in ,

BNDES aprova mais de R$80 milhões para expansão no nordeste

Na imagem, a fachada do BNDES (Banco nacional do desenvolvimento)
Foto: BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) aprova novo investimento para melhoria na infraestrutura para os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Assim, a região nordeste passa a ter uma qualidade mais próxima das outras regiões do país.

Os recursos são disponibilizado através do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e visam garantir a melhoria da qualidade das redes de telecomunicações nos dois estados. Assim, estas melhorias melhorias contribuirão para reduzir as desigualdades regionais e prover o uso de tecnologias de conectividade.

A qualidade de internet pelo país

Um estudo realizado pela Minha Conexão em 2022 mostrou que as regiões com menor qualidade de conexão são Norte e Nordeste. Assim, uma disparidade de acesso à informação é criada como consequência.

Entretanto, com o novo investimento, mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica serão construídos em 24 municípios do Rio Grande do do Norte e da Paraíba. E dessa forma, mais de 300 mil habitantes serão impactados diretamente.

Dessa foram, o investimento amplia a internet de banda larga e os serviços de telecomunicações nesses estados.

Aprovação do BNDES

A aprovação de R$88,5 milhões pelo BNDES é aprovada para viabilizar esta expansão. Com recursos do FUST para a Proxxima Telecomunicações S.A. Entretanto, esta é a primeira operação da FUST aprovada para a região Nordeste.

Além da expansão da rede, o investimento dos serviços permitirá um aumento na qualidade de serviços de telecomunicações. Assim, serviços de tecnologia 3G, 4G e 5G terão um aumento na qualidade de conexão.

Como dito por José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES:

“Esse investimento garantirá o acesso a tecnologias de conectividade, fundamentais para reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social de municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte”.

Melhorias na infraestrutura

Segundo os critérios do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as novas redes de alta capacidade devem melhorar todo o ecossistema de telecomunicações e internet em municípios prioritários.

Esta melhoria deve atender mais de 340 mil habitantes em zona urbana e também em zona rural através da conexão via fibra óptica.

“Essa é uma prioridade do governo do Presidente Lula, uma vez que a conectividade de alta capacidade é essencial para o desenvolvimento econômico, facilitando o acesso a oportunidades de negócios, educação e serviços de saúde”, afirma o diretor Luiz Gordon.

A empresa responsável pela execução da expansão é Proxxima Telecomunicações S.A. A Proxxima é uma empresa especializada no fornecimento de conexão de internet banda larga via fibra óptica, com sede em Campina Grande (PB).

Fundada em 2021, é o quarto maior provedor de internet da região Nordeste, com atuação no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Adegilson

Olá! Eu sou o Adê. Muito prazer.

Sou aquele típico nerd que se interessa por um monte de assunto. Aqui no Nation Pop, escrevo sobre tecnologia e futebol.

Gostos de escrever artigos próprios então visite meus artigos para ter uma noção de modo penso e escrevo.

Cria de Duque de Caxias, KING Saints é escolhida como artista do mês pela Apple Music 2

Cria de Duque de Caxias, KING Saints é escolhida como artista do mês pela Apple Music

Luta entre Bambam e Popó tem patrocínio da K8 Brazil 4

Luta entre Bambam e Popó tem patrocínio da K8 Brazil