in

Embratur e Instituto Del firmam parceria para fortalecer promoção internacional do turismo sustentável e responsável

Embratur e Instituto Del firmam parceria para fortalecer promoção internacional do turismo sustentável e responsável

Destinos e empreendimentos certificados em gestão sustentável pela instituição holandesa Green Destinations no Brasil têm mais um incentivo a partir da parceria firmada entre a Embratur e o Instituto Del. Eles podem agora usar a “Marca Brasil” nos empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, para consolidar a marca em âmbito nacional e internacional. Além disso, a parceria também vai promover a troca de experiências e boas práticas relacionadas ao turismo sustentável e responsável, e a promoção dos destinos e empreendimentos em mercados estratégicos internacionais.

O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira, 15/4, no estande do Del Turismo e Green Destinations durante a WTM Latin America 2024* que reúne o trade do turismo de todo o mundo em São Paulo. A assinatura

aconteceu às 16h com a presença do diretor presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do diretor superintendente do Instituto Del, Osmar Vicentin, e representantes de vários destinos brasileiros.

Segundo o diretor superintendente do Instituto Del, Osmar Vicentin, a assinatura do protocolo com a Embratur consolida a importância de certificar destinos e empreendimentos turísticos em relação à sustentabilidade. “Quando um destino ou empreendimento conquista uma certificação internacional de sustentabilidade, ele fortalece a sua reputação e competitividade, contribui para a preservação do meio ambiente, o bem-estar das comunidades locais e a satisfação dos viajantes conscientes. A parceria com a Embratur vem reforçar o importante trabalho que o Instituto Del e a Green Destinations vêm fazendo no Brasil”, explica.

“Quando dizemos ao mundo que o Brasil da sustentabilidade e do compromisso climático, da responsabilidade ambiental e social voltou, estamos convidando para nos visitar os turistas mais bem intencionados, que se preocupam com o impacto do seu consumo nas comunidades que visita. O trabalho de certificação dos empreendimentos que praticam um turismo responsável é fundamental para estimular a adaptação dos serviços em busca da certificação, e por outro lado, é uma segurança para o turista que tem esse engajamento com seu consumo”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Participação na WTM

O Instituto Del está com um estande na WTM para promover o Programa Del Turismo e a Green Destinations. A ideia é mostrar aos participantes soluções para promover um turismo mais consciente voltado a destinos e empreendimentos com plano de ação para desenvolvimento sustentável, implementação de políticas públicas efetivas, certificação internacional de gestão sustentável e capacitação para sustentabilidade.

A WTM promove uma extensa programação entre os dias 15 e 17 de abril, repleta de inovação, aprendizado e muito networking. Estarão presentes no evento representantes de destinos, operadoras de turismo, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, empresas de tecnologia, e outros players do mercado. Tenha acesso a produtos exclusivos e lançamentos dos maiores nomes do turismo global.

Instituto DEL

O Instituto é uma entidade que nasceu em Santa Catarina, através da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) com a missão de criar ambientes favoráveis para a implementação de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento econômico e social nos municípios brasileiros. Atua com uma abordagem única, chamada metodologia DEL, que estimula o diálogo aberto entre o setor público, privado e a sociedade civil, a cooperação entre partes e o desenvolvimento voltado à sustentabilidade. Atualmente está em todo o Brasil nas cinco regiões, tem mais de 130 municípios impactados com a metodologia própria. São mais de 15 parceiros nas execuções e mais de 6,5 mil pessoas que atuam voluntariamente em seus municípios.

Entre os programas desenvolvidos, o Instituto tem o Del Turismo, que surgiu para atender a demanda dos municípios catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento do turismo sustentável. Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho é focado no planejamento e na implementação de estratégias específicas de cada destino.

A Facisc e outras entidades integrantes têm um Termo de Cooperação com o Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW) para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O projeto é financiado pelo Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA).

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destinations. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destinations examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Em Santa Catarina, o DEL Turismo já é desenvolvido desde 2010, em diversos municípios.

Denunciar post

Escrito por Gabriel Nascimento

Oie, sou o Gabe, o cérebro por trás desse universo chamado Nation POP. Sou Jornalista, especialista em Marketing e Engenheiro de Software. Minhas redes sociais estão a disposição para conexões 💜😉

Livro aprofunda os papéis-chave para o crescimento na carreira gerencial 2

Livro aprofunda os papéis-chave para o crescimento na carreira gerencial

O Universo e todas as suas respostas na palma da mão: Astrolink lança lA que responde questões existenciais com base na astrologia

Astrolink lança lA que responde questões existenciais com base na astrologia