vida pessoal é essencial, afinal, expressar-se é uma das habilidades mais valorizadas. A boa comunicação auxilia no desempenho profissional, na convivência com familiares e amigos e na construção de novas relações. Fernanda de Morais, Fonoaudióloga, Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória compartilha algumas dicas que vão te ajudar a conversar bem com qualquer pessoa. Confira:

1 – Como iniciar uma conversa com um desconhecido?

Ao abordar um desconhecido, é importante cumprimentar de forma cuidadosa e apresentar-se de forma articulada. Falar o nome de maneira clara, sorrir e manter contato visual cria um ambiente leve e harmonioso. Cumprimentar conhecidos com entusiasmo, utilizando seus nomes, fortalece laços positivos. Por exemplo: “Oi, João!! Que alegria rever você! 

2 – Mantenha o interesse do ouvinte

Dale Carnegie, orador norte-americano, afirmava que o som mais “doce” para alguém é ouvir o seu próprio nome. Além disso, a escuta empática, com atenção genuína, é crucial. Fazer perguntas e demonstrar interesse real, especialmente ao explorar detalhes de uma história, mantém o ouvinte envolvido e fortalece conexões.

3 – A linguagem corporal como aliada

A linguagem corporal desempenha um papel muito relevante na interação. Manter contato visual é a base, evitando sinais que denotem desinteresse, como olhar constantemente para o relógio ou o celular. Acenar com a cabeça quando concordar com algo e expressar emoções faciais reforçam a conexão.

4 – Evite erros na comunicação

Para uma comunicação eficaz, é essencial manter o foco, evitar perguntas fechadas que limitam o diálogo, assuntos desconexos e o monólogo unilateral. Isso é importante para garantir uma troca equilibrada de ideias.

5 – Como superar a timidez? 

Quebra-gelos são aliados poderosos para vencer a timidez. Abordar temas como hobbies, viagens e atividades esportivas cria um terreno comum, facilitando a criação de conexões significativas.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Gabriel Nascimento

Oie, sou o Gabe, o cérebro por trás desse universo chamado Nation POP. Sou Jornalista, especialista em Marketing e Engenheiro de Software. Minhas redes sociais estão a disposição para conexões 💜😉

5 dicas para cuidar dos cabelos no verão 3

5 dicas para cuidar dos cabelos no verão

KÁRYYN apresenta ‘Anthem For Those Who Know’ 5

KÁRYYN apresenta ‘Anthem For Those Who Know’