in ,

Conheça a SEDA: Festival de cinema integrado em rede que tem como objetivo criar plataformas de circulação

Conheça a SEDA: Festival de cinema integrado em rede que tem como objetivo criar plataformas de circulação
Crédito: Mídia NINJA

A Semana de Audiovisual (SEDA) está de volta! Este projeto, nascido da experiência do Fora do Eixo no final dos anos 2000 e inicialmente realizado em Cuiabá pelo coletivo Espaço Cubo, retorna este ano com um calendário renovado. Sua proposta é promover a circulação de produtores, realizadores e agentes culturais locais, criando oportunidades para a abertura de novas rotas e o intercâmbio artístico e cultural. O projeto visa não apenas capacitar profissionais, mas também promover a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento sustentável do setor audiovisual, tornando-se uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças positivas e significativas na sociedade.


Além de oferecer debates, oficinas e eventos formativos para crianças, a SEDA promove a interação entre diferentes agentes culturais e proporciona oportunidades para a exibição de filmes relevantes da conjuntura sociocultural atual, construindo uma rota alternativa do cinema pelo Brasil e integrando o audiovisual com outras expressões artísticas, ampliando seu impacto cultural.


A agenda da SEDA em 2024 inclui edições nas cidades mineiras de Ribeirão das Neves, Passos, Poços de Caldas, Governador Valadares, Divinópolis, Frutal, Belo Horizonte, São Paulo além de Itabira, cidade mineira que já realizou sua edição em Abril, abrindo o calendário.

A programação da SEDA é composta por uma variedade de atividades tais como: realização de mostras de filmes com recortes temáticos, incluindo LGBTQIAPN+, indígena, negros, PCDs e periferias. Debates sobre temas relevantes do setor audiovisual, como: direito autoral, a era do streaming e a construção das políticas públicas do setor. Encontros entre agentes formadores de público para o audiovisual independente como cinemas de rua, cineclubes. Festivais de cinema. Mostra audiovisual na periferia de São Paulo. Além de festas, shows e espetáculos.
 

O projeto sempre se destacou por sua programação diversificada, enfatizando não apenas a formação e capacitação, mas também a circulação de agentes culturais e filmes. Além de oferecer debates, oficinas e eventos formativos para crianças, ele promove a interação entre diferentes agentes culturais e proporciona oportunidades para a exibição de filmes relevantes da conjuntura sociocultural atual.
 

Para Ana Pessoa, gestora do núcleo audiovisual da Mídia NINJA, e coordenadora da Cine Ninja, “As comunidades locais são fundamentais na organização e realização das atividades, garantindo o envolvimento e o impacto positivo do evento integrado aos desejos do território”. Estamos avaliando formas de tornar o projeto autossustentável e consideramos as possibilidades de criação de novas edições ao longo do ano, conforme demanda e interesse de outras cidades”.
 

Segundo o produtor Lucas Lage, de Itabira (MG), a SEDA na cidade foi uma poderosa ferramenta de democratização do acesso à cultura, levando filmes a escolas periféricas e regiões vulneráveis. “Recebemos um caloroso acolhimento das crianças e professores em todas as escolas, com convites para retornar. O bate-papo com André proporcionou um entretenimento único na cidade, elogiado por sua originalidade. No encerramento da semana, exibimos o filme “Camaro”, produzido por itabiranos, que ressoou profundamente com o público local, sendo um dos momentos mais marcantes do evento.”, completa.
 

Em Frutal, haverá a realização de dois eventos, um em maio e outro em junho. Para a produtora Marcela Bueno, de Frutal, além desses eventos, a SEDA é um movimento que dialoga e conecta a cidade, estendendo-se também às escolas. “Os projetos que serão apresentados incluem filmes documentários, tanto nacionais quanto produções locais de diretores e cineastas locais. Levaremos esses filmes para as escolas, promovendo discussões sobre narrativas por meio de conversas, oficinas e apresentações artísticas.”conclui.

Em São Paulo a SEDA é uma realização da Associação Coletivo Cultural através da Cine Ninja com apoio da Secretaria de cultura, economia e indústria criativa do Estado de São Paulo.

Denunciar post

Escrito por Gabriel Nascimento

Oie, sou o Gabe, o cérebro por trás desse universo chamado Nation POP. Sou Jornalista, especialista em Marketing e Engenheiro de Software. Minhas redes sociais estão a disposição para conexões 💜😉

Ricardinho Paraíso celebra o Dia das Mães com lançamento de "Mainha" 2

Ricardinho Paraíso celebra o Dia das Mães com lançamento de “Mainha”

A primeira montanha-russa de alta velocidade ao ar livre do Universal Studios Hollywood,“Fast & Furious: Hollywood Drift”, será inaugurada em 2026,

A primeira montanha-russa de alta velocidade ao ar livre, “Fast & Furious: Hollywood Drift”, será inaugurada em 2026