in

“Divertida Mente 2” retrata a mente humana de forma lúdica

"Divertida Mente 2" retrata a mente humana de forma lúdica 1

Divertida Mente foi lançado em 2015 e após 9 anos a sequência chegou. Um fato é que o filme marcou uma geração, continuando relevante em conversas e memes mesmo depois de tantos anos de primeiro lançamento. Será que Divertida Mente 2 entrega uma continuação digna do primeiro filme?

Trailer Dublado

Mudanças na vida de Riley

Após aprender a lidar com a Tristeza, Riley com 13 anos, cresceu e é uma garota que deixa todos orgulhosos, mas agora está passando por uma nova fase em sua vida, aprendendo a lidar com a escola, sonhos e medos novos.

A novidade que ficamos de olho desde o primeiro trailer, são as novas emoções, Ansiedade, Tédio, Inveja e Vergonha. Os primeiros sinais de mudança chegam com a puberdade, que causa uma bagunça na vida Riley. É engraçado quando nem mesmo as próprias emoções conseguem lidar com a intensidade da dela nesse momento.

Além da chegada da puberdade, Riley se depara com uma nova mudança que abala o que ela conhecia e sua rotina, e isso é o que deixa a Ansiedade completamente ansiosa. A Ansiedade chega com seus mil planos, mil medos, mil cenários e quer se certificar que neles todos a Riley tenha sucesso.

As convicções e a Ansiedade

Você já se perguntou o que nos guia a tomar decisões? Nos primeiros minutos do filme somos apresentados ao conceito muito interessante das convicções, algo que toma controle da Riley acima das emoções, as convicções partem do que a Riley aprendeu sobre si mesma, e o que ela acredita ser. É simplesmente incrível como isso foi desenvolvido no filme, registrando esse momento em que estamos crescendo e tentando entender: Quem sou eu? O que eu acredito ser certo?

"Divertida Mente 2" retrata a mente humana de forma lúdica 3

E, algo que acontece quando o centro de controle é controlado pela Ansiedade, é que Riley se afasta cada vez mais do que ela costumava ser e do acredita, alguém se identifica? As novas emoções querem criar uma nova Riley, pronta para os novos desafios complexos que estão por vir. Em uma tentativa de fugir do que parecia ser o fracasso, Riley se torna pessoa que não consegue mais dormir, que faz coisas que acredita ser errado, que se perde no meio das preocupações, e como resultado, acaba magoando a si mesma e suas amigas.

"Divertida Mente 2" retrata a mente humana de forma lúdica 5

Emoções “antigas” na nova vida de Riley

Dessa vez a missão de salvar Riley não é somente da Tristeza e Alegria e sim de todos as outras emoções juntas, Medo, Raiva e Nojinho. É muito interessante ver mais da interação de Alegria com os companheiros, e ainda mais interessante enxergar o ponto de vista da Alegria sobre a Ansiedade dominando a Riley. Não é exatamente apenas uma questão de ciúmes por que Alegria não é a líder na sala de controle, e sim que Alegria não entende porque a Ansiedade faz a Riley sofrer tanto assim, por que agora Riley não consegue dormir mais? Por que agora ela tem tantos pensamentos negativos? É muito significativo o momento que Alegria começa a pensar que, após tanto tentar trazer Riley de volta e falhar, talvez nessa fase da vida o que é preciso é sentir menos alegria para conseguir sucesso.

O que esperar de Divertida Mente 2?

Minha sensação ao sair do filme é que Divertida Mente 2 é um bálsamo para a alma, é inevitável assim como no primeiro filme não se identificar com algo, dentre coisas “triviais” da vida como sarcasmo, os falsos cenários que imaginamos antes de dormir, os segredos bobos como um crush em algum personagem que temos vergonha de admitir, até algumas grandes reflexões ou momentos que todo mundo passou crescendo, ou durante a vida adulta. O filme traz respostas tão interessantes de uma maneira divertida e leve.

O fato é que Divertida Mente 2 tem o efeito Disney e Pixar, quando o cinema parece ser um só, rindo junto, chocado junto e vidrado no filme. Sem sombras de dúvida, foi uma ótima continuação para o sucesso do primeiro filme, entregou finalmente o que estávamos esperando da Disney e Pixar. E quem sabe com abertura para novas continuações como, por exemplo, a emoção Nostalgia que fez uma aparição breve, pois segundo seus colegas ela deve demorar mais uns 10 anos para aparecer, mais próximo de quando as melhores amigas da Riley estiverem casando, indo para a faculdade, dentre outros. Enquanto esperamos mais informações sobre isso, a Nostalgia espera fazendo rabanadas.

Em suma, minha recomendação é, aproveitem para assistir, pois a pré-venda já está liberada, fique até o final, porque temos cena pós-crédito. E para pessoas que usam rímel, use com um a prova da água.

Por fim, siga a gente nas redes sociais @portalnationpop para acompanhar mais novidades sobre cinema, música e entretenimento.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Vic Ferreira

Odisseia das Flores apresenta o clipe de "As Palavras Voam" 7

Odisseia das Flores apresenta o clipe de “As Palavras Voam”

3030 lança EP “3030 - Voz e Violão”, explorando a essência acústica do grupo 9

3030 lança EP “3030 – Voz e Violão”, explorando a essência acústica do grupo