Que os cantores do Brasil estão longe de ser desconhecidos em terras lusitanas, ninguém duvida: a presença constante entre hits nas plataformas e trilhas sonoras de produções portuguesas estão aí para comprovar. Agora, que 62% dos residentes de Portugal já foram a shows de artistas brasileiros, isso é o que acaba de revelar a nova pesquisa da Preply — que investigou o que (e como) a população do país vem consumindo quando o assunto é a música produzida por aqui.
À plataforma, aliás, 96% dos entrevistados não apenas afirmaram consumir canções brasileiras, como também elegeram os principais nomes que lhe vêm à mente ao pensarem nos talentos surgidos no Brasil: Ivete Sangalo, Anitta e Caetano Veloso.
Para compreender a relação de Portugal com a cultura do nosso país, recentemente, a especialista no ensino de idiomas pediu que os respondentes compartilhassem o que pensam da arte do Brasil, entre suas experiências com shows e festivais e preferências pessoais. Além de revelarem o quanto consomem tais músicas, os ouvidos no estudo ainda puderam contar o quanto artistas nacionais como Giulia Be e Michel Teló os ajudaram a aprender o português falado fora das terras lusitanas.
Made in Brazil: os cantores e ritmos mais ouvidos em Portugal
Embora ondas de xenofobia não sejam incomuns no país, se existe algo que a pesquisa revela é como Portugal nunca esteve tão aberto ao consumo de artistas brasileiros, constatação evidenciada pelos mais de 90% dos respondentes que disseram já ter ouvido ou escutar com frequência cantores do Brasil.
A boa aceitação, nesse sentido, não parece se limitar somente às músicas ouvidas de modo involuntário em bares e restaurantes, por exemplo, ou em playlists aleatórias nas plataformas digitais. Isso porque, de acordo com os dados da Preply, 61,8% dos residentes em Portugal declararam já ter participado de shows ou festivais de personalidades como Anitta e Luan Santana — com 15,4% desses afirmando, aliás, terem ido a mais de um show promovido por brasileiros.
Mas, afinal, se tais cantores e bandas são tão acolhidos em Portugal, a que nomes poderia ser atribuída a popularidade das canções brasileiras? Ao que sugerem as respostas, ao menos três deles: Ivete Sangalo, reconhecida por 9,4% dos entrevistados, Caetano Veloso (5,7%) e, claro, o fenômeno Anitta (6%), dona dos hits globais “Mil Veces” e “Envolver”. Somam-se a eles, ainda, os também citados Roberto Carlos (4,8%) e Luan Santana (4,1%).
Já o pódio dos gêneros musicais de maior sucesso em Portugal, segundo residentes de todas as regiões, seria formado pelo sertanejo (46%), bossa nova (43,8%) e samba (40,8%), que dividem o coração dos entrevistados com os ritmos pop (39,4%) e funk (39,4%).
Aprendendo o português brasileiro com música
Seguindo a máxima de que consumir conteúdos é uma ótima forma de aprender novos idiomas, durante o levantamento, a maioria da população admitiu ouvir músicas produzidas no Brasil não apenas por diversão — mas para se manter em contato com o português falado fora de Portugal.
Quando questionados sobre seus maiores aprendizados linguísticos envolvendo canções brasileiras, 60,6% dos respondentes afirmaram já ter descoberto novas gírias e expressões coloquiais graças a diferentes composições musicais, enquanto 52% associam os maiores achados à pronúncia de certas palavras.
Para outros, por sua vez, o consumo de música foi o que possibilitou o aumento do vocabulário sobre temas específicos (40%), sem contar a exploração de sotaques e regionalismos diversos (34,8%).
Nessas horas, não parece equivocado sugerir que o fato de portugueses e brasileiros falarem a mesma língua se torna um facilitador durante o processo de aprendizagem. Não por acaso, mesmo reconhecendo as peculiaridades do idioma falado no Brasil, 66,4% dos entrevistados afirmaram entender por completo as letras das músicas, percentual mais expressivo em relação àqueles que ainda encontram dificuldades diante de composições mais desafiadoras (31,2%).
Muito além da música brasileira: outras produções de sucesso em Portugal
Mesmo sendo, na opinião dos respondentes, o produto mais consumido pela população, as respostas recentes à Preply apenas reforçam o que antes era uma impressão geral: as canções brasileiras não são as únicas a conquistarem os gostos dos portugueses.
Se comparadas às outras artes importadas do Brasil, cabe dizer, o grande destaque também vai para as produções audiovisuais, visto que tanto as famosas novelas (43%) quanto os filmes (22,2%) e programas de TV (25%) apareceram como os favoritos segundo os entrevistados — que, aparentemente, estão mais do que familiarizados com histórias como “Gabriela” (1977), a primeira a atravessar fronteiras até as telas lusitanas.
No momento em que a literatura brasileira tem sido cada vez mais reconhecida internacionalmente, os livros (18,6%) também receberam menções consideráveis por parte dos entrevistados pela plataforma, seguidos pelos festivais culturais (17,6%) diversos. Vale lembrar que, hoje, obras literárias brasileiras como “Torto Arado” (2019) e “Tudo é Rio” (2014) têm trilhado caminhos de sucesso em Portugal.
Metodologia
Para desvendar como a população de Portugal enxerga e consome músicas brasileiras, entre os dias 18 e 19 de março, 500 internautas de todas as regiões foram questionados sobre seus artistas e ritmos favoritos, bem como os aprendizados linguísticos obtidos por meio de canções produzidas no Brasil. Ao todo, os entrevistados responderam a 10 diferentes questões, que possibilitaram a criação de diferentes rankings — onde é possível conferir o percentual de cada alternativa apontada pelos respondentes.