A primeira fase do Paulistão A2 terminou em 16 de março e o que chamou a atenção foi a diferença entre a média público entre os times.
Para alguns clubes é natural colocar mais de 2 mil pagantes em cada partida. Já para outros, colocar os primeiros 1 mil é um sonho distante.
Diversos fatores contribuem para o sucesso ou fracasso de público. Para o São José, uma ótima gestão SAF foi a chave principal para o sucesso.
Já o Oeste, na outra ponta, a falta de uma casa é o maior ofensor deste resultado. Entretanto, há muitos mais fatores além destes que podemos levar em consideração.
Pensando nisso, separamos alguns fatores que podem ser responsáveis por este resultado.
Média de público no Paulistão A2
A equipe do site Escanteio SP fez o levantamento da média de público do Paulistão A2 2024. O São José EC é o líder disparado. A Águia do Vale levou uma média de 4.468 torcedores em cada partida.
Em segundo lugar, está o XV de Piracicaba com 2.665 pagantes. A terceira colocação está com o São Bento de Sorocaba com 2.186.
Do outro lado da lista, os três piores são: Comercial, Rio Claro e Oeste com 794, 371 e 171 torcedores respectivamente. Pensando nesta grande desigualdade, listamos alguns dos motivos mais comuns.
Sócio torcedor
A possibilidade de se tornar sócio do seu time do coração é um dos pontos de sucesso para encher o estádio. Ao ser sócio torcedor, o beneficiário é contemplado com entrada gratuita nas partidas.
Isso significa uma economia a longo prazo, pois para ser sócio torcedor do São José, por exemplo, o valor é próximo à R$30,00 por mês. Já o sócio torcedor do Noroeste, o valor é menor ainda, pois paga R$19,10.
Na prática, o preço de uma partida garante o acesso aos demais jogos do mês.
Clubes sem calendário nacional
Ter um calendário preenchido ao decorrer do ano também é um fator crucial para o público, afinal os torcedores querem acompanhar seu clube durante o ano inteiro. Equipes que jogam apenas o Campeonato Paulista, não têm um calendário tão atrativo assim.
Uma saída inteligente é jogar a Copa Paulista e ter um reencontro com sua torcida. Recentemente, escrevemos um artigo chamado Vale a pena disputar a Copa Paulista? Listamos 4 bons motivos para levantar a importância desta competição.
Horário das partidas
Sabemos que nem todos os clubes podem ter uma boa estrutura em seus estádio. Ter um conjunto de refletores, por exemplo, fazem com que as equipes possam mandar seus jogos no horário noturno.
Já equipes que não dispõem desta ferramenta, são limitados à mandar jogos durante o período da tarde. Com isso, a maior parte de seus torcedores não podem comparecer aos jogos. Afinal, ocorrem numa quarta-feira às 15h.
Como efeito colateral, os jogos ficam com uma cara de jogo-treino, sem emoção.
Isso sem falar que falta assiduidade na presença dos torcedores também é um fator importante. Visto que “quem não é visto, não é lembrado”.
Falta de marketing
A falta de uma equipe de marketing é um tiro no pé. Existe uma máxima que diz: Se sua empresa não está na internet, ela não existe.
E essa afirmação é bem verdadeira. Ainda mais quando estamos falando de atração de novos públicos.
Alguns equipes fazem um trabalho incrível não redes sociais e têm o engajamento da cidade em cada post. Por outro lado, há equipes que dão a impressão que perderam a senha de acesso ao Instagram.
Dando uma olhada rápida nas equipes, do Paulistão A2 é possível identificar este tipo de caso. Existem equipes que produzem conteúdo sobre cada passo. Já outros, não há nem fotos disponíveis de uma partida vencida.
Um efeito colateral deste tipo de situação é a falta de notabilidade do Clube. Novos reforços chegaram, alguns jogadores saem e ninguém fica sabendo.
Conclusão
Como conclusão, diversos fatores estão em fogo, entretanto, seu maior volume se concentra em ações onde os próprios clubes têm autonomia para gerir.