in

São Sebastião quer atrair mais turistas estrangeiros

São Sebastião quer atrair mais turistas estrangeiros 1
Créditos: Marcos Bonello

Joia do Litoral Norte com mais 100 quilômetros de costa, incluindo praias entre as mais belas do Brasil de um lado e, do outro, a exuberante mata atlântica da Serra do Mar, São Sebastião trabalha para atrair mais turistas estrangeiros. Atividades sustentáveis e com base comunitária, como o avistamento de baleias, que acabou de ganhar o Prêmio Braztoa, são chamariz para a empreitada. Com esse objetivo, São Sebastião se inscreveu no edital aberto pela Embratur, órgão do Ministério do Turismo, para expor nas feiras internacionais de turismo que o Brasil estará presente no primeiro semestre deste ano. Recentemente, saiu o resultado. O destino foi aprovado para participar de todos os quatro eventos.

São Sebastião vai apresentar seus atrativos turísticos em folheteria no idioma local na Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri (Espanha) agora em janeiro; na Travel & Adventure Show de Los Angeles (Estados Unidos) em fevereiro; na Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal) entre o final de fevereiro e início de março, e da Feira Internacional de Turismo (ITB) de Berlim em março.

“Foi um processo complexo, mas conseguimos a classificação para participar das feiras internacionais sem precisarmos despender verbas com estande, já que estaremos no estande da Embratur, assim como vamos dividir toda estrutura envolvida neste tipo de evento”, conta Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.

O processo é complexo porque o edital da Embratur é constituído de critérios técnicos, que pontua as iniciativas públicas e privadas a partir de seu conjunto de estratégias, ações e ferramentas para engajamento com atores internacionais. Entre eles, estão a existência de materiais promocionais principalmente em idiomas como inglês e espanhol, iniciativas digitais e certificações internacionais que reforçam a competitividade do destino.

“Nós, em São Sebastião, pontuamos muito bem porque, com o projeto Turismo na Palma, temos folheteria digital em sete idiomas; investimos na capacitação para termos profissionais que falem o idioma de cada um dos países das feiras, além de termos os atrativos desejados pelo turista do exterior”, enumera a secretária.

A sustentabilidade e a gestão do turismo de São Sebastião, assim como premiações e certificações também contaram valiosos pontos para o destino ser aprovado para participar das quatro feiras internacionais.

“Somos um destino que ganhou o Prêmio de Sustentabilidade da Braztoa em 2022 e em 2023. Temos o selo mundial Safe Travel e investimos na inclusão das comunidades e dos povos originários na cadeia do turismo. E estamos fazendo a revisão do Plano Diretor de Turismo com base em todas as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) estabelecidos pela ONU”, acrescenta Adriana.

Potencial de crescimento

São Sebastião já está experimentando um aumento dos visitantes estrangeiros. De 2017 para 2023, a presença deste turista tem crescido em torno de 40%. Mas ainda é considerada pequena, em torno de 2% do total geral de turistas, diante do potencial. Além das belezas naturais e da infraestrutura para receber os gringos, conta a favor de São Sebastião a proximidade com São Paulo, principal porta de entrada dos estrangeiros no Brasil.

Há, inclusive, linhas de ônibus que partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos direto para o Litoral Norte, com desembarque em São Sebastião. “A logística para visitar São Sebastião é boa. Se o turista estrangeiro preferir, do aeroporto mesmo pode pegar um transfer para o Litoral Norte e, em poucas horas, estará tomando um banho de mar na maior tranquilidade nas nossas praias”, acrescenta Adriana.

De acordo com a Embratur, em 2023 o Brasil superou a marca de 2022 em número de turistas internacionais. Até setembro de 2023, o número de visitantes estava em 4,8 milhões, aproximadamente, contra 3,6 milhões no ano anterior. A expectativa é que o número de turistas chegue a 6 milhões até o fim de dezembro, com recuperação dos patamares anteriores à pandemia de Covid-19 em 2024.

Denunciar post

O que você achou do conteúdo?

Escrito por Gabriel Nascimento

Oie, sou o Gabe, o cérebro por trás desse universo chamado Nation POP. Sou Jornalista, especialista em Marketing e Engenheiro de Software. Minhas redes sociais estão a disposição para conexões 💜😉

Filipe Toledo anuncia parceria com a Beyond The Club

Gaules dá largada para corrida maluca 100% geek e inédita no mundo  3

Gaules dá largada para corrida maluca 100% geek e inédita no mundo