IA Generativa revoluciona a experiência com cliente com personalização e
Connect with us

Hi, what are you looking for?

Robot Pointing on a Wall - IA Generativa revoluciona a experiência com cliente com personalização e otimização no mercado de cobrança
Robot Pointing on a Wall - IA Generativa revoluciona a experiência com cliente com personalização e otimização no mercado de cobrança

Inteligência Artificial

IA Generativa revoluciona a experiência com cliente com personalização e otimização no mercado de cobrança

O ano de 2023 encerra com resultados positivos de aplicação de IA no mercado de cobrança e já com projeções de crescimento para o próximo ano. De acordo com as previsões do Gartner, em 2024 haverá um aumento de 8% nos investimentos mundiais com essa tecnologia, com gastos chegando a um montante total de US$ 5,1 trilhões em todos os setores. Uma das inovações está no uso da IA generativa em cobranças, por exemplo: como a tecnologia permite criar modelos altamente personalizados para abordagens de cobrança, adaptando-se aos perfis individuais dos devedores.

Com a crescente demanda por soluções mais eficientes e centradas no cliente, essa ramificação da IA tem emergido como uma ferramenta revolucionária para impulsionar a eficácia das operações e obtenção de bons resultados em conversões.

“Hoje as pessoas buscam por soluções que conseguem não somente resolver o problema, mas que também se conectem com elas e entendam suas necessidades, com um diferencial por meio do relacionamento interpessoal. Essa tarefa humanizada está sendo apreendida pelas agentes virtuais e isso tem mudado completamente a aceitação desse tipo de solução, tanto para os clientes quanto para as empresas que a aplicam”, comenta Thiago Oliveira, CEO e fundador da Monest, empresa de recuperação de ativos através da cobrança de débitos por uma agente virtual chamada Mia, conectada por inteligência artificial.

O especialista aponta, ainda, que a projeção do mercado para a aplicação de IA nas finanças para os próximos anos é positiva. De acordo com um estudo do Gartner, até 2026, mais de 80% das empresas terão usado interfaces ou modelos de inteligência artificial generativa (GenAI) e/ou implantado aplicativos habilitados para GenAI em ambientes de produção, contra menos de 5% em 2023.

Entre as principais buscas para a aplicação da IA estão a personalização e otimização dos processos internos das empresas. Para a Monest, isso reflete a busca do mercado por suprir as necessidades dos clientes da nova geração – que estão cada vez mais conectados e em busca de soluções rápidas e eficientes.

“A personalização da experiência do cliente está totalmente ligada ao sucesso das negociações feitas pela MIA, por exemplo. Quanto mais proximidade e rapidez a IA demonstrar, mais sucesso com os clientes a aplicação terá. E isso, quando pensamos no dia a dia fica claro: todos querem ser atendidos de forma rápida e eficiente”, explica Oliveira.

Ainda segundo o Gartner, até 2025, os fornecedores de tecnologia que quantificarem a contribuição positiva de suas ofertas para os objetivos de personalização da experiência de compra dos clientes aumentarão sua taxa de sucesso em 20%.

“O que a IA aprendeu até hoje é como pensar como os humanos pensam e até além. Hoje, ela está aprendendo a se relacionar como os humanos. Essa inovação na forma de pensar em tecnologia trará, sem dúvidas, sucesso para todas as áreas que a aplicarem com assertividade”, avalia o CEO da Monest.


Conheça o Nation Talk, nosso programa exclusivo de entrevistas!


Escrito por

Jornalista, editor-chefe do Nation POP, empreendedor, especialista em Marketing, Registro de Marcas & Creator Economy. Música é seu segundo oxigênio, não vive sem! Vocês podem se conectar através das redes sociais abaixo

Comentários
Publicidade

Facebook

Conteúdo relacionado

Famosos

No dia 15 de maio, uma quinta-feira, a estrela do agronejo Ana Castela retorna ao palco do Villa Country, em São Paulo, para celebrar...

Cultura

O Vale do Anhangabaú será palco de uma verdadeira festa democrática e cultural com a chegada da 20ª edição da Virada Cultural, que acontece...

Notícias

Sextou! E temos uma semana cheia de lançamentos incríveis para embalar seu final de semana. Por isso, preparei uma playlist com 5 novidades que...

Brasil

Em maio de 2025, a Mãe Monstra Lady Gaga simplesmente parou o Rio de Janeiro com um showzão GRATUITO que atraiu 2,1 milhões de pessoas. Desde aquele show histórico, os burburinhos de que Lady Gaga pode voltar ao Brasil não param de pipocar. E não estamos falando de qualquer fofoquinha, tá? Fontes dos bastidores da indústria do entretenimento (aquelas que a gente adora confiar, igual vendedor de cambio) garantem que Lady Gaga está planejando voltar à América Latina em 2026 com a continuação da “The Mayhem Ball Tour”. Estádios no radar e um possível comeback no México E não para por aí! Aparentemente Lady Gaga pode estar inclinada em repetir o que rolou na Austrália: transformar uma turnê de arenas em eventos de estádio, porque né, a demanda grita. No México, o clima é de contagem regressiva. Depois de dois shows lotados na Cidade do México em abril de...

Publicidade
10 livros para ler durante o verão de 2025 | Especial Intrínseca Rihanna usa a bolsa Kalimero Bucket em Nova York Renascer: Lilith revela a Morena que é filha de Jacutinga Aprenda a decorar abas dos navegadores com emojis Segunda parte da terceira temporada de Bridgerton